terça-feira, 20 de março de 2012

Educação no campo: Gerações futuras terão um novo horizonte de oportunidades, diz Dilma


Durante o lançamento do programa, a presidenta afirmou que a iniciativa também é um dos eixos estratégicos no combate à miséria.


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (20), no Palácio do Planalto, que o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) proporcionará às gerações futuras mais oportunidades por melhorar a qualidade da educação na área rural. Durante o lançamento do programa, a presidenta afirmou que a iniciativa também é um dos eixos estratégicos no combate à miséria.
“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”.
Segundo a presidenta, o Pronacampo, juntamente com outras programas do governo, tornará o campo um lugar com qualidade para os agricultores criarem seus filhos.
“Estamos apostando sobretudo que uma outra geração também se beneficiará com tudo isto que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno, de qualidade para se morar e se criar os filhos. Eu acho que esse papel do Pronacampo é estratégico, sem isso, nós não teremos de fato condições de transformar o Brasil numa grande nação”, afirmou
Ao lançar o Pronacampo, a presidente disse estar orgulhosa por poder implementar um programa que dará aos jovens a possibilidade de realizar seus sonhos.
“Este é um daqueles momentos em que a gente tem orgulho de ser presidente da República. Não é um orgulho qualquer, porque a mim me gratifica como presidenta aplicar, implementar um programa que vai levar, sobretudo à população jovem deste país, um outro destino, a possibilidade de outros de sonhos e de mais realizações”, disse.
Durante o lançamento do Pronacampo, Dilma recebeu de Antônia Vanderlucia de Oliveira, que representava os movimentos sociais, um Dicionário de Educação no Campo.

Governador participa de lançamento do Pronacampo

Agnelo Queiroz acompanhou o lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo, que vai melhorar a educação nas áreas rurais do país. No DF, ações já beneficiam moradores dessas localidades

Brasília, 20 de março de 2012 - O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), do governo federal.
Idealizado a pedido da presidenta Dilma Rousseff no ano passado, o programa foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para melhorar a qualidade da educação nas áreas rurais de todo o país. O governo federal vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios por meio de convênios e da articulação entre os ministérios.
“O Pronacampo irá honrar nosso compromisso em fazer do campo um elemento importante na trajetória de desenvolvimento econômico do país e geração de renda e igualdade de oportunidades às nossas crianças e aos nossos jovens. Esse programa é um dos eixos estratégicos, pois não apenas tira pessoas da situação de miséria, mas também proporciona às gerações futuras a possibilidade de escolhas”, ressaltou Dilma Rousseff.
O Pronacampo irá funcionar sob quatro eixos principais: gestão e práticas pedagógicas, educação para jovens e adultos, educação profissional e tecnológica e formação de professores do campo. Entre as principais ações estão a construção de novas escolas em áreas rurais e de comunidades quilombolas, reforma e ampliação das estruturas já existentes, investimentos em infraestrutura física e tecnológica, capacitação dos professores e desenvolvimento e inclusão de disciplinas e material didático específicos do campo.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, responsável pela apresentação do programa, as iniciativas serão orientadas para a educação baseada na preservação dos valores do campo. “Não temos políticas específicas para estudantes do campo e o objetivo desse governo é reverter esse quadro. Vamos resgatar a cultura, valorizar a história e dar oportunidades aos moradores das áreas rurais”, destacou o ministro.
Ações no DF – O governador Agnelo Queiroz lembra que a atual gestão já desenvolve uma série de iniciativas para dar assistência aos moradores das zonas rurais nas áreas de saúde, educação e mobilidade. Uma delas é o Programa DF Alfabetizado, desenvolvido também em parceria com o MEC. Neste ano tem como meta a alfabetização de 10 mil pessoas no Distrito Federal, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
Já o Passe Livre Estudantil Rural beneficia mais de 7 mil alunos de mais de 160 escolas. Ele está presente nas áreas rurais de Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Planaltina, Paranoá, Gama, Núcleo Bandeirante e São Sebastião. A recarga dos cartões é realizada nas próprias linhas de ônibus cadastradas, o que facilita a vida de quem mora no campo.
O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação, por sua vez, beneficia centenas de agricultores que trabalham durante o dia e estudam no período noturno.
O Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF), criado por lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz no início de fevereiro, beneficia, diretamente, estudantes da rede pública de ensino e agricultores familiares. As refeições são preparadas com alimentos produzidos por pequenos produtores e adquiridos pelo GDF por meio de compra direta.
Investimentos – As áreas rurais brasileiras contam, hoje, com 6,2 milhões de estudantes matriculados, segundo dados do MEC. Apenas 18,4% do total de crianças e jovens do campo estudam onde moram. Por problemas estruturais, cerca de 13,7 mil escolas fecharam as portas na zona rural no último ano.
Para mudar esse cenário, até 2014 o Pronacampo apoiará a construção de 3 mil escolas e a reforma de 10 mil. Também está prevista a promoção do acesso de 1,9 milhão de estudantes a bibliotecas e a concessão de 180 mil bolsas de cursos técnicos e 120 mil vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Campo.
O MEC avalia que metade dos professores das áreas rurais do Brasil não tenham curso superior. Para aprimorar o ensino, a meta é capacitar 100 mil docentes. Além disso, o programa pretende promover a educação digital por meio da instalação de recursos tecnológicos em 20 mil escolas, bem como garantir o acesso à internet.
Na área de mobilidade, o Pronacampo prevê a compra de 8 mil ônibus, 2 mil lanchas e 180 mil bicicletas e capacetes para transporte escolar. Nos próximos três anos o programa vai proporcionar, ainda, o acesso a água potável, energia elétrica e instalação de rede de esgoto em todas as escolas rurais.
A promoção de educação integral em 10 mil escolas é outro destaque do programa, que deve conceder, já em 2013, material didático pedagógico específico para o campo.