segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

topo_2.jpg
  
. Muito trabalho no 1º dia do Programa Cidade Limpa em Ceilândia
Força tarefa termina o primeiro dia com a cidade mais limpa 
Hoje (05/12) foi iniciado o Programa Cidade Limpa da Coordenadoria das Cidades em parceria com a Administração Regional de Ceilândia e colaboradores, como CEB, Caesb, Novacap e SLU. As equipes se concentraram na Praça do Trabalhador ao lado da Administração de Ceilândia.
cidadelimpa051211_1.jpg
O programa tem o intuito de realizar uma grande limpeza na cidade priorizando os lugares mais críticos e os que melhor atendem as necessidades da comunidade iniciando os trabalhos na QNP 36 do Psul e o Setor de Indústria de Ceilândia, onde 4 equipes recolheram mais de 600 toneladas de entulho e lixo em diversas áreas.
Os trabalhos vão até na sexta-feira (09/12), e vai compreender os serviços de corte de grama, poda de árvores, desobstrução de bocas-de-lobo, retirada de entulho, pintura de meio fio, manutenção em rede de água e esgoto, troca de reatores e lâmpadas queimadas.
cidadelimpa051211_2.jpg
cidadelimpa051211_3.jpg   
FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA CIDADE
  
iconfacebook.jpg Ascom Ceilândia   icontwitter.jpg @ascom_ceilandia    iconsite.jpg   www.ceilandia.df.gov.br
NATAL_banner.jpg 


 
Assessoria de Comunicação - ASCOM - RAIX
--

GDF lança o Cidadania com Energia

  • Governador Agnelo Queiroz leva energia às famílias de baixa renda e anuncia pacote de medidas para comunidade Mandala, em Itapoã
    Suzano Almeida, da Agência Brasília


    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, lançou neste sábado, na comunidade Mandala do Itapoã, o programa Cidadania com Energia. O programa inclui a implantação de rede de energia elétrica, a instalação da iluminação pública (serão instaladas 90 luminárias) e a disponibilização facilitada de postes padrão (medidores de energia individuais das casas) aos consumidores de áreas
    carentes.


    “O maior objetivo deste projeto é garantir energia regular e estável nas casas dessas pessoas. São pelo menos 500 casas que não estavam iluminadas e a grande maioria conseguia energia elétrica através de gambiarras, com instalações irregulares que geram um alto risco à vida dessas pessoas”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

    A população da comunidade Mandala também recebeu mais de 100 geladeiras de baixo consumo de energia, em substituição a modelos antigos, e lâmpadas econômicas para substituir as incandescentes. A ação faz parte do Agente CEB, projeto de eficiência energética da Companhia Energética de Brasília (CEB), que prevê ainda a realização de palestras sobre o uso eficiente e cuidados com energia elétrica.

    Eficiência Energética -
    O poste padrão (que abriga o medidor individual de energia) é necessário para que a residência possa ter energia elétrica legalizada. A população recorria a ligações irregulares, as gambiarras, que eram muito frequentes na região. Com o novo programa do governo, a população poderá adquirir esse medidor com valor bem abaixo do mercado e de forma facilitada. Os equipamentos poderão ser pagos em até dez vezes, em parcelas que podem ser descontadas na própria conta de luz, facilitando o acesso à energia de
    forma legalizada e eficiente.


    As famílias que receberam as geladeiras com selo Procel de baixo consumo já foram previamente cadastradas. A seleção foi feita segundo critérios como a apresentação do Número de Inscrição Social (NIS) e o estado de conservação da geladeira que será substituída. Os refrigeradores antigos serão recolhidos pela CEB.

    Esta é a primeira etapa do Agente CEB, que prevê a distribuição de 6,5 mil geladeiras e de 300 mil lâmpadas econômicas à população de baixa renda do Distrito Federal, além de promover a realização de palestras sobre o uso eficiente e cuidados com energia elétrica.

