sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Paulo Tadeu pede que MP apure o caso

Secretário de Governo quer que todas acusações e atos do policial passem por uma rigorosa investigação

Tamanho da Fonte     CAROL GUITTON LEAL
aleal@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo
Secretário Paulo Tadeu exibe as cópias das passagens do seu irmão, Ricardo e esposa Foto: BritoSecretário Paulo Tadeu exibe as cópias das passagens do seu irmão, Ricardo e esposa
O secretário de Governo, Paulo Tadeu, entregou, hoje, à procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice de Carvalhido, um documento no qual solicita que o órgão apure os fatos envolvendo o policial militar João Dias. Este, na última quarta-feira (7), invadiu o gabinete do secretário, no Palácio do Buriti, agrediu duas servidoras que estavam no local e jogou uma bolsa com R$ 200 mil na qual afirmou ter dinheiro de corrupção. “Importante que a toda verdade aparece para a sociedade. Não podemos assistir que uma pessoa haja de selvageria e invada o Palácio e fique impune diante do Poder Judiciário”, avaliou. Segundo Tadeu, o MP acatou o pedido e vai encaminhá-lo ao promotor para dar início ao processo.
O  secretário pediu que as acusações e atos do policial tenham investigação rigorosa. “Precisamos saber a origem do dinheiro. E quem são as pessoas que estão  por trás desta armação que o GDF está sendo vítima”, completou. Tadeu lembrou que até o momento o PM não apresentou nenhuma prova que disse ter contra o governo. “Desta história tiramos duas conclusões: ele é mentiroso ou chantagista que está usando provas que diz ter para extorquir pessoas, sejam empresários, pessoas do governo, ou até mesmo de oposição”, diz. 

No depoimento que prestou à Polícia Civil, João Dias disse ter ido ao gabinete devolver o dinheiro que o irmão de Paulo Tadeu, Ricardo, acompanhado de uma secretária identificada como Paula e mais duas pessoas, havia lhe entregue  no último domingo.

O secretário apresentou as passagens aéreas e as reservas de hotel que provam que seu irmão esteve no Rio de Janeiro. “Estas provas derrubam a denúncia de que o meu irmão e estas pessoas citadas por ele teriam o procurado e entregaram uma mala com dinheiro”, disse   Paulo Tadeu. De acordo com a cópia dos bilhetes da companhia aérea, Ricardo e a esposa seguiram para o Rio de Janeiro na quinta-feira (1) e retornaram a Brasília na segunda-feira (4), às 0h49.


Agnelo Queiroz presta apoio

O secretário Paulo Tadeu disse ter recebido o apoio do governador Agnelo Queiroz para que o caso seja apurado. Durante um evento na manhã de ontem, Agnelo Queiroz disse considerar a invasão do policial militar João Dias ao gabinete do secretário de Governo, Paulo Tadeu, como um ato gravíssimo e uma agressão ao patrimônio público.

Transparência e combate à corrupção



  • Agnelo Queiroz lança Portal da Transparência do GDF e serviço de atendimento a denúncias de irregularidades na gestão pública
    Secretaria de Comunicação


    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino, lançaram nesta quinta-feira o novo Portal da Transparência do GDF e a Ouvidoria de Combate à Corrupção. As novas medidas têm por objetivo garantir a divulgação de informações para que a sociedade possa acompanhar e fiscalizar as ações do governo, participando ativamente do combate à corrupção. Elas se somam ao já lançado Plano de Transparência e Combate à Corrupção, apresentado pelo governo no dia 4 de fevereiro.

    “São medidas como essas que estão incomodando muita gente, mas não iremos abrir mão delas. Não serão pressões, ataques e armações que nos farão recuar”, afirmou o governador Agnelo Queiroz. “O portal será um instrumento acessível a todos e irá assegurar ao cidadão o direito de exercer o controle social para que a administração pública seja cada vez mais transparente. E a ouvidoria é um canal para que quem se sentir violentado nos seus direitos possa denunciar, sob a proteção do anonimato”, explicou.

    Denúncias poderão ser realizadas pessoalmente ou pelo telefone 0800 644 9060, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Quem preferir poderá se dirigir à Ouvidoria Geral, no 14º andar do anexo do Buriti, das 9h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis.
    Agnelo Queiroz destacou que as novas medidas fazem parte da celebração do Dia Internacional contra a Corrupção – 9 de dezembro – e não serão instrumentos para denuncismo. “Vamos garantir a ampla defesa e o contraditório a todos os que forem alvos de denúncias”, assegurou o governador.

