quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Medidas emergenciais para a chuva

  • Governador em exercício, Tadeu Filippelli, anuncia a criação de um comitê para tratar de medidas emergenciais para a chuva no DF
    Dalila Góes, da Agência Brasília

    O governador em exercício, Tadeu Filippelli, anunciou na tarde deste sábado (15/10) uma reunião emergencial para tratar sobre as chuvas que nos últimos dias causaram transtornos em todo o Distrito Federal. De acordo com o governador, um grupo de secretários de Estado e presidentes de autarquias estudará quais as respostas imediatas a todos os problemas que surgirem em decorrência dos altos índices de precipitação pluviométrica. O comitê formado pelos secretários de Obras, Oto Silvério; e de Transportes, José Walter Vasquez; além dos presidentes da Novacap, Juvenal Batista; da Caesb, Célio Biavatti; da CEB, Rubem Fonseca Filho; e do Metrô, David José de Matos colocará em prática medidas urgentes como recapeamento de pistas e cuidados com a rede elétrica.

    Como exemplo, o governador Tadeu Filippelli destacou o surgimento de um buraco na via EPIA, estrada federal que liga o Parque Nacional ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). “Não é nossa responsabilidade, mas ontem mesmo enviamos uma patrulha para sinalizar o local e evitar acidentes. E hoje mesmo pela manhã o buraco já estava sendo tapado”, destacou. O governador em exercício também lembrou que somente na tarde desta sexta-feira (14/10) choveu o equivalente a cinco dias em todo o Distrito Federal.

    Sobre a notícia de que médicos do Hospital de Base não cumprem a escala de plantão, Tadeu Filippelli também lembrou que a denúncia só foi possível graças à iniciativa do governo de implantar um site onde a própria população pode conhecer os rostos dos profissionais de Saúde do Distrito Federal. “O que pode ser feito dentro do limite de decisão do governo, já está sendo feito. Todos os envolvidos nesta denúncia já foram afastados”, destacou.

    As declarações aconteceram enquanto o governador em exercício participava da reunião que discutiu a criação de um batalhão rural para o Distrito Federal, em Brazlândia. A proposta de Lei, elaborada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, Dr. Michel, visa maior segurança para os produtores da zona rural com o patrulhamento ostensivo e preventivo. O projeto já foi aprovado na Comissão de Segurança da CLDF e já seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Durante a reunião, o governador em exercício também anunciou a compra de 70 veículos para o novo comando que atenderá a cerca de 30 mil pessoas da área rural e também do entorno.

    Também estiveram presentes na reunião os secretários de Agricultura, Lúcio Taveira Valadão, do Entorno, Bispo Renato Andrade, de Publicidade, Abimael Nunes; o administrador de Brazlândia, Bolivar Rochar, o vice-presidente da Câmara Legislativa, Deputado Dr. Michel; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Roberto Rosback, entre líderes comunitários e outras autoridades.

    Foto Foto: Secom/DF
Distribuição de renda e segurança alimentar
  • No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz explica as regras e apresenta um balanço dos programas sociais do GDF, que tem o desafio de ampliar a distribuição de renda e garantir alimentação de qualidade
    Secretaria de Comunicação

    Vai ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. As ações em andamento para garantir alimentação de qualidade à população que mais necessita e para tornar mais justa a distribuição de renda em nosso território são os temas do programa veiculado na Semana da Alimentação.
     
    Durante conversa com o jornalista Carlos Campbell, o governador Agnelo Queiroz explica as regras e apresenta um balanço dos programas sociais mantidos pelo Governo do Distrito Federal. Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) promove uma revisão no cadastro de beneficiários, para evitar duplicidades e garantir que os benefícios cheguem, de fato, às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.
     
    Nesta terça-feira, também é celebrado o Dia do Médico. O governador Agnelo Queiroz, que é médico e atuou durante anos na Regional de Saúde do Gama, faz uma saudação especial aos colegas de profissão, principalmente aqueles lotados na rede pública, lembrando os compromissos assumidos com a categoria e com a melhoria da saúde pública do Distrito Federal. 
     
