sexta-feira, 4 de maio de 2012

Agnelo Queiroz leva escola de tempo integral à Estrutural

O governador Agnelo Queiroz diz que o GDF quer ampliar o número de vagas para as crianças no ensino público infantil
Foto: Mary Leal

Unidade beneficiará 320 crianças com alimentação e ensino em dois turnos

Tamanho da Fonte    
O governador Agnelo Queiroz diz que o GDF quer ampliar o número de vagas para as crianças no ensino público infantil
O governador Agnelo Queiroz entregou, hoje, o Centro de Educação Infantil nº 01 da Estrutural. A unidade é a primeira a ser entregue na atual gestão, e vem para ajudar a solucionar a demanda reprimida que existe no DF. São quase 10 mil crianças, na faixa de 0 a 5 anos.

As aulas tiveram início na semana passada, 26 de abril, mas a cerimônia de entrega oficial, só ocorreu hoje. Além do governador, o secretário de Educação, Denílson Bento da Costa, e a administradora do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, Maria do Socorro Torquato, também estiveram presentes. “Esse é o primeiro centro educacional infantil com o funcionamento em tempo integral, em que a criança se alimenta e também terá atividades complementares. Isto é uma mudança na educação do DF. A partir de agora, vamos ampliar o número de vagas para creches e pré-escola”, contou o governador.

Foram investidos R$ 2,28 milhões na obra. A escola conta com nove salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha, dispensa, área de serviço, oito banheiros, com adaptação para portadores de necessidades especiais, sala de vídeo, sala para direção e apoio, parque infantil, estacionamento interno e espaço para horta.

Para as crianças do primeiro turno, serão servidos café da manhã, lanche e almoço. No turno vespertino, elas receberão almoço, lanche e ceia.

Agnelo Queiroz também ressaltou um plano, ao lado do governo federal, para que 50 escolas públicas sejam construídas no DF, até o final deste governo.  “Queremos ampliar o número de vagas para as nossas crianças no ensino infantil. Nosso objetivo é acelerar as obras, todos os terrenos já foram apresentados e aprovados.  Vamos construindo e vamos entregando. Aqui, vamos utilizar a estrutura do Centro Olímpico. Em Brazlândia, a escola será maior e terá sua própria estrutura”, disse.
Planaltina e São Sebastião também receberão os centros de educação infantil. A previsão de entrega das próximas três unidades é para o fim do mês.

Segundo o secretário de Educação, Denílson Bento, há uma demanda reprimida em toda a cidade, mas que a Estrutural tem, em torno, 2 mil crianças sem acesso a creches públicas e que está dentro das áreas de vulnerabilidade, do programa de erradicação da pobreza no DF.


Inauguração vai levar educação e sociabilização

A administradora da cidade, Maria Socorro Torquato, disse que a inauguração representa a sociabilização das crianças. “Para os pais que não têm com quem deixar seus filhos, isso é maravilhoso. Estamos não só cuidando das crianças, mas oferecendo lanche, carinho e ensino de qualidade. Essas 320 vagas não são suficientes, mas já preencheram uma lacuna que estava necessitada. Construindo as duas outras creches e o Centro de Ensino Fundamental, iremos resolver bastante este problema, pois sabemos onde está a demanda”.
 AMANDDA SOUZA
asouza@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo


A educação tem recebido um investimento altíssimo do governo. Até então, ela não tinha prioridade nos governos anteriores”.

