segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ceilândia tem como virar opção definitiva


Se o governador Agnelo Queiroz quiser tornar permanente sua opção por Ceilândia como sede do desfile das escolas de samba brasilienses, basta uma canetada. É que já está pronto, guardado na Novacap, projeto de Oscar Niemeyer (foto) para a construção de um sambódromo no Distrito Federal. Ficaria próximo ao campus Ceilândia da UnB, um ponto de fácil acesso não só para os moradores da cidade, mas também para os de Taguatinga e Samambaia. Dá 1,5 milhão de pessoas. 
Projeto prevê um festódromo - Na verdade, a proposta é mais do que um sambódromo. Niemeyer quis fazer um festódromo, adaptável a eventos como São João, a peças folclóricas como o Boi Bumbá ou a ritmos como o Carimbó. O projeto arquitetônico completo do Sambódromo foi feito em 2008 a partir de um desenho de Niemeyer.

Fonte: Jornal de Brasília

Lula e Dilma envernizam o palanque de Haddad



Repete-se sob Dilma Rousseff um fenômeno que marcou a gestão Lula. Quando estão em jogo os interesses eleitorais, o governo tira da bandeira o ‘Ordem e Progresso’. Substitui o lema positivista por outro, mais pragmático: ‘Guerra é Guerra’.
Nesta segunda (23), Dilma converteu o Planato em palanque. Presidiu uma cerimônia de despedida de Fernando Haddad, que deixa a pasta da Educação para mergulhar na campanha municipal de São Paulo. O pretexto foi a milionésima bolsa do ProUni. Dilma aproveitou para tentar vestir um dos calcanhares do neocandidato.
Discursou: “Acho muito importante fazer a defesa do Enem como forma mais democrática de acesso dos jovens ao ensino universitário. É um exemplo da determinação do ministro Fernando Haddad de assegurar uma transformação e uma deselitização do ensino universitário no nosso país.”
Dilma reprometeu para 2013 algo que Haddad prometia há três anos e não cumpriu: a realização de dois exames anuais do Enem: “Nós melhoramos, vamos melhorar ainda mais e vamos ter depois, no ano que vem, duas edições, isso em concordância com o ministro, até por sugestão do ministro.”
Nesta terça (24), Lula deve imprimir suas digitais na operação ‘levanta Haddad’. O ex-soberano programou uma viagem a Brasília. Vai participar da cerimônia de transmissão de cargo de Haddad para Aloizio Mercadante, o novo titular da Educação.
Patrono de Haddad, Lula não dava as caras no Planalto desde que passou a faixa para Dilma. Abre agora uma exceção em meio às sessões diárias de radioterapia. Guerra é guerra.

Josias de Souza




Governador inaugura praça em Brazlândia


  • Entrega de revitalização da Praça São Sebastião encerrou a tradicional festa religiosa da cidade. Modernizar e ampliar o local foram compromissos assumidos por Agnelo Queiroz em 2010
    Da Redação

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama Ilza Queiroz e pelo administrador regional de Brazlândia, Bolivar Rocha, entregou neste domingo (22) as obras de revitalização e ampliação da Praça São Sebastião, em frente à paróquia de mesmo nome, no Setor Tradicional de Brazlândia. A solenidade ocorreu logo após a missa de encerramento dos festejos de São Sebastião, que começaram no último dia 13.

    O administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, lembra que a revitalização e a ampliação da praça foram compromissos assumidos ainda durante a campanha eleitoral. “O governador prometeu à comunidade construir essa praça e entregá-la no encerramento da festa de São Sebastião, que é uma comemoração muito tradicional. Em um ano de governo, ele conseguiu cumprir esse compromisso”, comemorou Rocha.

    A reforma melhorou a iluminação e a arborização da praça e garantiu espaço para os eventos da comunidade, com mais comodidade e segurança. O estacionamento foi remanejado para a frente e as laterais da paróquia, deixando a praça livre para que as pessoas possam transitar com mais tranquilidade. A ideia é que o lugar se torne um ponto de encontro. A paróquia São Sebastião foi inaugurada no dia 21 de abril de 1971.
     

    Foto Foto: Roberto Barroso