quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo estande da Copa na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura


Brasília, 25 de abril de 2012 – Durante 10 dias de exposição na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, realizada entre 14 e 23 de abril, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 20 mil visitantes conheceram os projetos de preparação de Brasília para a Copa do Mundo de 2014.

Em uma área de cerca de 50 m², decorado com os motivos da Copa do Mundo, o estande interativo exibiu vídeos das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, dos programas de qualificação da população para os grandes eventos (Qualificopa), dos cursos de idiomas (CIL) para jovens estudantes que serão voluntários na Copa e, até, de gols da Seleção Brasileira em 16 Mundiais, desde 1950.

Uma das atrações foi o dispositivo digital que capturava fotos dos visitantes no estande. Cerca de 12 mil pessoas fotografadas receberam as imagens por e-mail.

“A integração com o público brasiliense foi o ponto alto. Tivemos a oportunidade de mostrar o andamento das obras e, principalmente, o legado que ficará para a população com a passagem deste grande evento pela cidade”, disse o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça.

Na ocasião, houve o lançamento de um livreto ilustrado sobre os preparativos do Mundial em Brasília. Foram distribuídos cinco mil exemplares. O livro, bilíngue, traz as iniciativas do governo para os grandes eventos esportivos internacionais, além de informações turísticas sobre shows e espetáculos, gastronomia, espaços verdes e monumentos da capital federal.

A programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura incluiu lançamento de livros, shows, mostra de filmes, seminários, exposições e teatro. O público estimado foi de 460 mil pessoas.

Comitê do BNDES aprova empréstimo para a CEB

A previsão é de que o recurso esteja disponível até o segundo semestre deste ano. Com ele, a companhia terá condições de refinanciar sua dívida e melhorar a prestação do serviço à população
Brasília, 25 de abril de 2012 – O Comitê de Enquadramento e Crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta quarta-feira (25), o enquadramento do empréstimo de R$ 609 milhões para sanear as finanças e recuperar a capacidade de investimentos da Companhia Energética de Brasília (CEB).
A previsão é de que o recurso esteja disponível até o segundo semestre. Ele vai permitir que a CEB tenha condições de refinanciar sua dívida, que chega a R$ 870 milhões, e melhorar o sistema e a prestação do serviço à população, evitando as interrupções no fornecimento de energia.
A sinalização do BNDES é uma vitória para o governador Agnelo Queiroz. Desde que assumiu o GDF, ele vem trabalhando para resgatar a Companhia. No início de fevereiro deste ano, o governador esteve com o presidente do banco, Luciano Coutinho, para debater sobre o projeto de financiamento de recursos a serem aplicados na CEB, entre outros assuntos.

