segunda-feira, 12 de março de 2012

Buriti bate de frente com Sinpro - e corta o ponto dos professores

Publicado em 12 de Março de 2012 por Redação
Mais de 500 mil alunos estão sem aulas
Mais de 500 mil alunos estão sem aulas

Buriti bate de frente com Sinpro - e corta o ponto dos professores


O governador Agnelo Queiroz está disposto a partir para o confronto com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Nesta segunda-feira 12, após relatório indicando que a adesão à greve da categoria é praticamente de 100%, ele mandou cortar o ponto dos faltosos.
A decisão foi tomada antes mesmo de a Justiça do Trabalho se manifestar sobre o assunto.
O não pagamento dos dias parados foi comunicado pelo porta-voz do Palácio do Buriti, Ugo Braga.
- O governo não pode pagar professor que não vai ao trabalho. Hoje já foi cortado", disse.
Braga antecipou que o governo não pretende recorrer à Justiça para barrar o movimento grevista. Segundo ele, a ordem do governador Agnelo Queiroz é insistir no diálogo com a categoria e forçar os professores a uma "reflexão".
Mais de 540 mil alunos da rede pública de ensino do DF estão sem aula. De acordo com o Sinpro-DF, a categoria resolveu parar após o governo não cumprir acordo estabelecidos em 2011.
- O que nos levou à greve é um acordo de abril do ano passado que não foi cumprido, principalmente em dois itens: plano de saúde e reestruturação do plano de carreira. Isso passa pela recuperação salarial. Queremos a isonomia com demais categorias do serviço público no DF de nível superior. A negociação é que vai definir os índices de reajuste, informou o Sinpro.
Segundo o sindicato, as 649 escolas públicas do DF vão permanecer fechadas até, pelo menos, 20 de março, quando será realizada uma nova assembleia.
A Secretaria de Educação afirma que o governo está impossibilitado de atender todas as reivindicações dos professores em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os gastos com pessoal estariam quase no limite do que permite a lei, segundo o GDF.
Na semana passada, quando os professores decidiram em assembleia decretar greve, o governador disse que o governo não tem como dar aumento para nenhuma categoria do governo este ano, devido à LRF. Agnelo destacou que o segmentou foi o que recebeu maior reajuste na atual gestão.
"Como explicar para a população que vai suspender um serviço essencial uma categoria que recebeu 14% de reajuste, o dobro da inflação, e com piso três vezes maior que o nacional?", disse Agnelo.
O secretário de Educação, Denílson da Costa, enfatizou que mais de 90% dos pedidos de negociação, que começaram ano passado, já foram atendidas.

Mais saúde para Brazlândia Governador Agnelo Queiroz entrega 13º centro de saúde reformado do DF. Fortalecimento da saúde primária é prioridade da gestão



Brasília, 12 de março de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, entregou nesta segunda-feira a reforma do Centro de Saúde nº 1 de Brazlândia. Para realizar as melhorias, foram necessários oito meses de trabalho e investimento de R$ 945 mil. Esta foi a primeira grande reforma em mais de 30 anos de funcionamento da unidade.

“Estamos ampliando cada vez mais o sistema de saúde da rede primária para desafogar os nossos prontos-socorros. Este é o 13º centro de saúde que entregamos reformado em nossa gestão”, destacou o governador. “Estamos mudando a realidade da saúde do DF, com melhorias nos equipamentos, na parte física e com mais profissionais”, enfatizou.

As obras incluem reformas nas estruturas hidráulica e elétrica; ampliação dos consultórios, da sala de curativos e dos banheiros; e construção de rampas de acesso para cadeirantes nas duas entradas, assim como vaga exclusiva de estacionamento para pessoas com necessidades especiais. Também foram realizadas melhorias na informatização do sistema da unidade.

“Este Centro de Saúde é muito importante, porque reúne os núcleos do Programa Saúde da Família, que, por meio dos agentes comunitários, podem marcar consultas na casa das pessoas, sem que elas precisem se deslocar para fazê-lo aqui”, destacou o governador. “Nós queremos eliminar as filas nos centros de saúde, e uma das estratégias é o fortalecimento da atenção primária”, afirmou Agnelo Queiroz.

Durante a reforma, o atendimento aos pacientes do Centro de Saúde foi remanejado para outras unidades de Brazlândia, entre elas o Hospital Regional de Brazlândia (HRB), o Centro de Saúde nº 2, o Posto de Saúde nº 1, além de estruturas montadas especialmente para o período de reformas, no Corpo de Bombeiros, na Inspetoria de Saúde e em unidades da Secretaria de Educação.

O Centro de Saúde nº1 foi reaberto à população no dia 15 de dezembro de 2011, mas só agora foi oficialmente entregue. O secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, explicou que foi determinação do governador abrir a unidade para a população imediatamente após a conclusão das melhorias.

O administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, comemorou a entrega da reforma do Centro de Saúde, que faz parte das prioridades da gestão do governador Agnelo Queiroz. “Por muito tempo nossa cidade ficou abandonada, estagnada, sem ter um projeto. Este governo tem como prioridade a saúde. Por isso, hoje temos um hospital que é referência no atendimento”, afirmou.

