domingo, 19 de fevereiro de 2012

Aberta corrida para a presidência

Embora só em setembro deva-se partir para a definição do nome do próximo presidente da Câmara Legislativa, que exercerá o cargo durante o segundo biênio do governo Agnelo, a verdade é que as articulações para a escolha estão ativíssimas. Não é para menos. Para que se viabilize um novo mandato para o atual presidente, deputado Patrício (foto), será preciso emendar a Lei Orgânica, que hoje impede reeleição. Uma proposta nesse sentido chegou a ser aprovada em primeiro turno, há mais de três anos, mas sua tramitação foi barrada pelo Buriti. Acabou no arquivo, o que exigiria a apresentação de nova emenda. 


Embora só em setembro deva-se partir para a definição do nome do próximo presidente da Câmara Legislativa, que exercerá o cargo durante o segundo biênio do governo Agnelo, a verdade é que as articulações para a escolha estão ativíssimas. Não é para menos. Para que se viabilize um novo mandato para o atual presidente, deputado Patrício (foto), será preciso emendar a Lei Orgânica, que hoje impede reeleição. Uma proposta nesse sentido chegou a ser aprovada em primeiro turno, há mais de três anos, mas sua tramitação foi barrada pelo Buriti. Acabou no arquivo, o que exigiria a apresentação de nova emenda. 



 Reação começa no PT - Para aprovar a emenda seriam necessários 16 votos. Os partidários de Patrício contam facilmente com maioria simples, de 13 votos, mas é improvável que consigam chegar à maioria qualificada. Para isso pesa a posição da bancada do próprio Patrício. Dos quatro outros distritais petistas, três já tornaram claro que não aprovam a reeleição. 
 Só com esforço do Buriti - Ex-vice governadora e ex-secretária, a distrital Arlete Sampaio já vem pedindo votos aos colegas. Alega que sua história a credencia para o posto e que não pretende mais disputar outros cargos. Mas, embora respeitada, Arlete encontra arestas entre os demais deputados. Acredita-se que só um forte empurrão do Buriti viabilizaria sua candidatura. 
 Alternativas difíceis - Dentro do PT, outras candidaturas seriam difíceis. Wasny de Roure, que tem mais trânsito, é apontado como favorito para a próxima vaga do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Chico Leite enfrenta resistências no Buriti. Uma alternativa próxima ao governador seria o deputado Alírio Neto, do PPS, hoje secretário de Justiça. Considera-se pouco provável, porém, que Alírio deseje voltar para a vitrine da Presidência da Câmara. 
 Na esfera do vice - Dentro desse quadro, já existe uma articulação para que o sucessor de Patrício seja um não-petista, mas integrante firme da base política do governo. Isso significaria passar à esfera do vice-governador Tadeu Filippelli. Caso a tendência prevaleça, o nome mais provável seria o do veterano Rôney Nemer. Oficialmente, porém, Rôney também concorre a uma  cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas.
 Concentração de poderes - Os defensores dessa tese já têm até um discurso pronto. Alegam abertamente que, embora o PMDB, o PPS e demais partidos da base aliada tenham sido sempre leais ao Buriti, não contam com espaço na coordenação política de Agnelo. Haveria aí um excesso de cargos com petistas: Secretaria de Governo, Subsecretaria de Articulação, Casa Civil, Liderança do Governo e,  claro, a  Presidência da Câmara. Ao menos até agora.
Fonte: Eduardo Brito/ Coluna do Alto da Torre/ Jornal de Brasília

