sábado, 5 de maio de 2012

DF é referência em transplante de órgãos no país

Levantamento mostra que o DF é referência em transplante de órgãos no país A capital federal ganha destaque no cenário brasileiro ao aparecer em terceiro lugar na quantidade de doadores por milhão de habitantes. Em operações de coração, ocupa a primeira posição em levantamento realizado no primeiro trimestre do ano
O Distrito Federal voltou a figurar como referência em transplantes de órgãos no Brasil. Nos primeiros três meses de 2012, foram realizadas sete cirurgias de doação de coração. Proporcionalmente à população, a capital federal ocupa o primeiro lugar no ranking com o maior número desse tipo de procedimento, deixando o estado de São Paulo para trás. As cirurgias de córnea também se destacam e figuram na segunda posição do levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (leia arte). Especialistas avaliam que o sistema de saúde local tem capacidade para ampliar o serviço, mas é preciso fortalecer a rede de doação.

O DF também se destaca nos casos de transplantes de rim e de fígado e ocupa a quarta e a quinta posições, respectivamente, no ranking brasileiro. Apesar da quantidade de operações, até março deste ano, 888 pessoas estavam à espera de uma doação. A maioria — 477 — aguardava um novo rim. “O DF está bem servido em relação à estrutura e às equipes. Estamos caminhando progressivamente para aumentar o número de doações e reduzir a lista e o tempo de espera. Conseguimos montar uma rede para, além de contar com doadores daqui, captar órgãos de fora”, revelou a coordenadora da Central de Transplantes do DF, Daniela Salomão.


Thaís Paranhos
Publicação: 05/05/2012 07:30 Atualização: 05/05/2012 07:49

0 comentários:

Postar um comentário