Trabalho: DF tem melhor março dos últimos 20 anos

Pesquisa de Emprego e Desemprego revela aumento de 0,9% na taxa de desemprego em relação a fevereiro. É o menor índice para o mês de março nos últimos 20 anos
Brasília, 25 de abril de 2012 – A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do mês de março, divulgada nesta quarta-feira (25), revelou aumento de 0,9% na taxa de desemprego no Distrito Federal em relação a fevereiro. Em comportamento típico para o período, o índice variou de 12,4% para 13,3%. A população desempregada ficou em 189 mil pessoas em março, 13 mil a mais em relação a fevereiro.
Apesar do aumento, a taxa de desemprego de 13,3% é a menor para o mês de março desde o início da série histórica do estudo. “Tivemos, neste mês de março, a menor taxa de desemprego para o período nos últimos 20 anos”, salientou a coordenadora da pesquisa do Dieese, Adalgiza Lara Amaral.
Realizado mensalmente, o levantamento é elaborado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria de Trabalho do DF (Setrab) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O aumento do desemprego em março se deve, principalmente, à eliminação de 10 mil postos de trabalho e à inserção de 4 mil pessoas na população economicamente ativa. Fatores como o término de contratos temporários e até o clima chuvoso na cidade influenciaram.
“Há os empregos temporários dos segmentos de comércio e de serviços, que demitem no início do ano e só voltam a contratar depois de março. Além disso, nessa época do ano, a construção civil desacelera, por fatores climáticos. São questões sazonais”, explicou o supervisor do Escritório Regional do Dieese, Clóvis Scherer.
O contingente de ocupados foi estimado em 1,235 milhão. Houve queda na oferta de vagas nas áreas de Serviços, Indústria, Construção e no agregado Outros. Entretanto, essa redução foi amenizada pelo aumento dos postos no Comércio, com 7 mil novas vagas, e na Administração Pública, com mil postos.
Evolução – De acordo com a pesquisa, entre fevereiro de 2011 e o mesmo mês deste ano, o rendimento médio real dos ocupados teve aumento de 5,3%, e o dos assalariados cresceu 2,1%. No mesmo período, a massa de rendimentos dos ocupados aumentou 9,1% e a dos assalariados, 9,4%. Nos dois casos, o resultado foi atribuído ao aumento no nível de ocupação e no rendimento médio. O serviço público é o principal responsável pelo impulso nos ganhos dos trabalhadores do DF.
“Existe uma tendência de queda do rendimento no início do ano. Mas, pela segunda vez consecutiva, registramos aumento da renda. Há uma recuperação do rendimento em todos os segmentos, em especial no setor público”, enfatizou o diretor de Gestão de Informações da Codeplan, Júlio Miragaya.
Menor espera por vagas – Além do aumento no rendimento, o trabalhador do DF tem outro motivo para comemorar: passa cada vez menos tempo à espera por uma vaga de emprego. O tempo médio de procura por trabalho caiu de 45 semanas em março de 2011 para 42 semanas em março deste ano.
Esse dado normalmente é influenciado pela variação nas taxas de desemprego aberto – que subiu de 9,4% para 10,3% – e de desemprego oculto, que permaneceu estável, em 3%. Desta vez, no entanto, a mesmo com a variação positiva do desemprego aberto, a fila à procura de trabalho andou mais rápido.
A taxa de desemprego aberto refere-se às pessoas que procuraram trabalho, de modo efetivo, nos últimos 30 dias. Já o oculto consiste na falta de busca por emprego por trabalho precário ou por desalento. De acordo com a equipe do estudo, os brasilienses estão mais otimistas em relação ao mercado de trabalho, o que explica o crescimento na procura ativa por um posto. As políticas sociais também têm contribuído para reduzir a situação de desalento.
Expectativas – A previsão, segundo o Dieese, é que o desemprego recue a partir do segundo semestre. “Não há uma relação mecânica, mas a expectativa é de queda caso a economia caminhe normalmente. Houve uma mudança na política econômica do governo federal, com ações como a redução na taxa de juros, o que pode gerar mais postos”, afirmou o supervisor do Escritório Regional do Departamento, Clóvis Scherer.
Para a presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, a PED funciona como um termômetro do cenário do emprego no DF, o que contribui para a elaboração e aplicação de políticas públicas. “O estudo serve como alerta para os governos. Por meio dos resultados é possível pensar em incentivos ao setor. No DF, por exemplo, é preciso investir em qualificação na construção civil, pois Brasília é um canteiro de obras, mas carece de mão-de-obra capacitada”, concluiu.

MAIO PODE SER VERMELHO

           MAIO PODE SER VERMELHO

                A direção do PARTIDO DOS TRABALHADORES DO DISTRITO FEDERAL (PT/DF), na reunião de sua Comissão Executiva Regional, aprovou a realização de uma série de atividades  com objetivo  de mobilizar a militância perante o quadro político atual e a situação defrontada pelo Governo do Distrito Federal.

               Estão, em programação, debates, plenárias, distribuição de jornais, encontros e reuniões com integrantes do GDF,  dos movimentos sindicais e populares, com partidos aliados e progressistas, em especial aqueles que participaram da coalizão que levou Agnelo Queiroz ao Buriti..