    O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
     
    Entre os temas já abordados estão: saúde, Copa do Mundo de 2014, transporte, internet banda larga, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível na página da Agência Brasília de Notícias na internet:  Ali é possível ouvir e baixar os programas. A reprodução é livre, bastando conferir o devido crédito aos realizadores.
    Foto Foto: Arquivo/Roberto Barroso

Nota Pública do PT-DF

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) denuncia o cinismo e a desfaçatez dos Democratas de Brasília. Partido hospedeiro até pouco tempo de políticos malfeitores que envergonharam a cidade, os Democratas querem agora roubar a cena com uma falsa postura ética e com acusações levianas contra o governador Agnelo.


Os integrantes dos Democratas sabem que a justiça federal já concluiu que não houve nenhuma participação do então Ministro Agnelo na denúncia formulada pelo Ministério Público Federal quanto aos jogos do Pan no Brasil em 2007. Tanto é verdade que determinou o desbloqueio dos bens do governador e à retirada de seu nome de qualquer responsabilização relativa aos fatos narrados na denúncia.Os integrantes do Democratas também sabem que a gestão de Agnelo à frente do Ministério dos Esportes obteve aprovação em auditoria desenvolvida pela Controladoria Geral da União – CGU, conforme atestam relatórios públicos. 


Portanto, Agnelo é ficha limpa e por isso agride tanto os integrantes do Democratas no DF.O PT-DF desafia o presidente local do Democratas a provar a probidade administrativa da sua gestão à frente dos serviços públicos de transporte. Pesam contra ele denúncias de extorsão; fraudes à licitação; recebimento de propina; entrega de linhas e favorecimento a grupos empresariais. Todas essas denúncias levaram à cadeia o principal auxiliar (secretário-adjunto) do presidente do DEM-DF. 


O senhor Julio Urnau, assessor do então Secretário de Transportes do DF, recentemente preso deve explicações sobre seus crimes, inclusive o de fraudar convênios com entidades de pessoas com deficiência, chegando ao cúmulo de depositar recursos públicos do DFTrans na conta da própria mãe.São os Democratas de Brasília que merecem absoluta repulsa e severa investigação sobre as condutas ilegais denunciadas.

Brasília, 19 de outubro de 2011.