    Ganho social -
    O projeto da CEB tem forte conteúdo social e envolve diversos setores da companhia. De acordo com o diretor-presidente da CEB, Rubem Fonseca, a entrega de geladeiras e lâmpadas de baixo consumo tem o objetivo de diminuir o gasto dessas famílias com energia elétrica.

    "Com a instalação da rede elétrica, as famílias passam a receber na sua casa a conta de luz, que serve como comprovante de renda. E assim passam a ter condições de conseguir crédito junto a lojas e financeiras", afirmou o diretor-presidente da CEB.

    A instalação de iluminação pública também traz contribuições à segurança da comunidade Mandala, reivindicação antiga da população, segundo o administrador do Itapoã Gesiel Miguel da Silva. As ruas da região estavam todas na escuridão, o que facilitava a ação de
    criminosos.
    Ele lembra que as crianças poderão se divertir na rua até mais tarde, já que a quadra poliesportiva também foi beneficiada pela ação da CEB. Além da quadra 318 serão iluminadas as quadras 202, 203, 378 e 379.

    O Governo do Distrito Federal constrói ainda três Pontos de Encontro Comunitários (PEC) na região, além da revitalização de praças e hortas comunitárias e a construção da Praça da Juventude.

    Os moradores da comunidade serão incluídos ainda no projeto Luz das Letras, que alfabetiza jovens e adultos por meio da inclusão digital. As aulas são ministradas por monitores, que usam computadores no processo de alfabetização. O programa deve beneficiar diretamente quase mil moradores do Mandala, que poderão se inscrever a partir de hoje para as novas turmas.

    Mais ações para a Mandala
    - A comunidade Mandala não estava regularizada e por isso não podia receber investimentos do governo. O Governo do Distrito Federal conseguiu uma liminar que permitiu que fossem realizados serviços na área. Com a autorização judicial, o governador Agnelo Queiroz anunciou que priorizará a comunidade.

    “Vamos regularizar toda essa área, que é o primeiro passo. Depois o asfalto será instalado, o que já está em nosso planejamento. E vamos colocar aqui as estruturas do Estado, com escolas, creches, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Fórum de Justiça de Itapoã. Será a instalação de serviços essenciais que não existem na cidade”, anunciou
    o governador.


    Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizou o recadastramento dos moradores da comunidade para os programas sociais do GDF.

    O projeto faz parte do programa DF Sem Miséria, que garante assistência do governo às famílias de baixa renda. “Estamos fazendo o cadastro e recadastro do Bolsa Família. Estamos vindo ao encontro das famílias que mais precisam”, declarou a secretária de Desenvolvimento
    Social e transferência de Renda, Arlete Sampaio.


    A secretária lembra que desde o início do ano o GDF adotou o Cadastro Único (CadÚnico), que tem o objetivo de unificar os benefícios e reduzir a duplicidade de cadastros das famílias.

    A solenidade foi acompanhada ainda por lideranças comunitárias, pelo administrador regional do Paranoá, Professor Garibel, e pelo secretário de Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, dentre outras autoridades.

    Foto

    A população da comunidade Mandala recebeu mais de 100 geladeiras de baixo consumo de energia, em substituição a modelos antigos
    Foto: Roberto Barroso
Fórum analisa o primeiro ano de gestão petista à frente do DF
Marcos WilsonUm debate produtivo, que reflete a responsabilidade do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal. Com essas palavras, o governador Agnelo Queiroz definiu o II Fórum de Dirigentes e Gestores Petist