                Tarefas serão desempenhadas pelos e pelas Dirigentes Regionais que comparecerão aos Diretórios Zonais com objetivo de mobilizar os filiados e filiadas do Partido.

                Há divulgação de jornais com os pontos de vista do Partido sobre os últimos acontecimentos locais e nacionais.

              O Fórum de Presidentes Zonais marcou  uma grande atividade com os filiados e as filiadas: a PLENÁRIA DA MILITÂNCIA PETISTA, DIA 16 DE MAIO, À NOITE, NA SEDE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS, NA 515 SUL, quando será debatido o papel da militância na conjuntura atual.

                No entanto, para que surta o efeito desejado e seja de fato um MAIO VERMELHO, necessário se faz a inserção nestas atividades do próprio Governador e de seus auxiliares diretos, principalmente, aqueles filiados ao Partido dos Trabalhadores.

                Eis que, inclusive programações de atividades com a militância e membros do Governo não tem regularidade, inclusive houve uma conversa com o Secretário de Saúde, que programada, foi desmarcada na última hora, tendo muitos militantes comparecido e receberam de surpresa a noticia da não realização, sem data nova marcada para ocorrer.

                Se não houver, por parte dos membros do Governo, uma ação programada e cumprida neste sentido de proximidade, quase nenhum resultado terá o esforço do Diretório Regional e dos Zonais. 


                Por isso, julgamos essencial que haja comprometimento dos membros do Governo Agnelo Queiroz com estas programações, com destaque ao descastelamento de Bege, Paulo Tadeu e do Governador e que haja a interlocução direta com os militantes sociais e partidários.

Brasília terá mudança radical no transporte

Agnelo diz que obras serão para os próximos 20 anos

Governador do DF afirma que o transporte coletivo será prioridade sobre o individual
Foto: Gilda Diniz
 
 Governador do DF afirma que o transporte coletivo será prioridade sobre o individuaApós anúncio da presidenta da República, Dilma Rousseff e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que o governo federal investirá R$ 32 bilhões em transporte público em todo o País, o governo do Distrito Federal (GDF) destacou as principais obras que receberão esse investimento: o Eixo Oeste, que implica em intervenções antes, durante e depois da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), e sairá de Ceilândia e irá até o centro de Taguatinga; o Expresso DF, conhecido como Eixo Sul, que liga Gama e Santa Maria à Asa Sul, e o metrô de Brasília, que será ampliado em até sete quilômetros.
 
A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade das Grandes Cidades, em que projetos de metrô, veículo leve sobre trilhos (VLT) e corredores de ônibus beneficiarão moradores de cidades com população acima de 700 mil habitantes, o que atinge 39% da população brasileira.
 
 O programa prevê a qualificação da infraestrutura urbana para garantir a acessibilidade, qualidade e conforto aos usuários do transporte público.
 

“É uma grande conquista para a nossa cidade, talvez a mais importante da história. Teremos três obras, que receberão cerca de R$ 700 milhões. Vamos atuar em dois grandes eixos problemáticos do Distrito Federal, que é o Eixo Sul e a Via Oeste, que viabilizará a própria EPTG”, afirma Agnelo.

As obras do Expresso DF (Eixo Sul) são mais baratas e mais rápidas, por serem veículos leves sobre pneus, e ficarão prontas até a Copa das Confederações, em meados de 2013. As outras duas deverão ficar prontas para a Copa do Mundo, em 2014.


Metrô será ampliado e sistema será mais rápido

Além das intervenções nas vias, o metrô será ampliado.

 O terminal do Setor O terá, mais ou menos, dois quilômetros, assim como o de Samambaia e o da Asa Sul. “Nosso metrô poderá levar o dobro de pessoas que leva hoje e andará muito mais rápido.

Além da ampliação, teremos a central de controle para monitorar o sistema de transporte da cidade”, conta o governador.

