sábado, 14 de janeiro de 2012

Lula sugere que PT discuta proposta de aliança feita por Kassab

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu para o diretório municipal do PT paulista a responsabilidade sobre a discussão de um possível acordo com o PSD do prefeito Gilberto Kassab. Nesta sexta-feira, 13, em reunião com vereadores e o presidente do diretório municipal, vereador Antonio Donato, Lula confirmou a proposta feita na última semana por Kassab e sugeriu que o PT discuta o assunto "com tranquilidade". "O Lula disse que é um assunto que temos de discutir com tranquilidade e deixou o PT confortável para tomar uma decisão", contou Donato.

Em meio à indefinição nas negociações com os tucanos, Kassab propôs ao ex-presidente na semana passada, durante visita no Hospital Sírio-Libanês, a indicação de um candidato a vice na chapa do pré-candidato petista Fernando Haddad em uma eventual dobradinha entre PT e PSD. Segundo Donato, Lula falou superficialmente sobre o tema, mas não escondeu a surpresa com a oferta de Kassab. O ex-presidente garantiu aos vereadores que, ao ouvir o prefeito, não se posicionou sobre a proposta.

Antes de receber nesta tarde os vereadores no Instituto Lula, na zona sul da capital paulista, o ex-presidente se submeteu à oitava sessão de radioterapia contra o câncer de laringe. Donato afirmou que Lula está "muito animado" com Haddad, mas que ainda não definiu como será sua participação na campanha de Haddad porque prefere aguardar o fim do tratamento. A expectativa é que ele mergulhe na pré-campanha após o Carnaval, quando será homenageado pela escola Gaviões da Fiel. "Queremos fazer a grande volta dele em março numa plenária com a militância", revelou.

A atual preocupação diretório municipal é com a saída de Haddad do Ministério da Educação. A expectativa era de que ele deixasse a Esplanada dos Ministérios na próxima segunda-feira, 16, mas com a dificuldade da presidente Dilma Rousseff em definir mudanças amplas, Haddad terá de ficar até fevereiro, quando deverá ocorrer a reforma ministerial. "Vamos ter agenda forte em fevereiro. Se passar do começo do mês, aí complica", disse Donato. O dirigente, que também preside o Conselho Político da pré-campanha, lembrou que Haddad precisa concluir seu trabalho antes de passar a pasta para seu substituto, mas que sua cabeça, na realidade, já está na cidade de São Paulo. "Ele está ansioso", contou.

Da redação em 14/01/2012 04:20:44
Daiene Cardoso, da Agência Estado

Reforma trará Casa Civil de volta

Sabado, 14 de janeiro de 2012 | 13:17

Reforma trará Casa Civil de volta
Foto:Correio Braziliense
Em consultas  com o presidente regional do PT, Roberto Policarpo(foto), o governador Agnelo Queiroz revelou que a reforma do secretariado não se resumirá a nomes, mas se estenderá à forma de gestão. Agnelo estuda um retorno ao modelo original imaginado antes do início de sua posse, em que haveria uma Casa Civil voltada para a gestão pública e uma Secretaria de Governo, encarregada da política. Chegou-se a ensaiar essa fórmula, mas ela acabou tragada pela realidade. Não funcionou e adotou-se o atual modelo, com a concentração de poderes na Secretaria de Governo. Agora, Agnelo pensa em uma reedição, revista e modificada, do formato original.
Questão de cobrança -  Policarpo saiu da conversa com a impressão de que o objetivo fundamental não se prende a reduzir poderes do secretário de Governo, Paulo Tadeu (foto), que permanecerá no cargo. A mudança afetaria apenas o desenho da administração.
Troca-troca será menor -  Em tempo: Policarpo aposta em que, na reforma do secretariado, a troca de nomes e a alteração dos pesos relativos dos partidos serão menores do que o esperado.
Fonte: Eduardo Brito/ Coluna do Alto da Torre/ Jornal de Brasília

Candidatura de Jacy Afonso recebe apoio na posse da Federação Nacional dos Portuários




 Posse 2 FNPort
O presidente reeleito da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Lírio Guterra deu seu apoio à candidatura de Jacy Afonso à presidência da CUT.  Ele defendeu o atual secretário de Organização da CUT durante a festa de posse da nova diretoria da Federação no último dia 6 de janeiro, em Santos, no Litoral paulista.

Guterra, afirmou apoiar Jacy Afonso por sua postura combativa e solidária e pelo seu conhecimento dos problemas, das necessidades e reivindicações dos portuários. “Precisamos ter no comando da CUT dirigente como ele, com uma visão ampla e clara, identificada com a nossa, sobre o importante papel do Estado na economia, como impulsionador, por exemplo, do desenvolvimento dos portos, mas que deve promover concomitantemente a valorização profissional e salarial dos portuários”, afirmou. Segundo Guterra, é imprescindível ter no comando da CUT gente crítica que e se oponha a intervenções estatais que prejudicam o trabalhador.

Pouco antes, ao saudar e parabenizar a nova diretoria da Federação em nome da CUT, Jacy Afonso comentou a luta por mais investimentos no setor portuário, necessários para atender o crescimento da demanda e a necessidade de modernização do setor. Na ocasião criticou, por exemplo, a intromissão do Dest, órgão do Ministério do Planejamento, em acordos realizados entre trabalhadores e empresas, em detrimento dos portuários, e a intervenção do Ministério da Previdência no fundo de pensão Portus (dos funcionários das Companhias Docas), que tem 11 mil participantes que podem ser prejudicados, injustamente, sendo obrigados a pagar pelo rombo nas contas da instituição.

A solenidade de posse ocorreu no auditório do Sindicato dos Portuários (Sindaport), um local que abrigou históricas lutas dos trabalhadores santistas, que sempre estiveram na vanguarda dentro do movimento sindical brasileiro.

O portuário capixaba Eduardo Lírio Guterra, foi reeleito presidente da FNP, pela chapa “Avançar com Unidade, para fortalecer a luta”. A tônica dos discursos dos companheiros empossados foi sobre a necessidade dos trabalhadores portuários também crescerem, com valorização profissional e salarial, paralelamente ao desenvolvimento de todo o sistema de portos.