terça-feira, 29 de novembro de 2011

Magela é homenageado durante cerimônia do cinquentenário do Sindicato dos Bancários Imprimir E-mail
Imagem vazia padrãoMuita emoção marcou a cerimônia do cinquentenário do Sindicato dos Bancários de Brasília. A história de 50 anos de lutas e conquistas da categoria bancária foi lembrada por meio de vídeos e depoimentos nesta sexta-feira (25/11) no auditório do sindicato. Compareceram ao evento bancários, trabalhadores do ramo financeiro, dirigentes sindicais, parlamentares, secretários de governo e representantes de outros sindicatos. Os shows ficaram por conta da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte— que homenageou o cinquentenário do Sindicato no carnaval deste ano, do grupo Liga Tripa e do palhaço Xarará.
Entre os homenageados da noite estava o deputado federal licenciado, atual secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela. À exceção dos demais homenageados, Magela nunca presidiu a entidade e foi congratulado como reconhecimento por sua atuação em defesa da categoria, em especial durante o episódio de retomada do Sindicato das mãos dos pelegos em 1980, que contou com o apoio do ex-presidente Lula, à época líder sindical no ABC Paulista.
“Todas as vezes que consegui me eleger, eu contei com o apoio da categoria. Esta comemoração é uma homenagem não apenas para aqueles que dirigiram esta entidade, mas para os trabalhadores que ajudam na construção do dia a dia de luta”. Pontuou Magela, ressaltando que sempre atuou na base, como delegado sindical e ativista, lutando em prol dos bancários.
Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem prestada a um dos fundadores e o primeiro presidente do sindicato, falecido em 31 de julho deste ano, Adelino Cassis. Como forma de agradecimento pela imensa contribuição, o Sindicato entregou certificado de homenagem póstuma a Carlos Cassis, filho de Adelino.
Também foram homenageados os ex-presidentes da entidade, José Wilson, José Alves, o atual presidente do Banco de Brasília, Jacques Pena, o secretário de Organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jacy Afonso, a deputada federal Érika Kokay e José Sampaio, além do bancário aposentado do Banco do Brasil, Édio Custódio, diretor da primeira gestão do Sindicato e um dos responsáveis pela montagem da primeira sede.
A festa encerrou com o discurso do atual presidente, Rodrigo Britto. Durante sua fala, Britto falou da missão do Sindicato de formar novos dirigentes para renovar a representação e o movimento. “Precisamos continuar investindo em informação e formação”, pontuou.

Dilma declara apoio à candidatura de Brasília para sediar a Universíade
Lilian Tahan
Enviada Especial
Publicação: 29/11/2011 00:21 Atualização: 29/11/2011 00:29
Brasília recebeu um apoio de peso para sediar as olimpíadas a Universíade em 2017. A presidente da República, Dilma Rouseff enviou no fim da noite de segunda-feira (28/11) uma carta à delegação brasileira que está em Bruxelas (Bélgica) para defender a candidatura da capital federal como sede dos jogos universitários.

No documento, Dilma Rouseff afirma que Brasília reúne as condições necessárias para organizar um evento esportivo de grande porte. A presidente também destaca as qualidades urbanísticas da cidade: “Brasília e o Brasil estarão preparados para receber os atletas da
Universíade”, diz ela.

Brasília compete com Taipé, em Taiwan (China), que se preparou fortemente para desbancar Brasília na disputa. Esta é a quarta tentativa da cidade chinesa de receber a Universíade. Conta a favor dela, portanto, a experiência de candidatura, um enorme poderio econômico e a tradição da Ásia em sediar esse tipo de evento — eles já prepararam 10 edições.

Argumentos
Um dos argumentos mais fortes da campanha de Brasília — o preparo para a Copa do Mundo e das Confederações — também será trabalhado durante a sustentação oral da candidatura. As imagens da construção, já em fase adiantada, do Estádio Nacional — com capacidade para reunir 71 mil atletas — é um dos trunfos da comitiva de Brasília.

Outro argumento que será apresentado em defesa da candidatura de Brasília é a disposição de parcerias da iniciativa privada com o governo para oferecer estrutura aos jogos universitários.
Confira no blog da Lilian Tahan a íntegra da carta de recomendação enviada pela presidente Dilma Rousseff para a comitiva brasileira.