Para Agnelo Queiroz, o PAC vem para aprimorar todo o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF. “O programa complementa nossos projetos e  fará parte dessa mudança profunda que Brasília sofrerá. Vamos assegurar o deslocamento com obras estruturantes.  A população perderá menos tempo, terá mais qualidade de vida, gastará menos com carros e poluirá menos a cidade. O transporte é para o futuro”.   Redação Jornal Coletivo

 É uma grande conquista para a cidade, talvez a mais importante”.

Agnelo Queiroz, governador do DF

“Não há relação entre o deliquente e o GDF”

Fotos Roberto Barroso

“Não há relação entre o deliquente e o GDF”



Na esteira das prisões feitas na madrugada desta quarta-feira 25 pela Operação Saint-Michel, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, concedeu entrevista coletiva em Brasília reafirmando, sem dar margem a qualquer dúvida, o apoio da legenda ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
 “Não há nenhuma relação entre o delinquente Carlinhos Cachoeira e a administração do GDF ou o governador Agnelo”, disse Falcão. “O que existe são as operações que ele fez, e deram certo, com o senador Demóstes Torres em outros lugares, mas nenhuma em Brasília ou com seu governo”.
Um dos objetivos da coletiva de Falcão foi contestar nota publicada na revista Veja, esta semana, segundo a qual ele iria retirar o respaldo do partido ao governador do Distrito Federal.
 “Isso foi uma plantação, mas uma do esquema desses delinquentes”, disse Rui. Na semana passada, o presidente nacional do PT teve um encontro pessoal com Agnelo Queiroz, no qual reafirmou o apoio da legenda à administração.
Não há, em nenhum dos grampos feitos pela Operação Monte Carlos vazados até aqui, nenhuma indicação de que a administração do GDF tenha sido conivente com as tentativas de assédio à máquina pública feitas pelo contraventor Carlinhos Cachoeira, a Delta Engenharia e o ex-araponga Adalberto Araújo, o Dadá, sobre a máquina pública.

Lula lidera bombardeio contra Perillo na CPI

 Por Vera Rosa - Agência Estado

Incentivador da CPI do Cachoeira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta quarta em Brasília disposto a estimular o PT e a base aliada a bombardearem o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) para atingir a oposição às vésperas das eleições. Lula vai almoçar com a presidente Dilma Rousseff e ministros, no Palácio da Alvorada, algumas horas depois da instalação da CPI.

À noite, os dois comparecerão à estreia do filme "Pela Primeira Vez", no Museu Nacional. Trata-se de um documentário de 32 minutos em 3D, produzido pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, que mostra a despedida de Lula do Palácio do Planalto e a posse de Dilma, em janeiro de 2011.

Nos últimos dias, o ex-presidente e sua sucessora divergiram sobre a conveniência da instalação da CPI. Lula, porém, está convencido de que as investigações vão desvendar como operava o que ele chama de "quadrilha política e empresarial" comandada pelo contraventor Carlos Cachoeira.

"Vocês vão se surpreender com o que vai surgir nessa CPI", disse o ex-presidente a parlamentares do PT, na semana passada. Na avaliação de Lula, o esquema de Cachoeira se aliou à oposição e agiu para fabricar provas contra o seu governo. Em conversas reservadas, o ex-presidente tem dito que a CPI vai desvendar as ligações de Cachoeira com a "farsa do mensalão".

Perillo garantiu, em 2005, que alertou Lula sobre o pagamento de propina a parlamentares, em troca de apoio no Congresso. O ex-presidente nega e nunca perdoou o tucano por isso.

Embora não tenha feito nada para evitar a CPI, Dilma teme que a comissão contamine as votações no Congresso. O governo também se deu conta de que a CPI pode trazer problemas ao Planalto porque a construtora Delta, no epicentro das investigações, é a que tem mais contratos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Essa CPI tem um foco determinado: o esquema de uma quadrilha, que operava com jogos clandestinos e fazia espionagem política. Pode ser que tenha outros crimes correlatos aí e é isso que vamos investigar", resumiu o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo na Câmara.