Anúncio da Fifa: grande expectativa para Brasília


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
Anúncio da Fifa: grande expectativa para Brasília
Governador do DF dedicou parte do dia, em Zurique, a conceder entrevistas e reforçou a importância do legado que os eventos esportivos deixarão para a capital federal
Brasília, 19 de outubro de 2011 ― Grande expectativa para Brasília, amanhã, no evento da FIFA, no qual serão anunciadas as cidades que receberão os jogos de abertura da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014). O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, desembarcou no fim da manhã de hoje, em Zurique, na Suíça. O governador fez questão de participar do evento porque está muito otimista de que Brasília ganhe destaque no calendário a ser anunciado. O anúncio será realizado às 17h40, desta quinta-feira (13h50 – horário de Brasília).
Agnelo Queiroz dedicou parte do dia a conceder entrevistas para jornalistas que estão cobrindo o anúncio da Fifa. “Fiz questão de estar presente no evento para reforçar nossa garantia de que Brasília está pronta para dar o melhor para a Copa de 2014 e tem todas as condições de atender às exigências necessárias para isso”, afirmou o governador do DF.
Perguntado sobre a possibilidade de sediar a abertura da Copa das Confederações, como vem antecipando à imprensa, o governador do DF disse que será uma honra poder participar da Copa da forma que a FIFA definir.
“Será muito importante para nossa capital estar entre as cidades que vão abrigar os grandes momentos do futebol internacional a partir de 2013, com a Copa das Confederações. Este evento marca a abertura da Copa do Mundo, é o evento teste. A partir daí, iniciamos realmente a contagem regressiva para o grande mundial”, acrescentou Agnelo Queiroz.
O governador reforçou mais uma vez a importância do legado que a Copa deixará para Brasília e que o evento e a obra do Estádio Nacional de Brasília serão indutores do desenvolvimento econômico e social da capital federal.
“Não considero o anúncio de amanhã o resultado de uma disputa entre as cidades. Considero como uma vitória para todo o nosso Brasil. Tenho duas missões com a Copa: potencializar melhorias que ficarão para a população da capital federal e colaborar com o país, porque a Copa é do Brasil”, disse o governador.
Também estarão presentes no evento, os deputados distritais, representando Brasília, Olair Francisco e Professor Israel Batista ― presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF.
Todas as obras que estão em andamento e serão iniciadas no DF para o mundial de futebol, estão sendo pensadas para receber não apenas os grandes eventos esportivos ― a Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; Copa América, em 2015; e os jogos de futebol das Olimpíadas, em 2016 ―, mas, principalmente, no legado que deixarão para população.
O objetivo de todas as ações é o desenvolvimento econômico, social, urbano e regional, com foco na cidadania e na inclusão social. A melhoria do transporte urbano será um dos importantes legados. A implantação do VLP está em andamento e a licitação do VLT, por exemplo, está prevista para ser lançada ainda esta semana. O primeiro trecho, do Aeroporto JK à primeira estação de metrô da Asa Sul, ficará pronto para a Copa das Confederações.
Ministério do Esporte
Em relação às supostas denúncias que estão sendo direcionadas contra o Ministério do Esporte, o governador Agnelo Queiroz afirmou estar tranqüilo em relação a seus atos administrativos no período em que esteve à frente da pasta.
“Já fazem seis anos desde que sai do cargo de ministro do Esporte. Posso garantir que todas as medidas legais foram adotadas na assinatura dos convênios. E, naqueles que apresentaram, ao longo de sua execução, algum problema, as providências cabíveis foram tomadas”, ressaltou o governador do DF.
Em relação à informação de que há inquérito no STJ envolvendo o nome de Agnelo Queiroz, apenas a existência de um inquérito por si só não atinge a conduta de Agnelo Queiroz quando foi ministro do Esporte e muito menos agora, na condição de governador do Distrito Federal.
O inquérito não traz assunto novo. Ele foi originado de denúncias realizadas na campanha eleitoral de 2010, cujos autores foram processados e desacreditados por outros depoimentos. Além disso, o relatório final do Ministério Público Federal sobre o caso não incluiu o nome de Agnelo Queiroz entre os denunciados.
Questionados pelos jornalistas, o governador do DF relembrou que o caso foi uma tentativa mal sucedida para atender interesses eleitorais escusos. Fatos esses, à época, acompanhados pela própria imprensa.
“Estou tranqüilo em relação a esse inquérito. O fato é que não há nada que pese contra a minha conduta”, afirmou Agnelo Queiroz.

Secretaria de Comunicação
Governo do Distrito Federal


Vamos juntos com nosso Governador Agnelo Queiroz
 
DE:

Não é de hoje que o mau caratismo de alguns meios de comunicações vem tentado a qualquer custo interromper um projeto que deu certo. É um Brasil que distribue renda, gera emprego, estabilizou a economia, melhorou a qualidade de vida do nosso povo e que agora é exemplo mundo a fora.
Os TucanDEMO passaram do desespero e estão se agonizando por ver um Brasil Rumo ao 1º Mundo. Brasília não é diferente. Quem se lembra de uns dez meses atrás? Aqui eram mentiras, arrogâncias, corrupções, desmanche das coisas públicas, prisão, contravenção e todos os tipos de desmando. Era um Desgoverno que envergonhava todos os brasilienses. E quem era? Os TucanDEMOS!
Brasília agora é um novo caminho. Um projeto de homens e mulheres de bem desta Cidade. Uma coligação ampla, com os partidos mais comprometidos com o desenvolvimento, geração de renda e emprego, saúde, educação, transporte público e a qualidade de vida do nosso povo.
É um caminho que já deu certo, é um projeto capitaneado pelo nosso líder maior que é o companheiro AGNELO QUEIROZ. Há tempos essa revista se perdeu, ela é conhecida como um panfleto dos TucanDEMO. Desesperadamente vem tentando a qualquer custo manchar biografias de grandes lideranças de partidos da esquerda, e sem sucesso.
Hoje qualquer Jornalista ou cidadão de bem se envergonha do papel ridículo e de má caretice que esta tal revista se coloca. E, certamente os desesperados vão criar situações embaraçosas, caluniosas e todo tipo de covardia por que eles não têm escrúpulos. 
            Nós, militantes do PT Ceilândia, convidamos os demais partidos dessa coligação para estarmos juntos na defesa de uma Brasília com mais justiça social e igualdade para todos. Vamos juntos com nosso Governador AGNELO QUEIROZ
  programar Brasília para os próximos 50 anos. Como diz a música: “Eles podem vir quentes que nos estamos é fervendo”.