Denilson Bento, secretário de Educação

Govenador sanciona lei que proíbe trotes violentos em faculdades e instituições de ensino superior

                                                                                        Trote da Cidadania
Brasília, 4 de maio de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz,  sancionou nesta sexta-feira (4) lei que proíbe a violência física ou psicológica nos trotes estudantis. De acordo com o texto, serão considerados trotes violentos aqueles que atinjam a integridade física ou psicológica dos alunos, familiares, parentes, amigos de alunos ou de pessoas que trafeguem em locais próximos à realização dos trotes.
 A lei sancionada pelo governador se soma a outras iniciativas da atual gestão relacionadas à proteção dos direitos humanos. Caberá ao Executivo e aos estabelecimentos de ensino estimularem o Trote da Cidadania, que consiste em ações que beneficiem a sociedade. São exemplos doação de sangue, plantio de árvores, arrecadação de alimentos não perecíveis, além de atividades de lazer, esportivas e culturais.
Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, a lei é apropriada e está de acordo com as políticas públicas do governo. “Essa legislação colabora na conscientização dos jovens universitários no sentido de conter esse tipo de trote violento e transformar essa comemoração em algo positivo”, comentou o secretário. Desta forma, o DF sai na frente de outras unidades da Federação, dando exemplo no combate a violações dos direitos humanos.
Segundo o deputado Washington Mesquita, autor da lei nº 4.816, o objetivo do projeto é conscientizar a população a respeito desse tipo de violência. “A intenção da lei é ampliar o debate. Além disso, é uma forma chamar atenção do cidadão para essa violência que acontece. O intuito do projeto não é penalizar e sim conscientizar’, explicou o parlamentar.
De acordo com a lei, os estabelecimentos de ensino já devem afixar cartazes e faixas em locais de fácil visualização. Os dizeres devem informar a respeito da proibição do uso de violência física ou psicológica na realização de trotes estudantis. A legislação também estabelece que as instituições de ensino previnam e impeçam o uso de violência física ou psicológica nos trotes, além de aplicar punição, por meio de regulamentação interna, aos que infringirem a norma. As sanções a quem cometer essa infração ainda serão discutidas pelas secretarias de Educação e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, entre outros órgãos públicos.
Bullying –  O governador Agnelo Queiroz sancionou ainda nesta sexta-feira lei que institui o dia 7 de abril como Dia contra o Bullying no DF. A política de combate à intolerância e desrespeito nas escolas integra as ações do GDF.  O governo realizou hoje (4) apresentações teatrais que abordam o tema bullying em escolas públicas e particulares.
O problema enfrentado pelas escolas de todo o país colocam crianças e adolescentes em situações de discriminações, com xingamentos e, em casos extremos, com violência física. Até o final do ano serão feitas apresentações nas escolas. As peças são encenadas pelos próprios servidores. O objetivo é levar a estudantes e integrantes da comunidade escolar a reflexão de respeito aos direitos individuais. O bulling pode resultar em transtorno emocional e também violência física.

Torre de TV Digital estará aberta no fim de semana


Brasília, 4 de maio de 2012 - A Torre de TV Digital abrirá suas portas para visitação pública neste fim de semana. Para organizar o acesso do público, serão distribuídas, a partir das 9h, 800 senhas normais e 200 preferenciais (idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e crianças de colo com até 2 anos de idade) - capacidade máxima suportada pelos três elevadores da torre que podem levar até 10 pessoas por vez. Cada visitante preferencial tem direito a um acompanhante.

Os grupos sobem a cada 10 minutos e serão acompanhados por guias de turismo. Cada visita, incluindo mirante e cúpula, dura em média 20 minutos. O último grupo de visitantes subirá às 17h, quando o novo monumento fecha suas portas por questões de segurança.


As senhas devem ser retiradas na bilheteria do local e garantem visita até o mirante, localizado a 110m de altura, e à cúpula mais baixa, a 60 metros de altura, onde está exposta uma maquete da cidade. Além de apreciar a bela vista, o visitante também conhecerá curiosidades do novo monumento e da única cidade moderna inserida como Patrimônio Cultural da Humanidade.


De posse da senha, o visitante poderá usufruir de outros espaços da Torre Digital como a sala com a exposição “Memória Candanga”, que traz fotos da construção da cidade; a Sala de Projeção, com filmes sobre Brasília; e o mais novo Centro de Atendimento ao Turista, que conta com agentes treinados para dar informações sobre os atrativos da capital do país e opções de roteiros turísticos.