Vaccarezza era o preferido por Lula para a relatoria da CPI, mas é desafeto da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), e teve o nome vetado pelo Planalto, que acabou dando sinal verde para o deputado Odair Cunha (PT-MG). "Está tudo bem.

 O importante é que Lula está com boa saúde, o cabelo crescendo e a voz firme", comentou Vaccarezza, numa referência ao fim do tratamento do ex-presidente para combater um câncer na laringe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado/Raiz Forte

Instalada, CPMI do Cachoeira pede documentos à PGR e STF

Instalada, CPMI do Cachoeira pede documentos à PGR e STF Foto: Sergio Lima/Folhapress

Formada por 32 parlamentares, comissão elegeu, na primeira reunião, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) como presidente e o deputado Odair Cunha (PT-MG) como relator

Senadores e deputados instalaram oficialmente hoje (25) a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar a atuação do empresário de jogos ilegais Carlinhos Cachoeira e suas ligações com agentes públicos e privados.

Na primeira reunião da chamada CPMI do Cachoeira, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi empossado presidente da comissão. O deputado Odair Cunha (PT-MG) foi também designado relator da CPMI. O nome dos dois foi oficializado por aclamação.

Mais de 70 requerimentos de convocação de oitivas e de requisição de documentos já foram apresentados, mas na primeira reunião, a CPMI aprovou somente o primeiro requerimento apresentado pelo relator Odair Cunha que requisitou os documentos da operações Vegas e Monte Carlo. Os pedidos serão endereçados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria Geral da República (PGR). "Esses documentos são nosso ponto de partida" explicou o relator.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) também sugeriu a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e dos dois delegados que conduziram as investigações na Polícia Federal para que eles possam informar o estágio das investigações. No entanto, esse pedido não chegou a ser apreciado pelo CPMI.

A CPMI é formada por 32 parlamentares, sendo 16 deputados e 16 senadores, além dos seus respectivos suplentes e tem o prazo de 180 dias para concluir as investigações. As reuniões, de acordo com o senador Vital do Rêgo, ocorrerão nas terças, quartas e quintas-feiras. "Da minha parte, prometo todo empenho e diálogo com todas as forças que atuam na CPMI", destacou.

"Sou a favor da requisição dos requerimentos, mas acho que esses documentos devem nos chegar pelas mãos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e com a audiência dos delegados que conduziram o caso", destacou Collor.

O PT e o PMDB são os partidos que ocuparam mais vagas – três senadores e três deputados cada legenda – obedecendo o critério da proporcionalidade na Câmara e no Senado. O PSDB tem duas vagas de senador e duas de deputado.

 Já o PDT, DEM, PSB, PCdoB, PTB, PP e PR ficaram com uma vaga titular de senador e uma de deputado. O PV e o PSD tem um senador cada. O PSC e o PPS ficaram com um deputado cada na comissão.

Cachoeira está preso desde o fim de fevereiro. Escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, indicam que ele mantinha relações com parlamentares, autoridades e empresários envolvidos em licitações públicas milionárias.

25 de Abril de 2012 às 11:52
Agência Brasil -

PT/DF discorda de CPI na CLDF

PT/DF discorda de CPI na CLDF

     A direção do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal, através da sua Comissão Executiva Regional, discorda de uma eventual instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa com o objetivo de arrastar o governo petista para o centro de denúncias infundadas sobre a realização de investigações clandestinas ou grampos sem autorização judicial.

     Os adversários do PT agem nesse momento com o intuito de criar um clima artificial de crise política e de desestruturação administrativa. Portanto, patrocinar ou requerer investigações fundamentadas por matérias jornalísticas reproduzidas por veículos de comunicação que notabilizaram-se por atacar de forma covarde e persistente o partido, o governo federal e as administrações petistas no Brasil é ingenuidade política. A CPI na CLDF é inoportuna e serve apenas aos agentes políticos que querem detratar o Governo do Distrito Federal e o PT.