Jeová Rodrigues
Presidente do PT 12ª Zonal Ceilândia




Pré-conferência Distrital das Cidades de Ceilândia Norte


 
  17 de Outubro de 2011  
Evento acontece neste sábado, 22 de outubro, na faculdade IESB de 8h às 18h. O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, e o secretário da Sedhab, Geraldo Magela, participam da reunião
 
 A organização da Pré-conferência Distrital das Cidades de Ceilândia Norte convida a comunidade ceilandense a discutir a criação e implementação de conselhos das cidades, planos diretores, Código de Edificações (COE), Revisão das Poligonais da Região Administrativa e o Plano Distrital para Habitação de Interesse Social. O encontro acontece neste sábado, 22 de outubro, na faculdade IESB de Ceilândia Norte. Na ocasião, o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida e o secretário Geraldo Magela – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) –, discutirão os temas com a comunidade.

Fonte:

 
PT convida militância virtual para bate-papo ao vivo

Interação ao vivo, via internet, será com Renato Simões, secretário nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores.



“Você militante petista em ambientes virtuais é o nosso convidado para um bate-papo que vamos realizar em rede nacional pelo Portal do PT, na próxima quarta-feira (26) às 20 horas. Nós vamos dialogar sobre as resoluções do nosso 4º Congresso, em particular a que criou o Núcleo de Petistas em Ambientes Virtuais. Vamos conversar também sobre uma plenária nacional do PT aprovada pela executiva nacional a ser realizada agora em novembro. Participe das decisões do PT sobre a sua militância, e participe conosco portanto desse debate via internet”, convida Renato Simões.

O tema proposto para o debate é a resolução sobre implantação de núcleos de militantes virtuais, aprovado pelo Partido. O sistema de transmissão será interativo, ou seja, as perguntas dos internautas serão realizadas ao vivo. (Ricardo Weg – Portal do PT)

Resolução

A Executiva Nacional do PT, reunida em Brasília em 6 de outubro de 2011,
decide:

1. Mandatar as Secretarias Nacionais de Comunicação e de Movimentos Populares para apresentar ao próximo Diretório Nacional projeto de resolução sobre a implantação dos Núcleos de Militantes Petistas em Ambientes Virtuais (MAVs);

2. Convocar, ainda neste ano de 2011, uma primeira Plenária Nacional de Militantes Petistas em Ambientes Virtuais, em data a ser definida, utilizando para tanto as ferramentas tecnológicas que lhe assegure abrangência nacional.

Brasilia, 6 de Outubro de 2011
Comissão Executiva Nacional/PT


Marcha Contra Corrupção: Quem São Eles?



Carlos Caridade

Marcha Contra Corrupção: Quem São Eles?

Escrito por Guina em 14/10/2011
A Marcha Contra Corrupção, movimento partidário apoiado pelo PSDB/DEM e amplamente dilvulgado pela Revista Veja, Reinaldo Azevedo, Folha de São Paulo, Estadão etc. é uma verdadeira farsa.

O ótimo relato abaixo, extraído do blog O Que Será Que Me Dá, mostra quem são e contra quem estão agindo os manifestantes da Marcha Contra Corrupção.


O discreto charme dos “Cansados” de São Paulo

Ontem estive na Paulista para tratar de um assunto no SESI e me deparei com aquela turma do “Movimento Cansei” preparando o bloco para “se manisfestar” em frente ao MASP.