Ficha Limpa atinge políticos do DF e muda cenário das próximas eleições

  • A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa promete redesenhar o cenário político no Distrito Federal por, pelo menos, as duas próximas eleições. Vários políticos que, mesmo envolvidos em escândalos, se mantinham na vida pública, agora, estão impedidos de concorrer pelo prazo de oito anos, contado a partir das condenações ou do fim do mandato ao qual desertaram na tentativa de escapar da cassação O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) é um dos que serão afastados das urnas com a validade da Lei Complementar nº 135. Mas há outras figuras com expectativa de poder em Brasília que terão de colocar as barbas de molho até o cumprimento do castigo imposto aos políticos que, segundo a Justiça, têm a ficha suja.O caso de Joaquim Roriz talvez seja o mais notável. Não apenas porque foi governador por 14 anos, tinha grande potencial eleitoral, mas especialmente porque não escondia o desejo de voltar às urnas em 2014. Com o julgamento da última quinta-feira, Roriz fica impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo até 2023.O cálculo é feito com base no fim do mandato de senador (de 2007 a 2014), que ele abandonou para evitar a cassação. Quando cumprir o tempo exigido pela Lei da Ficha Limpa, Roriz terá quase 90 anos. As circunstâncias apontam, portanto, que dificilmente Roriz voltará a disputar uma eleição, o que não tira o seu poder de influenciar nos próximos pleitos.Ao transferir mais de 30% dos votos para a mulher, Weslian, que nunca tinha concorrido a nenhum cargo, o ex-governador demonstrou que preserva importante patrimônio eleitoral. Entre seus herdeiros naturais estão as duas filhas, Jaqueline (deputada federal) e Liliane (distrital), além de Rogério Rosso, que governou o DF por nove meses. Embora naturalmente enfraquecido, uma possível indicação ou mesmo a decisão de não indicar ninguém poderá ajudar a definir os rumos da sucessão em 2014.
  • Lilian Tahan-Correio Braziliense

GRILEIROS PRESOS NESTE FERIADO DE CARNAVAL

Dois homens flagrados em plena atividade de parcelamento do solo em uma área do Governo do Distrito Federal acabaram conduzidos à 9ª Delegacia de Polícia. A operação emergencial foi realizada na tarde deste sábado (18) em conjunto entre a Secretaria da Ordem Pública e Social, a Polícia Militar e a Civil. O crime aconteceu em uma área entre o Centro de Atividades 03 e a QL 01 do Lago Norte. A intenção era demarcar dois mil metros quadrados de terreno público para futuramente serem loteados e vendidos ilegalmente.

Ao chegarem ao local, a equipe percebeu a colocação de estacas. Dentro de um veículo encontrado com os criminosos havia rolos de arame e mais madeiras. Foi verificado que o automóvel pertence a um dos maiores grileiros do Lago Norte, que possui 83 passagens pela polícia. Ele é o suposto responsável pelo parcelamento, mas não estava no local. A Delegacia ainda investigará o caso.  
Após triagem, ficou comprovado que o licenciamento de 2009 estava vencido e, por isso, o veículo ficará retiro no depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Os dois homens serão enquadrados no artigo 50 do crime de parcelamento irregular do solo, Lei 6766/79. Se condenados, podem pegar de um a quatro anos de prisão. No entanto, o crime é afiançável. Nesse caso, o valor é de um salário mínimo para cada.

2012 com grandes prisões             
Operações entre órgãos do GDF neste início de ano tiveram resultados positivos. Quatro grileiros acabaram presos. O caso mais recente ocorreu no último dia 08. Um grileiro foi identificado como responsável pela venda de lotes irregulares na Chácara Barroso, no Núcleo Rural Rajadinha, localizado no Km 15 da DF 250, em Planaltina. 
Em janeiro, no dia 16, a negociação de venda de área pública por dois homens também foi parar na polícia. A situação ocorreu no KM 33 da DF 130, local conhecido como Núcleo Rural Café Sem Troco, em São Sebastião.Um dos acusados se passava por filho do suposto proprietário do terreno, que pertence à Terracap. 
Já no dia 14 de janeiro, outro homem foi flagrado abrindo ruas e descaracterizando a vegetação para um futuro parcelamento ilegal do solo na Chácara Floresta, localizada no Núcleo Rural Ponte Alta Norte, Gama.

Fonte: jornal de Brasilia
 Publicação: Sábado, 18/02/2012 às 21:00:21   Atualização: 18/02/2012 às 21:04:27