     O PT/DF orienta os integrantes da sua bancada na Câmara Legislativa do Distrito Federal que não subscrevam ou patrocinem qualquer proposição legislativa no sentido de arrastar o governo petista para o centro das denúncias reveladas pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

     A tradição do PT é a discussão coletiva e nas instâncias partidárias. A direção do PT/DF desconhece e não foi comunicada de qualquer discussão coletiva da sua bancada na CLDF. Não foi informada sobre as razões ou fatos que motivaram a pretensão de se instalar uma CPI. Neste sentido, recomendamos aos deputados distritais que instale o debate com a direção do partido e construam nas instâncias partidárias uma decisão coletiva sobre esse episódio.

     O PT/DF confia nas informações prestadas pelo GDF que não há por parte do nosso governo  qualquer ação de estado contra cidadão ou autoridade sem o amparo da lei.

Brasília, 24 de abril de 2012
Comissão Executiva Regional PT/DF

Abertura dos envelopes com propostas para recuperação das vias subterrâneas foi divulgada hoje. Contrato será assinado em 60 dias

Revitalização das passagens do Eixão

Escrito por 

  Secretaria de Comunicação Social
Revitalização das passagens do Eixão
Foto: Roberto Barroso
O compromisso do Governo do Distrito Federal com a segurança de pedestres e ciclistas que atravessam o Eixão deu mais um passo neste dia 21 de abril, aniversário de Brasília. Foi aberto hoje o envelope com o projeto vencedor que, após a assinatura do contrato, terá 60 dias para apresentar a proposta final de revitalização das passagens subterrâneas da via, já com as alterações pedidas pela banca julgadora. O contrato será assinado entre o Governo do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetura do Brasil e o escritório vencedor.

Foram mais de 50 inscritos e 37 selecionados, sendo que a escolha final foi aprovada por unanimidade pelo corpo de jurados. O projeto do escritório de Gustavo Portezani Rodrigues, de São Paulo, apresentou uma visão que expandiu para além da passagem da 102 Sul – objeto do concurso – a estrutura de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, pedestres e ciclistas e propôs conectividade com outras passagens subterrâneas.

“Com uma passagem adequada e segura, nós vamos desestimular a violência e vamos evitar que as pessoas passem por cima do Eixão. Vamos mostrar que é muito mais atrativo e seguro atravessar pela passagem subterrânea”, declarou Agnelo Queiroz.

O privilégio ao transporte não motorizado também pesou a favor do vencedor, já que os espaços no centro da cidade de Brasília sofrem com a escassez de vagas.  “Buscamos soluções mais duradouras e estruturantes para a nossa capital. Não apenas soluções cosméticas que logo passam e fazem o problema continuar. Fizemos isso para solucionar o problema das passagens subterrâneas”, ressaltou o governador.

O vice-governador Tadeu Filippelli exaltou o esforço que tem sido realizado para evitar as mortes no Eixão. “Desde o início do ano, registramos apenas uma morte na via. Eu queria que não tivesse havido nenhuma, mas já é um avanço”. O acidente referido pelo vice-governador ocorreu após uma colisão de um motoqueiro contra um veículo oficial que prestava serviços na área e estava devidamente sinalizado. “Foi uma fatalidade que nós não poderíamos evitar”, completou.

A presidenta da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan) Ivelise Longhi ressaltou que Brasília surgiu de um concurso e que, agora, com a concorrência, o governo passa a cuidar da mesma forma dos pequenos espaços.

O presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil, Paulo Henrique Paranhos afirma que “o concurso evidencia o projeto do urbanista Lúcio Costa”.
O processo de revitalização das passagens subterrâneas foi iniciado com um concurso lançado em 16 de fevereiro. Para garantir a segurança das pessoas que passam diariamente pelas passagens, o GDF determinou uma força-tarefa para manutenção dos espaços. Duplas de policiais militares fazem rondas no período entre 7h e 19h. Serviços diários de lavagem e limpeza e a substituição da iluminação nas vias também estão sendo realizados em todas as passagens subterrâneas do Eixão.