Os organizadores dizem que não pertencem a nenhum partido político e, estrategicamente, não se identificam como os ridículos “cansados” de 2007. Mas eram eles, sim. A maioria. Bastava olhar para as roupas, os óculos escuros de grife, os iPhones, Tablets, filmadoras, notebooks… Todos gravando imagens para publicar no Youtube… De apolíticos, havia duas ou três dúzias de crianças e adolescentes misturados a eles. Todos com cara de peixe fora d´agua, curtindo uma onda diferente…

Parei e fiquei observando. Não havia negros ou mulatos. Não havia ninguém que sequer lembrasse um operário. Será que essa gente nunca vai aprender que o Brasil é MUITO maior do que o bairro deles?

Eram umas 300 pessoas divididas em pequenos grupos, cada um deles cuidando do seu “kit-manifestação”. O resto era transeunte ou curioso passeando em dia de feriado ensolarado.

Retoca a faixa aqui, a pintura no rosto ali, muitos cartazes com as palavras de ordem que o PiG repercutiria mais tarde e, claro, alguns repórteres fazendo a cobertura do “grande evento”.

Era bem provável que a maioria dos participantes morasse nas imediações. Afinal, o MASP fica em frente aos bairros classe média alta dos jardins. Será que se deslocariam até a zona leste para fazer essa manifestação “apartidária”? Afinal, como alguns gritavam, “São Paulo é do povo”, “ O povo unido jamais será vencido”. Por que então não se aproximam do POVO da zona leste, das favelas da periferia?

Não sei como foi essa coisa em Brasília. Mas esses aí eu conheço há mais de 40 anos. São aqueles que odeiam povo viajando de avião, nordestino comprando casa em São Paulo através do Minha Casa, Minha Vida, amigos solidários dos covardes agressores de gays e outras minorias e – é bom lembrar bem – são SEPARATISTAS. Usariam o Brasil para eleger Serra e, a partir daí, seu ideal seria “livrar” São Paulo deste mesmo Brasil.

Me aproximei mais e caminhei entre eles tentando encontrar algum rosto conhecido (sim, conheço gente que não vota no PT!). Nada, ninguém conhecido. Uma mulher com um pacote de panfletos na mão e com ares de pertencer à comissão organizadora do evento se aproximou de mim e me deu o folheto. Percebi que ela queria me “enturmar com a galera”…

– Você veio participar da manifestação? – perguntou-me de forma quase maternal.

Embora já soubesse do teor, li rapidamente o conteúdo do panfleto e lá estava o que mais denunciava as verdadeiras intenções dos organizadores:

Um dos itens, colocado como “reivindicação” pedia “cadeia para os mensaleiros”. Quais mensaleiros? Deixa eu adivinhar: aqueles que foram acusados, julgados e condenados pelo PiG em 2005, a partir da denúncia de Roberto Jefferson tão desprovida de provas que o próprio Jefferson viria a negar tudo e chamar sua denúncia de “retórica sem fundamento” em setembro de 2011? Negativa que certamente os “cansados” nem ouviram falar – já que o PiG escondeu? (veja aqui)

– A quais mensaleiros vocês estão se referindo? – provoquei.

– Delúbio, Zé Dirceu… o Congresso Nacional está cheio de corruptos! E como se fosse me contar um segredo ou pronunciar algum palavrão, aproximou-se com intimidade que não lhe concedi em momento algum e sussurrou: “Lula, Dilma”…

Movimento apartidário… sei. A mulher já se preparava para desembuchar argumentos que leu no PiG quando lhe devolvi o panfleto com desprezo. Deixei-a falando sozinha e saí andando. Já estava cansado dos cansados. Ainda pude ouvi-la perguntando: “Você é petista?” Quase voltei para responder: “Por que? Quem não é da sua turma é necessariamente petista?

Saí de lá imaginando os esquemas. A mídia divulga e amplifica. As câmeras da Globo fecham neles preenchendo a tela de gente. Assim, é possível fingir que está lotado e informar qualquer número de presentes. Mas a Globo não vai entrar nessa enquanto não sentir firmeza. Já bastou o mico da bolinha de papel…

Se a coisa engrena e o povão entra junto… Mas pera lá! O mundo está desmoronando em crise financeira e o Brasil na contramão, assobiando uma valsa. Acham mesmo que trarão o povo para as ruas para derrubar a presidenta Dilma? O povo foi às ruas impichar Collor porque o cara simplesmente confiscou a grana de todo mundo. Bem ou mal, nos últimos anos nossa situação (e principalmente do povão) é exatamente oposta.

