sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PMDF recebe reforço de mais 250 viaturas

Com a nova política de segurança pública, governador Agnelo Queiroz melhora a infraestrutura da corporação

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governo local melhora as condições de trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal para atender todas as regiões administrativasFoto: Mary LealO governo local melhora as condições de trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal para atender todas as regiões administrativas
Para atender a nova política de segurança pública, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou, hoje, à Polícia Militar, 250 novas viaturas. Agora, a corporação  conta com 3.450 carros, que são utilizados em operações ostensivas e de trânsito. Apenas este ano, já foram destinados R$ 40 milhões para recuperação e melhorias na infraestrutura da polícia. No início do ano, outras 329 viaturas foram entregues ao batalhão. “Estes equipamentos são indispensáveis para o trabalho da polícia. Com mais esta iniciativa, prossigo na recuperação da infraestrutura das condições de trabalho do efetivo. Estamos realizando um grande esforço nesta recuperação”, avaliou Agnelo.

Após a entrega, as viaturas saíram imediatamente para o patrulhamento. Os contratos de manutenção demoraram de 45 a 60 dias a serem entregues. “São viaturas mais potentes que oferecem maior proteção e segurança para o policial. Elas podem ser empregadas em qualquer terreno do DF, ou seja, até nas regiões que apresentam carência de uma pavimentação asfáltica. Hoje, a distribuição já atende a todas as regiões do DF”, explicou o PM Francisco Niño. Ele disse que estas renovações fazem parte do plano estratégico de renovação de 25% da frota ao ano. “À medida que se desgastam devido ao uso, elas são trocadas. Sua duração, em média, é de quatro anos. Depois,  são leiloadas e os recursos  reutilizados na reintegração do equipamento da corporação”. 

Hoje, segundo Niño, não há uma carência de viaturas no DF. Entretanto, há um déficit de quatro mil policiais na corporação para atender a população. “Temos ainda uma carência, mas no plano estratégico está prevista a contratação de mil policiais por ano”. Quanto a isso, Agnelo afirmou que vários policiais estão sendo formados e muitos outros estão em processo de preparação – cerca de 800.


Fator fundamental 
Estes investimentos, segundo Agnelo, garantem que os índices de criminalidade do DF estejam em queda. Fator decisivo para que Brasília fizesse parte de um grande calendário esportivo internacional. “A segurança pública é um fator fundamental. Ao ser escolhida como uma cidade que irá receber grandes jogos do Mundial em 2014, a segurança foi avaliada e foi vista como uma das grandes referências. Por isso, vamos prosseguir com estas iniciativas”.