Especialidades – O Centro de Saúde nº 1 realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais, divididos entre consultas clínicas, visitas domiciliares e atividades de enfermagem, como troca de curativo e nebulização. A unidade oferece consultas nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, pediatria, ginecologia, obstetrícia, nutrição, odontologia e hebiatria (área da medicina especializada em adolescentes). A unidade também possui programas de controle do diabetes, hanseníase e tisiologia, área que estuda as causas, prevenção e tratamento da tuberculose.

O atendimento na especialidade hebiatria é feito por dois médicos. Além de acompanhar as mudanças físicas tão comuns na adolescência, os profissionais também verificam as mudanças comportamentais e emocionais.

Também são oferecidas no local aulas de tai chi chuan, arte marcial chinesa, às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, e automassagem, às quartas-feiras, no mesmo horário. Não é necessária inscrição prévia.

Entorno – Brazlândia é uma das principais portas para a entrada de pacientes do Entorno no sistema público do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde calcula que mais da metade dos atendimentos a pacientes nos sistema de saúde de Brazlândia sejam de pessoas de outras cidades.

“Brazlândia é a cidade que mais recebe pressão do Entorno, por isso, todas as melhorias que são feitas aqui se refletem no atendimento à população de lá”, afirmou o secretário Elias Miziara.

Mesmo com o grande fluxo de pacientes de fora do sistema de saúde de Brazlândia, o governador Agnelo Queiroz ressaltou a qualidade do serviço prestado na cidade. “O sistema público de saúde de Brazlândia é um dos melhores da rede. Se fosse para atender apenas a população local, seria melhor do que o de muitos países de primeiro mundo. No entanto, mais de 60% das consultas que ocorrem aqui são de pessoas que vêm do Entorno”, explicou.

Usuários – Mãe de duas meninas, uma de 11 anos e a outra de quatro meses, Maria Aparecida Ramos Freitas é usuária dos serviços do Centro de Saúde nº 1 e foi uma das pacientes deslocadas para outras unidades da rede. Ela afirma que, com a reabertura, ficou melhor o deslocamento para ser atendida, já que o centro fica mais próximo da sua casa. Ela contou que, mesmo antes da reforma, “o atendimento sempre foi muito bom”.

Saúde Primária – Desde o início de sua gestão, o governador Agnelo Queiroz prioriza a ampliação da saúde primária, com as equipes do Programa Saúde da Família. Essas famílias visitam as casas dos pacientes para agendar consultas, evitando o deslocamento até os prontos-socorros, o que reduz as filas.

Elias Miziara explicou, ainda, que as melhorias também têm o objetivo de aperfeiçoar as condições de trabalho dos profissionais. “Para melhorar a perspectiva na rede de saúde estamos focando no servidor, no abastecimento e na estrutura física. Precisamos de um ambiente adequado para que os servidores e pacientes se sintam bem”, destacou.

Agnelo Queiroz destacará as medidas adotadas pela atual gestão de atenção às mulheres, homenageadas no mês de março



No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacará as medidas adotadas pela atual gestão de atenção às mulheres, homenageadas no mês de março

Brasília, 12 de março de 2012 – A edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador, que vai ao ar nesta terça-feira (13), será especialmente dedicada às mulheres. Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador Agnelo Queiroz reforça o compromisso com as ações voltadas para promover o atendimento integral às brasilienses, como acesso a políticas públicas de qualidade nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda, entre outras. A meta é conferir dignidade e cidadania às mulheres do Distrito Federal.

O governador também ressaltará a programação Março Mundo Mulher, desenvolvida pelo Governo do Distrito Federal durante todo o mês, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos e modelo de transporte público do DF.
Todo o conteúdo do programa está disponível para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

Dep. Federal Roberto Policarpo convidam todos os pastores...




Romário sobre Teixeira: 'Exterminamos um câncer'


Romário sobre Teixeira: 'Exterminamos um câncer' Foto: Divulgação

Sempre afiado, o deputado federal e ex-jogador Romário celebrou com palavras duras a queda de Ricardo Teixeira da presidência da CBF e já deixou o novo presidente, José Marin, de sobreaviso: “Senão, teremos que exterminar a AIDS também”

12 de Março de 2012 às 17:15
247 – O deputado federal Romário (PSB-RJ) celebrou na tarde desta segunda-feira o anúncio da saída definitiva de Ricardo Teixeira do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e com palavras duras. Em texto contundente, publicado em sua conta no Facebook, o Baixinho comparou a queda de Teixeira ao “extermínio de um câncer”, apesar de dizer que acha “muito difícil e quase impossível” que “a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol”.
Na mensagem, Romário alfineta o novo presidente da CBF, José Maria Marin e diz esperar que o cartola siga na linha, “senão, teremos que exterminar a AIDS também”. Apesar da desconfiança, o deputado socialista deseja boa sorte ao novo presidente e, expondo sua faceta política, aproveita para capitalizar a saída de Teixeira do comando do futebol brasileiro. “Tô muito feliz em saber que participei deste momento de vitória e de mudança para o futebol brasileiro”, escreveu.
Leia a mensagem na íntegra:
Boa tarde, Galera!
Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou a presidência da CBF. Espero que o novo presidente, João (sic) Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS também.
Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje (acho muito difícil e quase impossível) a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol.
Tô muito feliz em saber que participei deste momento de vitória e de mudança para o futebol brasileiro. Não só acredito, mas também espero, que uma limpeza geral deve ser feita na CBF. Só então, definitivamente, poderemos ficar tranquilos de que a mudança acontecerá em todos os sentidos.