domingo, 5 de fevereiro de 2012

Forças Armadas ampliam para 3,5 mil contingente de militares na Bahia

Forças Armadas ampliam para 3,5 mil contingente de militares na Bahia


Brasília - Até o final do dia, o contingente de militares das Forças Armadas atuando na Bahia, para garantir a segurança em meio à greve de policiais militares, deverá chegar próximo a 3,5 mil homens, segundo informou o ministro interino da Defesa e comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, após participar da cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes..
“As ações do Exército [na Bahia] vão muito bem e, até agora estão muito positivas, com a presença das tropas circulando pela cidade. Cada vez mais tropas chegam e, até o final do dia, estaremos beirando os 3,5 mil militares em processo por via aérea e terrestre. Isso mostra a determinação do governo federal em apoiar o governo da Bahia nas suas necessidades”, disse o general à Agência Brasil. “Nossa ação é a de patrulhamento em conjunto com os policiais militares que não estão de acordo com o movimento, e nossa parte é apoiar o governo do estado, que é que conduz as negociações com aqueles que estão envolvidos no movimento [grevista]”, completou.
O tenente-coronel Cunha, responsável pelas operações na Bahia, informou que há uma onda de boataria correndo pelo estado. “Um dos problemas maiores [que estamos vivenciando] é a grande onda de boatos, que já estão sendo combatidos com a presença das nossas tropas, além das policias Militar e Civil, para devolver a sensação de segurança e tranquilidade à população”, disse ele à Agência Brasil.
Por determinação do governo federal, 40 homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite”, da Polícia Federal (PF) chegaram hoje a Salvador. Eles terão a missão de executar os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da Polícia Militar. Os policiais federais também serão responsáveis pela remoção dos detidos para presídios federais.
05/02/2012 - 16h26
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Dom Lorenzo Baldisseri se despede do Brasil em missa na Catedral

        . A Catedral de Brasília foi palco nesta manhã da missa de despedida do então Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, 71 anos. O religioso deixará o Brasil para assumir o posto de novo secretário da Congregação para os Bispos da Santa Sé, no Vaticano. A nomeação de Dom Lorenzo foi divulgada no último dia 11 e o Vaticano ainda não sinalizou quem deve assumir o cargo deixado Dom Lorenzo.
A celebração começou às 10h da manhã e terminou duas horas e meia depois. Entre os presentes estavam fiéis, bispos e cardeais de vários locais do Brasil, entre eles, Dom Damasceno, bispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do

(Foto Roberto barroso)

Brasil (CNBB). Embaixadores de vários países como Grécia, Angola, Albânia, Guiné-Bissau e Timor Leste também prestigiaram a despedida, assim como o governador Agnelo Queiroz e a primeira-dama Ilza Queiroz..

  Dom Lourenzo nasceu na Itália e trabalhava como embaixador do Vaticano no Brasil há nove anos. Entre as conquistas diplomáticas do sacerdote está "O Acordo Brasil-Santa Sé", que estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. Entre os itens acordados está o reconhecimento institucional da Igreja, a autorização facultativa do ensino religioso nas escolas, aceitação do casamento católico e garantia de liberdade de expressão religiosa.

Flávia Maia Fonte C/B