domingo, 8 de janeiro de 2012

publicada em 5.1.2012, sobre a substituição do presidente da Codhab:

Nome: Edson Machado Monteiro
Data: 08/01/12

E-mail: edol.com.brmonteiro@u
Mensagem: Reproduzo abaixo email encaminhado ao Blogo do Ceilandiaemalerta, a respeito de nota publicada em 5.1.2012, sobre a substituição do presidente da Codhab:

Li em seu blog notícia do dia 5.1.2012, que, no minimo, merece reparo e alguns esclarecimentos.
Minha atuação à frente da Codhab foi pautada no profissionalismo, na ética e nos princípios legais que norteiam a condução de negócios e a gestão da coisa pública, com o rigor de implementar mudanças que se faziam necessárias para restaurar a imagem da empresa, tão combalida e desgastada nos últimos anos. E em todos os momentos contei com o apoio e colaboração do Conselho de Administração da Empresa, da Diretoria Executiva, do Secretário Magela e do Subsecretário Rafael, bem como das demais pessoas e órgãos envolvidos.
Reformulamos, em conjunto, as bases da nova política habitacional do DF e em pouco menos de um ano fizemos o que não foi feito há décadas. A partir das diretrizes do Secretário, reorganizamos e modernizamos a Codhab; reconstituímos as equipes; fizemos o recadastramento dos beneficiários;  lançamos editais para produção de mais de 20 mil unidades habitacionais; desembaraçamos questões pendentes há anos junto ao Ministério Público e TCDF, como, por exemplo, o emprendimento Jardins Mangueiral;  retomamos os programas de regularização (Sol Nascente, Estrutural, DNOCS), bem como a entrega de escritura a milhares de beneficiários, dentre muitas outras questões.
Tudo isso exigiu muita interação e parceira não só com a Secretaria de Habitação, mas também com outros órgãos do GDF, sempre com motivação, dedicação, senso profissional e jornadas de trabalho quase sempre de 14/15 horas diariamente, inclusive em finais de semana, com apoio e suporte das equipes da Codhab.
 Muito ainda está por fazer, mas as bases estão lançadas e certamente em 2012 a Codhab e a Sedhab começam diferentes e mais preparadas para cumprirem os seus papeis.
Meu diálogo com o Secretário Magela - amigo e colega do Banco do Brasil por mais de 30 anos - e com o Subsecretário Rafael Oliveira sempre foi fácil, proveitoso e produtivo, em benefício das causas e dos trabalhos que desenvolvemos juntos.  Ser HONESTO e RIGOROSO na condução de negócios e na gestão da coisa pública - marca que sempre orientou minha atuação profissional – não deveria seria visto como \"intransigência\", mas sim como requisitos necessários e exigidos de todo gestor.
Meu pedido de exoneração da presidência da Codhab decorreu única e exclusivamente  por questão de interesse pessoal, para atender convite de trabalho na iniciativa privada, embora estivesse satisfeito e motivado com o trabalho que vinha desenvolvendo, principalmente em razão do nível de relacionamento e do apoio recebido do Secretário Magela.
Temos que mudar os conceitos e deixarmos de lado os preconceitos para mudarmos este País. Essas mudanças passam também pela postura da imprensa e dos formadores de opinião, que têm por hábito julgar e \"linchar\" as pessoas a partir de informações sem qualquer fidedignidade.
Edson M Monteiro

Dilma se prepara para visitar o Haiti no próximo dia 1º

Dilma se prepara para visitar o Haiti no próximo dia 1º


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff se prepara para visitar o Haiti no próximo dia 1º. Em conversa com o presidente haitiano, Michel Martelly, Dilma comentou sobre seu desejo de ir a Porto Príncipe, capital do país. Na visita, a presidenta pretende intensificar a cooperação brasileira, ampliando as parcerias nas áreas de saúde em conjunto com Cuba, agricultura, capacitação profissional e o apoio à construção da usina hidrelétrica sobre o Rio Artibonite, no Sul do país.

