quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
 
Secretaria de Estado de Comunicação Social
 
Governador do DF é homenageado pelo Green Building Council Brasil
 
 
Agnelo Queiroz é o único representante do país a receber a homenagem na categoria Poder Público, em reconhecimento ao compromisso de tornar o Estádio Nacional de Brasília exemplo de sustentabilidade
 
 
Brasília, 26 de outubro de 2011 - O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebe hoje, em São Paulo, homenagem do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) – entidade internacional responsável por fiscalizar e incentivar construções sustentáveis. Durante a entrega do prêmio Liderança em Ação, o governador será o único representante do país homenageado pelo GBC na categoria Poder Público.
 
O governador receberá a homenagem por seu papel de liderança em tornar o Estádio Nacional de Brasília o primeiro do mundo com possibilidade de receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum – entregue após a conclusão da obra – é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é sustentável.
 
“Eu me sinto muito satisfeito ao receber esta homenagem, em reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe que busca incansavelmente a sustentabilidade do Estádio Nacional de Brasília. Estamos erguendo não só um estádio, mas uma ecoarena”, afirma Agnelo Queiroz. “Para alcançar a certificação Leed Platinum, estamos tendo cuidado especial com o uso sustentável de energia elétrica e de água, com a destinação dos resíduos da obra e com a segurança dos nossos trabalhadores”, afirmou. Para ele, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão entre os maiores legados que a Copa do Mundo de 2014 deixará para o país.
 
Segundo a diretora executiva da GBC Brasil, Maria Clara Coracini, o projeto de Brasília é um exemplo a ser seguido pelas demais unidades da Federação. “O estádio tem apoio incondicional do governador, profissionais de altíssimo gabarito, qualificados e comprometidos com a construção sustentável e a vontade genuína  de realizar uma Copa Verde”, elogia. “O GBC Brasil quer homenagear e reconhecer publicamente o trabalho de Brasília”, destaca.
 
Ecoarena – O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.
 
Depois de pronto, o estádio contará com captação de energia solar e de água da chuva. O piso no entorno do estádio será permeável. Além disso, a arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
 
Ritmo acelerado – A obra da Ecoarena está próxima de completar 40% de sua execução. Cerca de 3 mil operários atuam no canteiro e o terceiro turno já foi iniciado. Os trabalhos de escavação (96% concluídos) e fundação (96,8%) estão em fase final e a concretagem da arquibancada inferior está em ritmo acelerado, com 60% já executados.
 
“Estamos cumprindo nossa obrigação e estamos confiantes. O estádio está em ritmo acelerado. Em Brasília, efetivamente, teremos Copas Verdes, nas quais os turistas se deslocarão a pé do estádio para hotéis e outros setores. Brasília é a capital da República, representa todos os brasileiros. Temos certeza de que a capital federal será uma antes da Copa e outra depois”, afirma Agnelo Queiroz.
 
O Estádio Nacional de Brasília está sendo construído para sediar a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e, mais do que isso, diversos grandes eventos nos próximos anos, como a Copa América em 2015 e os jogos de futebol das Olimpíadas de 2016, entre outros. A capital também é candidata a sediar, em 2017, o terceiro maior evento esportivo do planeta: a Universíade – jogos universitários que ficam atrás, em tamanho e importância, apenas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.