O local possui ainda uma loja da Emater com produtos da agricultura familiar. Lá, o visitante poderá consumir desde biscoitos e bolos caseiros até sorvete de frutos do cerrado, sucos e água. O local também comercializa plantas decorativas e artesanato típico da região.




A Torre


Inaugurada no aniversário de 52 anos da cidade, o mais novo cartão postal de Brasília foi projetado por Oscar Niemeyer. A Torre Digital foi construída no ponto mais alto da região e chegará a 182m de altura após a instalação da antena digital. O mirante fica a 110 metros do solo e possui janelões com 2m de diâmetro, que possibilita uma melhor interação do visitante com a paisagem.


Além disso, existem duas cúpulas feitas em estrutura de ferro e cobertas apenas por vidro. A cúpula mais alta, a 80m de altura, em breve deverá ser ocupada por um café. A outra, com 60m de altura, é uma sala de exposição.


Em breve, as empresas de comunicação começarão a se instalar no local. Cada emissora terá direito a um boxe com 90m² distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro. O espaço já está pronto e aguarda a instalação das antenas. O local ainda conta um estacionamento com 746 vagas.  Ao todo o complexo da Torre Digital ocupa uma área total de 8,5 mil m².

GDF inaugura primeiro Centro de Educação Infantil



Fotos: Roberto Barbosa
Localizado no Setor Central da cidade Estrutural, Centro de Educação está atendendo 320 crianças com quatro e cinco anos de idade

Brasília, 4 de maio de 2012 – O modelo de educação integral e intersetorial proposto pelo Governo do Distrito Federal começou a ser aplicado com a entrega do Centro de Educação Infantil nº 01 da Estrutural. Inaugurado oficialmente pelo governador Agnelo Queiroz na manhã de hoje (4), o Centro iniciou as atividades na última quinta-feira (26/4).
Acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, o governador visitou as instalações da unidade, que funciona em dois turnos de sete horas e atende 320 crianças entre quatro e cinco anos de idade. As inscrições foram feitas por meio do telefone 156.
“Este é o primeiro Centro de Educação Infantil já com funcionamento em tempo integral. Isso representa uma mudança na educação no Distrito Federal. Estamos com planos de construir, em parceria com o governo federal, mais 50 creches públicas, com uma média de 220 vagas em cada. Essa ação vai ampliar bastante o número de vagas, pois há uma demanda reprimida de anos sem investimentos no ensino infantil”, ressaltou Agnelo Queiroz.
A estrutura dispõe de nove salas de aula com espaços entre 44 m² e 48 m², brinquedoteca, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, salas de vídeo e para direção e apoio, parque infantil com banco de areia, espaço para cultivo de horta, secretaria, arquivo, coordenação, depósito, pátio descoberto, estacionamento interno e oito banheiros, sendo um adaptado para pessoas com necessidades especiais.
As obras do centro contaram com investimento de R$ 2,28 milhões em recursos do GDF. Na parte externa da escola, a Administração Regional da Estrutural realizou a urbanização básica, com calçamento, meios-fios e pavimentação asfáltica para o estacionamento.
Segundo o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, a entrega do Centro representa uma conquista para a comunidade da Estrutural, que precisa do auxílio das creches e escolas de ensino infantil. “Somente nesta área existem mais de 2 mil crianças. Esta unidade atende 320 alunos, com todos os princípios básicos, de integração social, saúde, cultura e esporte. Vamos reduzir a demanda, oferecendo educação de qualidade”, afirmou.
A meta do GDF é que as creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental tenham ensino em tempo integral, com carga horária de dez horas. A previsão é de que o Centro da Estrutural amplie seu funcionamento para oito horas por turno, com a implementação de atividades no Centro Olímpico da cidade, que fica próximo à unidade.
Alimentação de qualidade – O Centro de Educação Infantil recebe alimentos do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF), criado no início deste ano para viabilizar a compra direta de alimentos e produtos artesanais da agricultura familiar.
As crianças do turno matutino, que entram às 7h30 e saem às 14h30, têm direito a café da manhã, lanche e almoço. Já o turno da tarde, que vai de 11h às 17h, oferece almoço, lanche e ceia. Entre as opções de alimentos estão bebida láctea, manteiga, leite, queijo, frutas, legumes, verduras, arroz carreteiro e galinhada, entre outros.
Satisfação – O ambiente alegre, arejado e totalmente equipado foi aprovado por professores, pais e alunos. Para a administradora da região, Maria do Socorro Torquato, o Centro é um grande benefício para a comunidade. “Essa é uma conquista, especialmente para os pais das crianças. Estamos construindo uma educação completa, com socialização, alimentação e muito carinho”, enfatizou.
Professora da rede pública de ensino há dez anos, Joana Darc está feliz com o novo ambiente de trabalho. “Posso dizer, com base em minha experiência, que nunca trabalhei em uma escola tão bem estruturada. Ficou nota 10”, elogiou. A diretora Leila Ferreira reafirmou a eficiência da estrutura: “Está funcionando além das expectativas”.
A dona de casa Suely Dias, de 40 anos, matriculou o filho Yuri, de 4 anos, na unidade e está satisfeita com a escolha. Segundo Suely, o ingresso do filho no Centro vai facilitar sua volta ao mercado de trabalho. “A gente precisa trabalhar e não tem com quem deixar os filhos porque não temos condições de pagar. Agora ele vai poder estudar em uma escola bonita e colorida”, disse a mãe, observando as paredes do local.
Site: http://ceilandiaemalerta.com.br/site 