É claro que muita gente compareceu com a melhor das intenções. Principalmente os mais jovens. É claro também que o governo de São Paulo jamais permitirá que qualquer CPI vá adiante sobre a denúncia do deputado Roque Barbieri – PTB - por exemplo. Ou a do Rodoanel, da Alstom… Sabe-se que centenas de CPIs foram engavetadas nos últimos 20 anos em São Paulo. Mas até quando os golpistas do “Cansei” travestidos de “Marcha contra a corrupção” vão conseguir esconder seu propósito real?

CARTA DE BRASÍLIA



 
 


CARTA DE BRASÍLIA
 
 
A partir da deliberação do IV Congresso Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, que estabelece o critério étnico racial para composição de chapas direção, torna-se premente o debate so br e a garantia de espaço formal a ser ocupado por militantes negros/as no PT.  Acontece que queremos ir muito além das cotas.
 
Nós, militantes do Setorial de Combate ao Racismo do PT de nove estados e do Distrito Federal, plenamente identificados com a corrente Construindo Um Novo Brasil tanto em nível nacional quanto em nossos estados, reunimo-nos em Brasília dias 8 e 9 de outu br o, para iniciar publicamente o debate dentro de nossa força política so br e o processo do encontro de nosso setorial, que culminará no próximo ano com a eleição de sua direção.
 
Concordamos com as teses do CNB não apenas nos momentos de embates internos no PT, mas por acreditar que foram as suas formulações que fundamentaram nosso partido para a construção de um programa capaz conquistar grande parte do povo br asileiro e vencer três eleições para a presidência da república.
 
Foi a maioria conquistada pelo que hoje chamamos CNB, que formulou o “Programa da Revolução Democrática”, aprovado no II Congresso do PT, realizado em 1999, base dos programas de governo que apresentamos ao Brasil em nossas vitórias. Por isso mesmo temos a responsabilidade de manter e ampliar este patrimônio político que demandou muita luta para conquistarmos.
 
Reconhecemos todos os avanços contidos nas políticas públicas e nas relações políticas entre governo, partido e sociedade durante os dois mandatos do Presidente Lula e neste início de mandato da Presidenta Dilma; tais como a criação da SEPPIR e sua posterior transformação em ministério, as diversas leis de combate ao racismo e de valorização da história e da cultura do nosso povo, por meio da Lei 10.639/03, a aprovação e sanção do Estatuto da Igualdade Racial, a instituição de cotas nas universidades públicas, bem como a defesa veemente do Decreto 4887/03, que reconhece e delimitam as terras ocupadas por remanescentes das comunidades quilombolas.
 
Sem dúvida todas essas políticas de ações afirmativas do governo contribuíram para tirar os desiguais da som br a, do medo e do ostracismo em que viviam desde o período colonial, mas queremos mais, queremos políticas permanentes de estado com incidência em setores mais amplos da sociedade, que independam dos atores políticos envolvidos nas disputas políticas.  
 
Reconhecemos muitos avanços até aqui, mas não somos ingênuos ao ponto de não perceber os erros e acidentes de percurso, naturais numa caminhada de tal monta, bem como as demandas represadas até hoje. Temos clareza do muito que ainda há a ser feito e aquilo que nós, partido e governo, podemos fazer.
 
A iniciativa de nos reunirmos para fazer estas reflexões é por entender que discussões so br e o tema já existem, mas que não são abertas e formais, o que pode gerar muitos ruídos. Nosso objetivo principal não é a luta interna, mas sim ajudar a construir um debate franco e fraterno com vistas a produzir coletivamente um programa e um plano de ação para o nosso setorial, voltado para fortalecer a discussão racial na nossa instância partidária e assim contribuir para evitar uma disputa fratricida e o rebaixamento da política ao nível da fulanização e do personalismo.
 
