quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Força-tarefa pela regularização dos templos religiosos

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Comunicação Social





Grupo de trabalho coordenado pelo GDF irá propor soluções para legalizar funcionamento de templos religiosos no DF. Representantes do governo federal, das igrejas e parlamentares integram o GT

Brasília, 23 de fevereiro de 2012 – O Governo do Distrito Federal formou nesta quinta-feira grupo de trabalho (GT) para debater o funcionamento dos templos religiosos no DF. O grupo está formado por representantes do GDF, governo federal e deputados distritais e federais. Dentro de 10 dias, eles se reunirão com representantes de templos, igrejas e comunidades religiosas para discutir a situação dos estabelecimentos no DF.

A formação do GT foi anunciada na tarde de hoje pelo governador em exercício, Tadeu Filippelli, que esteve reunido com representantes de templos religiosos. O encontro foi motivado pelo fato de a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) ter interditado um terreiro de umbanda e candomblé e ter notificado outro em Planaltina, no dia 3 de fevereiro, por falta de alvará de funcionamento. A reunião de hoje foi realizada para tranqüilizar os representantes das entidades religiosas de que nenhuma atitude será adotada por parte do GDF sem que questões fundamentais do tema sejam debatidas em conjunto com eles.

“O grupo de trabalho formado a partir de hoje foi composto para solucionar os fatos relativos a este assunto (autorização para funcionamento de templos religiosos). O GT irá alcançar todo o segmento, como igrejas católicas, evangélicas e terreiros”, disse o governador em exercício.

De acordo com Tadeu Filippelli, o governo precisa resolver a questão das licenças de funcionamento e legalização das áreas dos templos religiosos, ainda não normatizadas em lei. “Estes são os problemas mais imediatos e críticos. Precisamos propor ações que sejam claras, que reconheçam os cultos em si como uma atividade diferenciada, e que permitam ao governo regularizá-los”, defendeu.

O governador em exercício disse ainda que a Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan) irá fazer um cadastro dos templos religiosos do DF. Os dados disponíveis são defasados. De acordo com o Departamento de Proteção do Patrimônio Brasil-África do Ministério da Cultura, há 700 terreiros de umbanda e candomblé cadastrados no DF. Mas o próprio departamento estima que este número passe de 7 mil.

Ceilândia mais uma vez está de parabéns!



Ceilândia mais uma vez está de parabéns! A cidade proporcionou aos foliões uma linda festa em um espetáculo carnavalesco que reuniu em todos os dias, segundo cálculos da polícia militar, mais de cem mil pessoas no Ceilambódromo.


 O Carnaval de Ceilândia reuniu famílias em peso nas arquibancadas e nas áreas de alimentação.  Crianças, jovens, adultos e idosos, de todas as idades, todas as raças e classes sociais, se misturavam numa só corrente que era a diversão e a alegria, com muita energia positiva, paz e emoções.



O Governador, Agnelo Queiroz, se compromissou e contribuiu com seu apoio para proporcionar uma grande festa aos foliões, blocos e escolas, que fazem o carnaval brasiliense. Foi uma vitória dos carnavalescos e da sociedade. Agora é a hora de reconhecer que Ceilândia, além de ser a cidade do forró, faz o melhor carnaval do Distrito Federal.



Segundo o tenente-coronel da PM-DF, Zilfrank Antero, porta-voz da Operação Carnaval, a ausência de ocorrências se deve ao esquema de segurança montado pela corporação. Segundo ele “foi o carnaval mais tranquilo de todos os tempos do Ceilambódromo. Atuamos no local do evento e nas proximidades, realizando abordagem preventiva e blitz e para que não houvesse excesso de bebidas alcoólicas e direção. Patrulhamos para impedir possíveis furtos e agimos com prevenção dentro do Ceilambódromo. Nosso trabalho foi de intervir de imediato, em qualquer princípio de briga ou de confusão”.

De acordo com Ari de Almeida, Administrador de Ceilândia, nem a chuva interferiram no andamento dos desfiles.
“A cidade se mostrou preparada para receber os foliões, todo trabalho de infra-estruturar foi executado a tempo, asfalto, iluminação, podas de árvores, faixas e placas de sinalização. A cidade se apresentou em ótimo estado, recebendo moradores locais e de diversas regiões do DF”. Disse ainda que “Ceilândia já mostrou que é a cidade que tem as condições necessárias para receber os grandes eventos descentralizados do DF. Uma população estimada em 610 mil pessoas por si só garante o sucesso, seja o carnaval ou o São João do Cerrado, e agora o Bregalândia, que já estamos preparando, para comemorar os 41 anos da cidade”.
Quero de público fazer uma referência a todas as lideranças desta cidade e autoridades do GDF que prestigiaram e se divertiram juntos com o público. Parabenizo também todas as autoridades que colaboraram para o bom andamento desta grande festa, em especial a Secretaria de Cultura e a Administração Regional de Ceilândia, que fizeram deste evento “ÔOO CARNAVAAAAAL”. Tudo isso só foi possível graças à determinação e o empenho do Governador Agnelo Queiroz.
A Acadêmicos da Asa Norte foi eleita a melhor escola de samba do Grupo Especial, no carnaval brasiliense, com 269,2 pontos. A escola celebrou os quadros do pintor paulista Cândido Portinari, em um desfile que chamou a atenção pela qualidade técnica. A Aruc, do Cruzeiro, desta vez ficou em segundo lugar, com 268,7 pontos. A maior diferença de pontos entre a Asa Norte e a Aruc foi no quesito harmonia. A primeira recebeu nota máxima, enquanto a Aruc recebeu 9,2.
Em terceiro lugar ficou a Águia Imperial de Ceilândia, que conseguiu levantar a arquibancada durante o desfile.
À vontade em nossa cidade de origem, a Águia deu uma prévia da bateria antes de entrar na passarela do samba, arrancando aplausos e gritos de empolgação dos presentes. O enredo abordou o modernismo brasileiro. Na avenida, 1,2 mil foliões e quatro carros alegóricos, representando desde o Teatro Municipal até Abaporu, quadro de Tarsila do Amaral, que se transformou em ícone do movimento. No sábado, a população poderá conferir o desfile das campeãs no mesmo local. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 450 pessoas acompanharam as apurações.
Ceilândia já está pronta para promover o próximo carnaval de 2013! Até lá...

Jeová Rodrigues Neves