Blog:  http://ceilandiaemalerta.blogspot.com.br/


Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001586848829


Lula, cinco vezes Doutor Honoris Causa no Rio



Lula, cinco vezes Doutor Honoris Causa no RioFoto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

AO LADO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, EX RECEBE HOMENAGENS DE CINCO UNIVERSIDADES PÚBLICAS; ANTES DA CERIMÔNIA, AMBOS SE REUNIRAM RESERVADAMENTE, EM CONVERSA POLÍTICA

04 de Maio de 2012 às 13:40
Stephania Mello _247 - Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (4) cinco títulos de doutor Honoris Causa, agora de universidades do Rio de Janeiro. As universidades fizeram cerimônia conjunta para otimizar a presença do agraciado.
O título foi entregue a Lula pelas universidades Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). O evento aconteceu às 11 horas, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro da capital fluminense.
Antes do início do evento, Dilma e Lula tiveram uma conversa reservada, na segunda visita ao Rio em menos de 15 dias. A presidente acompanhou seu antecessor para receber a vestimenta formal da cerimônia - uma toga vermelha com chapéu de doutor.
No começo da cerimônia, o reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou a atuação do ex-presidente na área da educação. "Diferentemente de governantes letrados, foi aquele que mais fez pela educação nesse país", afirmou Jutuca. Enfatizou ainda o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado no governo Lula, considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento na última quinta-feira (3), em Brasília.

GDF investe mais de R$ 6 milhões em melhorias no Hospital do Gama


  • Foto
    Fotos: Roberto Barroso
     O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, entregou nesta sexta-feira as obras de ampliação das áreas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dos núcleos de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Regional do Gama (HRG). O GDF investiu quase R$ 6 milhões na ampliação da UTI, que passou a ocupar cerca de 800 m², e R$ 178 mil nos núcleos de Hematologia e Hemoterapia.
    “São leitos com padrão de excelência, com tecnologia e profissionais capacitados. Desde o início da nossa gestão, estamos empenhados em melhorar a estrutura da rede de saúde”, declarou o governador Agnelo Queiroz.
    Além dos leitos da UTI, o hospital contará com suporte para hemodiálise, sala de acolhimento para atendimento humanizado às famílias, dois banheiros com estrutura para pessoas com deficiência (necessidades especiais), dois postos de enfermagem, dois vestiários, sala de repouso para os profissionais de saúde, rouparia, expurgo, sala para guarda de monitores, respiradores e bombas de infusão. A nova UTI conta com 17 médicos intensivistas, 18 enfermeiros, seis fisioterapeutas e 44 auxiliares de enfermagem.
     