Acordo de cooperação Brasília-Roma – Antes da cerimônia de abertura dos envelopes, o governador Agnelo Queiroz e o representante da prefeitura de Roma - Itália, Filippo La Rosa, assinaram um acordo de cooperação entre as duas capitais voltado para a valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade – título concedido à capital federal pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1988.

Entre as medidas tomadas em conjunto estão seminários e discussões sobre a preservação de Brasília, a aproximação das duas culturas, o desenvolvimento mútuo, a troca de experiências técnicas, políticas, educacionais, entre outras.

O embaixador da Itália Gherardo La Francesca ressaltou que deseja ampliar a ligação entre as duas capitais, que comemoram aniversário no mesmo dia (Brasília completa 52 anos e Roma 2.765). “Não há no mundo uma cidade como Brasília, assim como não há outra como Roma. Nasci em Roma e sou morador desta maravilha que é Brasília e estou muito feliz por participar desta assinatura”, ressaltou o embaixador. Além disso, Brasília é a cidade mais nova declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e Roma, a mais antiga.

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama, Ilza Queiroz; o vice-governador, Tadeu Filippelli; os secretários de Estado de Comunicação Social, Samanta Sallum, e de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela; o secretário-chefe de Casa Militar, Rogério Leão; o comandante-geral da Polícia Militar, Suamy Santana; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Júnior; o administrador regional de Vicente Pires, Dirsomar Chaves; o diretor-técnico da Prefeitura de Roma, Maurízio Anastazia; o diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Wilson Lima; o consultor jurídico do Paulo Guimarães; o presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Koch e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no DF, Alfredo Gastal. Arquitetos e participantes do concurso também participaram da solenidade.

Recurso será aplicado nos projetos de conclusão do sistema de transporte do Eixo Sul e da EPTG e de expansão e modernização do metrô


PAC da Mobilidade destinará R$ 2,2 bi ao DF
Foto Roberto Barroso
Três projetos do Distrito Federal foram contemplados com o investimento de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de mobilidade urbana nas grandes cidades. Ele foi anunciado nesta terça-feira pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto.

"Foi com grande esforço que o Governo do Distrito Federal obteve este resultado. Fizemos nosso dever de casa. Apresentamos projetos de qualidade técnica. Este é um grande passo na melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal", disse o governador Agnelo Queiroz, presente à cerimônia ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho.

Foto Roberto Barroso
A iniciativa do governo federal representa uma vitória para o GDF, que, desde o início de 2011, empenha-se em oferecer melhores condições aos usuários de transporte urbano. Entre as medidas tomadas, destaca-se a instituição do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), no primeiro semestre do ano passado. Ele prevê a realização de diversas obras de mobilidade urbana, como a expansão do metrô e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). "Se Brasília não tivesse o Plano Diretor de Transporte Urbano, não teria o PAC Mobilidade. Há um ano, nós o aprovamos na Câmara Legislativa do DF", afirmou o secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho.
Foto Roberto Barroso
A verba do PAC da Mobilidade será destinada à conclusão do Sistema de Transporte do Eixo Sul (que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF), Eixo Oeste (que liga a Estrada Parque Taguatinga – EPTG – ao Centro de Taguatinga, a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates e o Setor de Indústria e Abastecimento – SIA – ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto) e a expansão e modernização do metrô.

Abrangência– O PAC da Mobilidade Urbana vai destinar R$ 32 bilhões para projetos de metrô, Veículo Leve Sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que beneficiam moradores de cidades com mais de 700 mil habitantes. Desse valor, R$ 22 bilhões são recursos do governo federal.
Serão beneficiados 51 municípios em 18 estados. O prazo para a entrega dos projetos finalizados por estados e municípios é de 18 meses a partir da publicação da seleção das propostas no Diário Oficial da União.

Foto Roberto Barroso
Suzano Almeida, da Agência Brasília