 Um debate produtivo, que reflete a responsabilidade do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal. Com essas palavras, o governador Agnelo Queiroz definiu o II Fórum de Dirigentes e Gestores Petistas, realizado nesse sábado (3), pelo Diretório Regional do PT. O fórum foi promovido com o objetivo de indicar rumos e fazer um balanço realista do primeiro ano de governo petista.
 O evento foi conduzido pelo presidente do PT-DF, Roberto Policarpo que fez parte da mesa juntamente com o deputado e líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa, Chico Vigilante; a secretária de Formação do PT-DF, Auriene Vieira; o secretário de finanças e planejamento do PT-DF, Sinval de Melo, e o secretário geral do PT-DF, Sandoval Santos, além da presença do governador Agnelo Queiroz que ouviu todas as avaliações até o fim do evento.
 O governador Agnelo abriu o debate fazendo uma análise e pontuando os desafios das ações e benfeitorias realizadas em todo o DF. “Encontramos uma máquina pública arrebentada, com processos políticos e administrativos desastrosos. Este primeiro ano foi de muitas mudanças, mas, principalmente, um momento de se colocar a "casa em ordem. Todas as áreas do nosso governo estão debruçadas numa política de ajustes e melhorias para as regiões administrativas”, disse Queiroz.
“Da mesma maneira que o Brasil vem se destacando de forma soberana e com altivez, Brasília encara os desafios com garra e determinação, demonstrados pela militância do PT-DF que tem nos ajudado a organizar as mudanças estratégicas e estruturais da gestão. Nosso objetivo é investir no ser humano e colocar a marca do PT no DF para reconhecimento da população. Já fizemos muito, mas sabemos que ainda devemos fazer mais”, almejou Agnelo Queiroz.
 Após o discurso do governador, o secretário de Comunicação do PT-DF, Raimundo Júnior, comentou o documento de avaliação do primeiro ano de gestão organizado pela Executiva Regional do Partido. “O documento foi dividido em quatro pontos importantes que devemos dialogar durante o fórum. Nosso balanço procurou demarcar as expressões da luta política atual e indicar os caminhos para a superação dos impasses e das limitações”, afirmou.
 O debate abriu espaço para representantes do diretório do PT-DF, gestores do GDF, presidentes das zonais e coordenadores dos setoriais avaliarem o governo e sugerirem mudanças de fortalecimento, “com sabedoria para retomar a bandeira ética e apoio dos trabalhadores da nossa cidade”, completou o presidente do PT-DF. “Estamos atentos às correções para que os próximos anos sejam de luta e prosperidade para o DF”, finalizou Policarpo. Ao todo, mais de 40 participantes explanaram suas idéias, todas bem acompanhadas pelo governador.
Veja as fotos do evento
Raquel Coelho
 Assessoria de Imprensa

Ex-presidente Lula lamenta a morte do ‘grande amigo’ Sócrates

Lula destacou talento nos gramados e disse que ex-jogador foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política

Foto: EFE Ampliar
Sócrates posa ao lado do corintiano Lula antes de jogo amistoso em 2005

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-jogador e ídolo corintiano Sócrates, ocorrida na madrugada deste domingo, em São Paulo. Para Lula, o “Doutor Sócrates foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol”.
O ex-jogador morreu em consequência de um choque séptico, após ser internado na sexta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. O corintiano Lula ainda lembrou que a “contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida”.

José Dirceu intensifica participação em eventos públicos e sai das sombras
Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense
Publicação: 05/12/2011 07:30 Atualização: 05/12/2011 07:46

 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)


A ausência de Luiz Inácio Lula da Silva como a grande referência do PT em debates públicos — forçado ao resguardo pelo tratamento contra um câncer de laringe — levou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a intensificar sua produção de análises políticas. O aumento da evidência de Dirceu ocorreu tanto no blog pessoal, que mantém desde maio de 2007, quanto em eventos públicos nos quais é convidado como palestrante.

Nos últimos 15 dias, Dirceu criticou as declarações dadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as ONGs que desviam recursos públicos, atacou o PSB, pedindo ao PT “que tome cuidado com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos” e afirmou, em um encontro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que “PSDB e DEM estão em vias de extinção”.