Para isso convidamos todos os companheiros/as que se posicionam como CNB para, a partir de agora, construirmos juntos caminhos que contribuam para maior inserção de nossas lideranças nas direções e cargos do partido e propor políticas e ações ao nosso governo que combatam cotidianamente o racismo no Brasil, isso sem dúvida será um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna em nosso país.
 
 Alguns pontos são fundamentais nesta construção:
 
  • Garantir para que a direção do setorial continue sendo exercida pelo CNB. Para tanto a política de alianças da nossa corrente nos estados tem que estar condicionada ao nosso projeto nacional e à concordância com nossas teses.
 
  • Construir um coletivo nacional qualificado que dê suporte político, ideológico e operacional à Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT. Propomos para isso, construir coletivamente a tese de nossa chapa, priorizando uma gestão colegiada da secretaria por parte do coletivo que venha a ser eleito.
 
  • Lutar para que o combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância façam parte da agenda cotidiana não só da nossa corrente, mas do PT como um todo, em todas as suas instâncias e órgãos, e que esteja presente em suas formulações, teses, resoluções, programas e planos de ação. Que esta luta conquiste os corações e mentes da nossa militância.
 
E para que possamos aprofundar democraticamente nosso debate convidamos a todos os militantes do CNB que concordam com estes eixos a participarem das discussões com vistas a consolidar nossa posição e consolidar nosso projeto de direção no Partido dos Trabalhadores.
 
É por isso que envidaremos todos os esforços no exercício de convencimento político ideológico de nossa força política, nosso partido e nosso governo para que se conscientizem que o combate ao racismo deve ser um pilar central na consolidação da revolução democrática ora em curso no Brasil. Queremos conquistar a sociedade br asileira, através do PT, para a percepção de que uma sociedade onde há racismo não há democracia.
 
 
Brasília, 19 de outubro de 2011.

Batalhão de Polícia Rural está em estudo

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, anunciou que o GDF vai iniciar projetos para asfaltar as rodovias

    PRISCYLLA DAMASCENO
pdamasceno@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo
O governador em exercício, Tadeu Filippelli, esteve reunido ontem  com  representantes do Conselho de Segurança Pública RuralFoto: Rúbio GuimarãesO governador em exercício, Tadeu Filippelli, esteve reunido ontem com representantes do Conselho de Segurança Pública Rural
A comunidade de Brazlândia participou ontem de uma reunião de representantes do GDF para discutir questões relacionadas à segurança e ainda melhorias para a população. A reunião foi coordenada apelo Conselho de Segurança Pública Rural de Brazlândia, na DF-206, e contou com a participação do governador em exercício, Tadeu Filippelli, e do administrador regional, Bolivar Rocha.

A principal discussão foi em torno da criação de um Batalhão de Polícia Rural para atender a população que mora no setor. Foi anunciado na reunião que já foram adquiridas 70 viaturas para essa unidade de segurança, que futuramente deve atender toda a área rural do DF, com o objetivo de combater crimes naquela região, como sequestro de pessoas e roubo de animais.


Esse batalhão deve entrar em funcionamento a partir da aprovação do Projeto de Lei 029/2011, de autoria dos deputados distritais Dr. Michel (PSL),  vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle (PSB) e Claudio Abrantes (PPS), que está sob análise dos membros da Comissão de Constituição e Justiça  da Casa.


Segundo o presidente do conselho, Ricardo Alcântara, que também está a frente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Brazlândia, a criação desse batalhão de segurança é uma demanda antiga da comunidade, que enfim será atendida. “É muito bom poder prestar contas daquilo que nos dispusemos a fazer”, ressaltou Tadeu Filippelli.


O governador em exercício anunciou que o GDFdeve iniciar a contratação, nos próximos dias, de projetos formais para asfaltar algumas rodovias de Brazlândia, como as DFs 206, 205 e 170. “Essa também é uma das demandas previstas no PAC do Entorno”, lembrou Renato Andrade, secretário do Entorno.


O administrador da cidade disse que todas as iniciativas de melhoria para a região são bem-vindas, uma vez que cerca de 30% da população de Brazlândia se encontra hoje em área rural.