    Ouvidoria – A Ouvidoria de Combate à Corrupção foi criada para receber e encaminhar denúncias sobre irregularidades relacionadas exclusivamente a licitações e contratos firmados entre o governo local e instituições e entidades (públicas e privadas). As denúncias serão analisadas pela ouvidoria e encaminhadas às devidas áreas da Secretaria de Transparência e Controle para apuração.
    A ouvidora-geral do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho, explicou que o foco são as possíveis irregularidades em licitações e contratos com o GDF. “Por isso, nosso público-alvo são os servidores públicos e os empresários”, disse, acrescentando que, se forem suspeitos, outros cidadãos também podem ser alvos de denúncias e, consequentemente, de investigação.

    “Se a denúncia de corrupção for feita por meio do 156, será encaminhada para a nossa central e, se ela sugerir crime, além da investigação na Secretaria de Transparência e Controle, iremos encaminhá-la à Polícia Civil”, informou Vera Lúcia Coelho.

    A ligação não tem custo para o cidadão e pode ser feita por telefones fixos e celulares. A identidade do denunciante será mantida sempre em sigilo, cabendo a possibilidade do anonimato. Os denunciantes deverão relatar com detalhes o fato e os envolvidos na suposta irregularidade, lembrando que denúncias anônimas não permitem a complementação de informações que possam ser necessárias à apuração. Todos os atendentes da ouvidoria passaram por um curso de capacitação antes de atuarem na área.

    Portal da Transparência – Outra importante ferramenta de controle para a população é o novo Portal da Transparência, disponível no endereço www.transparencia.df.gov.br. Nele estarão disponíveis, dentre outras informações, dados sobre receitas e despesas do Governo do Distrito Federal, íntegra do Plano Plurianual, leis de Diretrizes Orçamentárias e Orçamentária Anual, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, relação de servidores matriculados no GDF, editais e contratos do governo dos últimos seis anos, relação de bens da administração pública e prestação de contas e listas dos inscritos em programas sociais, como o Qualificopa e o Morar Bem.

    “O principal mérito do portal é deixar a transparência fácil para a população, ninguém precisará de curso para acessar, entender e fiscalizar as informações”, ressaltou o secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino. “Dar esta satisfação à sociedade é um dever nosso, um dever do governo. A transparência é um caminho sem volta”, destacou.

    O novo portal tem design moderno, que possibilitará a fácil utilização em dispositivos móveis, como tablets e aparelhos de celular. A página permitirá, ainda, o direcionamento do usuário para os principais canais do GDF nas
    redes sociais e será um ambiente colaborativo com os demais órgãos públicos e o cidadão, com disponibilização de informações consolidadas e de dados estatísticos. Não é necessária a realização de cadastro ou senha para o acesso dos dados disponíveis.
    Também participaram da solenidade o vice-governador, Tadeu Filippelli; o deputado federal e presidente do PT-DF, Roberto Policarpo; e o deputado distrital, Olair Francisco, entre outras autoridades.

    Foto


    Foto: Roberto Barroso

Regularização e melhorias na QNR

Casas do setor serão reformadas ou construídas

Tamanho da Fonte     JURANA LOPES
jcosta@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo
Setor será regularizado e moradores devem receber escrituras dos lotes localizados na QNR, informou a Administração RegionalFotos: BritoSetor será regularizado e moradores devem receber escrituras dos lotes localizados na QNR, informou a Administração Regional
O setor QNR da Ceilândia está perto de sua total regularização e em breve a comunidade deve receber as escrituras dos lotes. Além disso, técnicos da administração e da Codhab fizeram um estudo para analisar a situação de todas as quadras da QNR e a situação de moradia do local. Foi identificado que das 1.125 casas do setor, cerca de 50% precisam de algum tipo de reforma para conclusão.

Segundo administrador Ari de Almeida, a seleção das casas foi feita de acordo com a necessidade e desde 2009, o governo federal repassa recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para melhorias no setor. “Já estava tudo autorizado, então fizemos esse estudo e identificamos 500 casas para serem reformadas ou construídas. Desse total, 16 já foram reformadas”.

De acordo com Almeida, as casas que estão faltando algum tipo de finalização como reboco, pintura, piso, etc, são terminadas. Já os barracos de madeira são desmanchados e no local são construídas casas de alvenaria. Atualmente, essas melhorias estão sendo feitas na quadra 3, pois era o local que já estava mapeado.

O administrador informou que a estimativa é que as reformas e construções sejam concluídas até a metade de 2012, caso não consigam terminar todas as 500 casas selecionadas, a administração vai pedir a renovação da empresa prestadora de serviços por mais seis meses para que tudo seja concluído até o final de 2012.