Assessores de Dilma, que preparam a viagem, disseram que a visita será emblemática, pois ocorre no momento em que o Haiti – o país mais pobre das Américas – enfrenta ainda dificuldades de reconstrução causadas pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010, quando morreram mais de 220 mil pessoas, e o agravamento da epidemia de cólera.

Empossado no ano passado, o presidente Martelly também vive uma fase delicada. Sem apoio político no Parlamento, ele tenta consolidar-se politicamente por meio de anúncio de ações isoladas. Porém, o histórico político do Haiti de instabilidade e tensões cria um ambiente de apreensão no país, segundo observadores brasileiros.

Independentemente do momento político haitiano, Dilma quer mostrar que o Brasil pretende manter-se como protagonista no que se refere à ajuda ao país. Para a presidenta, o apoio internacional não deve ser limitado às ações militares, mas ampliado para a área social. Os projetos de combate à fome e erradicação da pobreza executados no Brasil, por exemplo, podem ser adaptados ao Haiti, segundo especialistas.

Com índices de violência e desemprego elevados, o Haiti sofre com as ações de grupos organizados, denominados gangues urbanas. Uma das tarefas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), formada por militares brasileiros e de várias nacionalidades, foi atenuar o poder desses grupos. A missão, porém, que tem caráter temporário, deverá ser retirada do país.

Antes de seguir viagem para o Haiti, Dilma irá no próximo dia 31 para Cuba. A visita a Havana ocorre no momento em que o presidente cubano, Raúl Castro, incentiva a abertura da economia por meio de medidas para o estímulo ao incremento no campo e nas cidades. Sob embargo econômico desde 1962, os cubanos sofrem com uma série de limitações e vivem com restrições de energia, água e alguns tipos de alimentos. Agência Brasil
Publicação: 08/01/2012 10:30 Atualização:

Governador em exercício fala sobre medidas de segurança para EPTG e Eixão





O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, falou na manhã deste domingo (8/01) sobre medidas de segurança para as duas vias que estão preocupando os moradores do Distrito Federal, em razão da segurança falha e elevado número de acidentes. Filipelli comentou sobre a DF-001, mais conhecida como Eixão, e sobre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), durante a primeira cerimônia de troca da bandeira de 2012, realizada na Praça dos Três Poderes.

De acordo com o governador em exercício, o Grupo do Eixão, um grupo de trabalho criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para pensar em soluções para a DF-001, se reunirá na próxima quarta-feira (11/01). Na ocasião, será apresentado o termo de referência para um concurso comandado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que elegerá soluções técnicas para a segurança da via expressa. Também vai ser discutido um plano de campanha educativa, voltada tanto para motoristas quanto para pedestres. Entre outras questões, a campanha procurará incentivar os pedestres a utilizarem as passagens subterrâneas do Eixão, que devem ganhar maior iluminação e podem vir a ser monitoradas por câmeras.

Quanto à EPTG, Filipelli afirmou que a intenção do GDF é começar o mês de fevereiro com as principais correções de que a via necessita "a pleno vapor". São elas a instalação de grama nos canteiros para conter a lama; adequação da drenagem pluvial; implantação de defensas nos viadutos e sinalização vertical e horizontal. "A licitação para drenagem está em vias de homologação", disse. Entre os serviços, a sinalização e a colocação das defensas já começaram na última semana.

O governador em exercício responsabilizou irregularidades no processo licitatório pela demora na entrega dessas obras. Ele disse ter constatado ontem, percorrendo a EPTG, que só havia duas viaturas do DER e Detran fiscalizando a via. Segundo Fillipelli, já a partir de amanhã os quatro carros prometidos estarão reforçando a segurança.
Fonta C/B
Mariana Branco
Publicação: 08/01/2012 11:00 Atualização: 08/01/2012 11:33