    A estrutura física da unidade foi criada para comportar também a UTI Neonatal. Esse serviço será implantado após a conclusão da compra de equipamentos e contratação de servidores.
     
    De acordo com coordenador-geral de Saúde do Gama, Robson Umbelino Brito, o HRG atende aproximadamente 260 mil moradores do Gama e outros 850 mil pacientes de cidades do Entorno do Distrito Federal.
     
    Hematologia e Hemoterapia - Os dois núcleos passaram por ampla recuperação, que durou 90 dias. A área física recebeu pintura, sistema de ventilação, hidráulico e elétrico, além de piso novo. O espaço foi redimensionado e conta, agora, com dois consultórios, uma sala de procedimentos, um laboratório de imunohematologia, uma sala de atendimento para transfusão e ferroterapia venosa, recepção e banheiro para portadores de necessidades especiais.
     
    Atendimentos – A equipe do setor é formada por dois hematologistas, um biólogo, cinco técnicos em hematologia, sete auxiliares, dois técnicos administrativos e dois agentes de serviços gerais. Em 2011, foram realizadas 1.808 consultas, 3.741 exames e 10.037 transfusões sanguíneas.
     
    HRG - O Hospital Regional do Gama foi inaugurado pelo presidente Marechal Castelo Branco em 12 de março de 1967. A unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender mensalmente 1, 6 mil pessoas. Atualmente, tem disponível 2,5 mil servidores e realiza cerca de 800 atendimentos por dia no pronto- socorro. O hospital é uma referência em saúde para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que residem no Gama, em Santa Maria, no Recanto das Emas, em 32 cidades de Goiás, seis de Minas Gerais e quatro da Bahia.
     
    Participaram da cerimônia o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, e o administrador regional do Gama, Márcio Palhares de Oliveira.

    Suzano Almeida, da Agência Brasília


Cantor Tinoco morre aos 91 anos



Cantor Tinoco morre aos 91 anosFoto: DIVULGAÇÃO

UM DOS GRANDES NOMES DA MÚSICA CAIPIRA NÃO RESISTIU A DUAS PARADAS CARDÍACAS NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA, EM SÃO PAULO, E ENCERROU UMA CARREIRA DE 82 ANOS

04 de Maio de 2012 às 11:36
Lucas Reginato _247 - Aos 91 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira o cantor Tinoco, conhecido no Brasil como dupla artística de seu irmão Tonico. O músico sofreu de insuficiência respiratória e foi internado no Hospital Ignácio de Proença de Gouvea, na zona leste de São Paulo, onde não resistiu após duas paradas cardíacas.
Tinoco era o artista sertanejo a mais tempo em atividade. Ele iniciou carreira solo assim que seu irmão faleceu, em 1994, quando já tinham mais de 60 anos de estrada. Juntos, formaram uma das mais célebres duplas musicais do Brasil, influenciando gerações não só da música caipira mas até mesmo de músicos dos centros urbanos. Roberto Carlos, por exemplo, já declarou em mais de uma oportunidade o seu apreço pela obra dos dois.
Tonico e Tinoco colecionaram grandes sucessos durante o período em que estiveram em atividades. Joias da música popular como “Chico Mineiro”, “Beijinho Doce”, “Tristeza do Jeca”, “Moreninha Linda” e outras foram gravadas repetidamente pelos artistas posteriores – e por meio delas a carreira de 82 anos de Tinoco continuará soando na música caipira.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

   
 
 Share

Deixe seu comentário