domingo, 4 de março de 2012

Governador Agnelo Queiroz inaugurou neste domingo quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs)

Foto: Roberto Barroso
Governador Agnelo Queiroz inaugurou neste domingo quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e um posto de emergência do Corpo de Bombeiros no Parque da Cidade


Brasília, 4 de março de 2012 – O Parque da Cidade de Brasília está cada vez melhor. Na manhã deste sábado, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Esportes, Célio Renê, inaugurou no local um posto de emergência do Corpo de Bombeiros e quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs), que são equipamentos para prática de exercícios na rua. Desde o início da atual gestão, o GDF já entregou 94 dessas academias de ginástica nas regiões administrativas para melhorar a qualidade de vida da população.

“Este é um espaço de saúde e de integração das famílias de todo o Distrito Federal, que vêm para cá caminhar, andar de bicicleta, de patins, de skate, em 4, 2 milhões de metros quadrados de área”, destacou Agnelo Queiroz. O governador chamou atenção para o programa Brasília Cidade Parque, que tem o objetivo de implantar 68 parques ecológicos e 22 unidades de conservação no Distrito Federal.

Agnelo Queiroz comentou que o Parque da Cidade formará, junto com o futuro Parque Burle Max, localizado ao lado do futuro Setor Noroeste, um grande complexo esportivo, que irá integrar o Estádio Nacional Mané Garrincha e ginásios da região urbana da capital, entre outros locais.

Desde o início de 2011, diversas ações foram executadas para melhoria do Parque da Cidade. Foram retiradas 80 toneladas de lixo; os 16 estacionamentos passaram a ser fechados à meia-noite e reabertos às 6h para dar mais segurança ao local e atrair atletas no horário noturno; foram reformados 24 parquinhos e playgrounds; as duas pontes do lago foram pintadas; os vestiários ganharam chuveiros e duchas e as quadras de esporte receberam areia nova, entre outros.
Foto: Roberto Barroso

Frequentadores – Cerca de 80 mil pessoas passam pelo Parque da Cidade aos domingos. Um dos frequentadores é Manoel Januário Cabral Sobrinho, que em 22 de maio vai completar 84 anos. Ele foi um dos primeiros a ocupar o novo PEC inaugurado pelo governador Agnelo Queiroz. Morador da 206 Sul – “onde morou JK”, brinca – o auditor fiscal aposentado faz o percurso de bicicleta. “Essa academia ao ar livre é uma beleza. É completa”, elogia. Na mochila, leva bananas e no quiosque se abastece com água de coco para se recuperar.

Além dos usuários comuns, o Parque da Cidade é utilizado por 160 grupos organizados, como músicos, artistas, atletas de esportes como patinação, vôlei de praia, judô, basquete e associações que tratam de pessoas com necessidades especiais.
Foto: Roberto Barroso

“Temos um governo atuante, que pensa nos parques”, enfatizou o administrador do Parque da Cidade, Paulo Dubois. Ele citou diversos dos organismos do GDF que atuam constantemente para a manutenção do local, como Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF), Polícias Militar e Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O administrador de Brasília, Messias de Souza, ressaltou que o Parque da Cidade integra moradores de todo o Distrito Federal. “O parque é uma joia de Brasília, um espaço generoso e democrático, mantido com a participação de todo o conjunto da esfera de governo. Há pouco mais de um ano estava com mato alto, debilitado, quebrado. Hoje, está cada vez mais preparado para receber seus usuários, crianças, adultos e idosos que vêm para cá fazer suas atividades, e alguns que fazem até cafés da manhã mensais aqui”, afirmou.

Socorro – O GDF instalou um posto para pré-atendimento hospitalar do Corpo de Bombeiros, bem próximo à administração do parque. Segundo o major Deusdete Vieira, que estava de plantão no local na manhã de hoje, o posto está equipado com maca, talas, colar cervical, aparelho para aferição de pressão e até desfibrilador (aparelho para casos de parada cardíaca).

“O posto está preparado para atender pessoas que sofreram uma queda de patins ou bicicleta ou que vieram para o parque mal alimentadas e sofreram uma crise de hipoglicemia”, exemplificou o major Vieira. Ele informou que uma equipe com três socorristas por turno estará disponível todos os dias no local, das 8h às 18h. Como apoio, há motociclistas e ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Fonte:

Agencia Brasilia