CADÊ AS PROVAS, JOÃO DIAS FERREIRA?

O soldado da PM João Dias Ferreira não pôde comparecer ontem para depor na PF, segundo informou, por motivo de saúde. Mas estava bem saudável para participar de uma reunião a portas fechadas com os políticos da oposição, PSDB/DEM/PPS. Segundo o discurso da oposição, são "estarrecedoras" as revelações que ele fez. Mas não disseram nada, não contaram o que o PM revelou, e nem usaram o que ficaram sabendo para arguir o ministro Orlando Silva, que estava prestando esclarecimentos no Congresso por sua livre e espontânea vontade. O PM João Dias Ferreira explicou para os parlamentares do PSDB/DEM/PPS como ficou rico? Como conseguiu em tão pouco tempo ter uma mansão, apartamentos, carros importados, academias de kung fu e ginástica registradas em nomes de" amigos" e familiares? Na operação Shaolin, desencadeada pela PF em 2010, ele relatou à PF uma de suas transações imobiliárias: trocou uma academia, nada mais nada menos, por quatro apartamentos no edificio El Shaday, em Sobradinho, que pertenciam ao ex-deputado Ronivon Santiago. Ronivon Santiago foi aquele deputado que em 1997 revelou o esquema de FHC de compra de votos para a reeleição. Mas na época houve uma imensa ?operação abafa? por parte do PSDB/DEM, do engavetador-geral da república, Geraldo Brindeiro, e da mídia, e desse modo a maracutaia da reeleição de FHC não foi investigada. Segundo Ronivon Santigo, a quantia paga foi de R$ 200.000,00 por parlamentar.

João Dias Ferreira foi preso pela PF por suspeitas de irregularidades no programa Segundo Tempo, e foi cobrado pelo Ministério do Esporte e pelo Ministério Público Federal em R$ 3 milhões por recursos que recebeu e não aplicou em projetos previstos. Mas com certeza os parlamentares do PSDB?DEM?PPS que estiveram reunidos ontem com ele não estavam interessados nisso. O único interesse deles é criar desgastes para o ministro Orlando Silva e para o governo Dilma. Por que ele já não apresentou as provas que diz ter contra o ministro quando foi preso pela PF, em 2010? Se ele tem provas, se tem gravações, por que não apresenta para a PF e o MP? Por que não apresenta para a mídia? Porque mentiu para a PF e não compareceu para depor? Esse sujeito é muito esperto, ardiloso, dissimulado, mentiroso, do jeito que a oposição gosta para manipular, instruir, e jogar contra o governo.

Jussara Seixas

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
Nota à Imprensa
Em relação à matéria STJ investiga governador do DF por fraudes no Esporte, publicada no jornal Folha de São Paulo, temos a esclarecer:
A eventual existência de inquérito na esfera do STJ carece de aptidão para firmar premissa de que Agnelo Queiroz praticou ato reprovável legal e eticamente, quando foi ministro do Esporte, muito menos sem conexão com o exercício de mandato de governador do Distrito Federal.
Inquérito é mero instrumento de apuração de fatos, verdadeiros ou falsos, pendentes de confirmação de materialidade e de autoria, sem que, pois, se possa presumir responsabilidade.
É importante salientar que inexistem denúncia e processo criminal contra Agnelo Queiroz, em qualquer instância do Poder Judiciário, razão por que o governador, mais do que protegido pelo princípio da presunção da inocência, jamais foi considerado réu.
Compõe a concepção funcional das instituições do Estado Democrático de Direito a atribuição de investigação, inclusive de homens e administradores públicos, mesmo aqueles de passado preservado pela inexistência de qualquer condenação, também no âmbito do Tribunal de Contas da União.
Há manifesta impropriedade na tentativa de formar juízo de valor aligeirado sobre a idoneidade pessoal ou legal de Agnelo Queiroz, com base em informações incompletas e descontextualizadas, principalmente porque a Justiça, único poder constitucional para exercer a dicção de culpar ou inculpar os cidadãos, em momento algum o fez.



Mais detalhes
Secretaria de Comunicação
Governo do Distrito Federal