No encontro organizado pelo PT para discutir a regulamentação da mídia, o ex-chefe da Casa Civil dissociou a proposta à censura da mídia. “O PT sempre defendeu a regulação da mídia como sempre defendeu a liberdade de imprensa”, disse Dirceu, durante o seminário promovido na capital paulista pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores. “Estamos propondo o que há no mundo inteiro, uma regulamentação dos meios de comunicação”, completou.

Sem a presença constante de Lula como interlocutor político do partido, o PT precisa se reinventar. A legenda, acostumada a amparar-se nas opiniões do ex-presidente, busca novo porta-voz. Petistas consultados apontam um fortalecimento de um colegiado interno. Mas Dirceu antecipa-se e exerce, até o momento, plenamente tal papel.

Só que o estilo adotado pelo cardeal petista é uma estratégia individual que tem incomodado a cúpula partidária. As palavras de Dirceu são vistas com profundas desconfianças. Principalmente no momento em que o partido busca fortalecer alianças para as eleições municipais, e a presidente Dilma Rousseff tenta reconstruir minimamente as pontes de diálogo com a oposição — aproximando-se especialmente do ex-presidente Fernando Henrique. Os petistas sabem que, pelo grau de prestígio do ex-ministro na legenda e pelo fascínio que ele exerce na militância, qualquer discurso de Dirceu pode tornar-se incendiário.

Busca de inimigosO PT monitora de perto, por exemplo, os passos do PSB e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Lula e a direção partidária sabem que Campos quer ganhar musculatura para transformar-se em opção para 2014, inclusive em uma aliança com o PSDB de Aécio Neves. Por isso, a orientação é para se ter cautela na relação, acompanhada de maneira cirúrgica por Lula. Mas Dirceu resolveu escancarar o cenário: “Temos que ficar de olho nos movimentos do PSB. Mais dia, menos dia, eles vão buscar um projeto próprio”, reforçou.

Durante a abertura do VII Congresso de Metalúrgicos do ABC, Dirceu atacou a oposição. “O DEM está praticamente em estado terminal e o PSDB está profundamente dividido. A oposição não tem eco na sociedade”, declarou ele. Dirceu ainda rebateu o ex-presidente Fernando Henrique, que elogiou a presidente Dilma Rousseff afirmando que ela estava desmontando um esquema de corrupção montado durante o governo Lula. “A corrupção na administração pública, no Estado, no governo não significa corrupção do governo, da presidente ou do partido. Isso é preciso provar e comprovar”, frisou.

Os ataques ao ex-presidente Fernando Henrique incomodam o Planalto. Dilma tem estreitado os laços com os tucanos e com Fernando Henrique. Convidou-o para o almoço oferecido ao presidente norte-americano Barack Obama — com outros ex-presidentes da República —, e enviou-lhe um telegrama no aniversário de 80 anos parabenizando-o pelo papel exercido na consolidação democrática e econômica do Brasil. Além disso, ele participou de um jantar no Palácio da Alvorada com os Elders, grupo criado pelo ex-presidente Nelson Mandela para discutir direitos humanos e combate à pobreza e fome no mundo.

Ímpeto verbalPara tentar minimizar as palavras recentes de Dirceu, a estratégia adotada pela cúpula petista é afirmar que não existe nenhuma orientação partidária para que o ex-chefe da Casa Civil aumente suas intervenções públicas. E que as palavras recentes do ex-ministro são de pura responsabilidade dele próprio. “Ele não está falando em substituição à direção do partido e, portanto, não existe qualquer mal-estar em relação às declarações feitas por ele”, disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão. “Ele é um membro do diretório nacional e nunca deixou de fazer política, nem no PT, nem na sociedade”, completou o presidente petista.

Um ex-presidente da legenda conta, sob a condição de anonimato, sobre a dificuldade que é conter o ímpeto verbal de Dirceu. “Ele já foi ao Ceará uma vez e desancou a família Gomes. Eu tive que viajar pessoalmente a Fortaleza para acalmar o governador Cid Gomes e dizer que a aliança com o PSB no estado era prioritária e estava mantida em nossos planos”, recordou o petista.