sábado, 21 de abril de 2012


















Marcha contra a corrupção reúne cerca de seis mil pessoas na Esplanada - Brasília


Além das comemorações programadas para ocorrer durante todo o dia, a festa dos 52 anos de Brasília foi marcada por manifestações. Cerca de seis mil pessoas participaram neste sábado (21/4) da Marcha contra a Corrupção. Concentrados desde as 9h, em frente ao Museu Nacional da República e, os manifestantes seguiram pela Esplanada dos Ministérios, protestando contra a corrupção, a impunidade e o mau uso do dinheiro público.

A maior parte dos integrantes do movimento usava camiseta preta. Eles também levaram faixas e megafones para protestar. Entre os temas estavam o pedido de agilidade no julgamento do mensalão, o fim do voto secreto no Congresso, além da crise política instaurada no governo após o escândalo que envolve o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Organizada por várias ONGs, esta é a terceira marcha contra a corrupção organizada pela internet. A primeira foi realizada no feriado da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 2011. A segunda, no dia 15 de novembro, feriado da República.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/


 Localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado, a torre ocupa uma área de 8,5 mil m² e tem 185 metros de altura. Desse total, 50 metros formam a parte metálica onde será instalada a torre de transmissão de 12 metros, que ficará a cargo das emissoras de tevê.

Dos 120 metros construídos em concreto, surgem duas ramificações laterais semelhantes a galhos. Nas extremidades estão cúpulas em formato similar a pétalas.

A Torre Digital sintetiza o melhor da arquitetura de Niemeyer em Brasília. É possível apreciá-la e dela contemplar a capital sob diversos ângulos. Do mais surpreendente deles, o mirante, avistam-se todos os pontos da capital a 120 metros do solo. O espaço dispõe de janelões com dois metros de diâmetro cada um e tem a capacidade para abrigar 74 pessoas.

 Logo abaixo e a 80 metros do solo está a primeira das duas ramificações, cuja extremidade é semelhante a uma pétala. O local vai abrigar um restaurante. Na outra lateral, com 60 metros de altura, há o mesmo modelo de ramificação. Nele, haverá uma sala de exposição e um café. Três elevadores, com capacidade para 12 pessoas, levarão os visitantes aos três pavimentos.

 Emissoras –  Também estão prontos os boxes para as emissoras. Cada um deles com 90 m² distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro, além de um estacionamento com 746 vagas. Três elevadores estão disponíveis, cada um com capacidade para 12 pessoas. A iluminação interna é feita por trinta projetores de plasma e a externa tem 15 postes de quatro pétalas cada um.

 Foram construídas dez lojas para abrigar cafés, lanchonetes e comercialização de souvenirs. O acabamento desses espaços, bem como os destinados à sala de exposições e ao restaurante, será concluído pelas empresas vencedoras da licitação para exploração dos pontos, cujo processo está sendo organizado pela Terracap.

 Para o vice-governador, Tadeu Filippelli, o monumento é um marco fundamental na história do Distrito Federal. “Esta torre representa a capacidade de um grande número de empresas de veículos de TV se unirem em torno de um projeto, representa um avanço fantástico entre o ontem e o hoje”, ressaltou.

 Entusiasmo – O arquiteto Jair Valera representou Oscar Niemeyer na solenidade e descreveu o entusiasmo do autor com a sua criação.  “Quando ele recebeu a incumbência de fazer a torre, ficou muito entusiasmado e começou a trabalhar no mesmo dia. Eu acredito que esta seja uma obra muito importante para o Niemeyer e para todos que trabalharam nela”, disse o arquiteto.

 Participaram do evento os secretários da Casa Civil, Swedenberger Barbosa; de Governo, Paulo Tadeu; de Comunicação, Samanta Sallum; de Turismo, Luiz Otávio Neves; de Obras, David Matos; da Cultura, Hamilton Pereira; de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, entre outros secretários, autoridades e deputados distritais.

 Maratona – O governador Agnelo Queiroz começou o dia de comemorações do 52º aniversário de Brasília participando de um café da manhã, minutos antes da largada da Maratona Brasília de Revezamento 2012. A competição teve a participação de mais de 6 mil inscritos, nas categorias geral masculino e feminino, mista, cadeirantes e adaptados.