sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Governo do DF avança no enfrentamento ao crack

Em fórum, autoridades apontaram soluções para erradicação do problema

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, discutiu o tema com representantes do governo federal e das secretariasFoto: Pedro VenturaO secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, discutiu o tema com representantes do governo federal e das secretarias
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal realizou, ontem, o Fórum de Segurança Pública para Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Durante todo o dia, membros de diversas secretarias, do governo federal e da sociedade civil debateram ações relacionadas ao tema, como a Operação Marco Zero, o Panorama de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e o Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack.
O Plano Distrital servirá de base para a formulação da Política Nacional de Combate às Drogas. Este tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo uso de entorpecentes, especialmente o crack, e conta com a participação de 15 secretarias do GDF e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a integração das secretarias para o sucesso do programa de combate ao crack. “Enquanto nós temos o papel de funcionar como o braço repressivo e, eventualmente, preventivo no combate às drogas, as demais secretarias têm, por exemplo, a função de dar tratamento ao usuário ou possibilitar que moradores em situação de rua possam se afastar das cenas de uso”, disse Sandro Avelar.

Em andamento, um dos instrumentos utilizados pela Secretaria de Segurança Pública no combate ao crack é a Operação Marco Zero, realizada na área central de Brasília, Ceilândia e Taguatinga. Satisfeito com o resultado que o projeto tem apresentado, Sandro Avelar afirma que, em 40 dias de operação, foram presos 128 traficantes nessas regiões. “Nos pontos em que acentuamos o combate às drogas, os índices de furtos caíram entre 70% e 80%”, comemorou o secretário.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação

Brasília, capital do esporte

Cidade recebe, de hoje a 06 de novembro, delegações da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Olímpico Australiano e Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), que vêm conhecer infraestrutura para jogos, treinos e outro eventos.

Brasília, 28 de outubro de 2011 – De hoje a 06 de novembro (domingo), Brasília receberá delegações responsáveis pelos três maiores eventos esportivos do mundo (Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Universíade), que vêm conhecer a cidade e a infraestrutura disponível para jogos, treinos e outros eventos. Além de receber a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014, a capital também é candidata a Centro de Treinos das Olimpíadas de 2016 e a sede dos Jogos Mundiais Universitários, que será realizado em 2017.

Na manhã desta sexta-feira (28/10), a delegação da Federação Internacional de Futebol (FIFA) veio à cidade conhecer os espaços para a realização da FIFA Fan Fest, evento que reunirá torcedores e turistas durantes as partidas da Copa do Mundo de 2014. O Comitê Organizador Brasília 2014 sugeriu à delegação dois ambientes: o primeiro em volta da Esplanada dos Ministérios e o segundo em torno do Eixo Monumental, próximo ao Estádio Nacional. O local definitivo deverá ser anunciado na próxima semana.

A FIFA Fan Fest é um evento para os fãs de futebol e também de música e de artes. O espaço será montado durante todo o período do Mundial e terá telões de alta definição com transmissão dos jogos, além de shows com artistas nacionais, entre outras atividades. O primeiro Fan Fest ocorreu em 2002, na Copa do Mundo da Coreia e do Japão, como um evento de apoio para animar os torcedores que não conseguiram ingressos para ver as partidas nos estádios. No Mundial de 2006, na Alemanha, a festa foi ampliada e, finalmente, em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, o evento foi internacionalizado. No ano passado, a Fifa Fan Fest, realizada no Rio de Janeiro, reuniu mais de 500 mil pessoas nas transmissões de todos os jogos. O número é o mesmo projetado para o período da Copa no Distrito Federal.

MAIS VISITAS

Neste sábado (29/10), quem chega à cidade é o Comitê Olímpico da Austrália, que conhecerá as instalações esportivas do Distrito Federal. Além de receber as partidas de futebol das Olimpíadas de 2016, Brasília está inscrita e foi pré-selecionada como local de treinamento antes dos jogos. Na programação dos australianos estão as instalações esportivas da Secretaria de Educação, o autódromo, a Universidade de Brasília, o Lago Paranoá e o complexo do Cave, no Guará.

A semana ainda segue com visitas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que virá conhecer as instalações da cidade para uso como Centro de Treinos das Olimpíadas de 2016, e da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu). Brasília disputa com Taipei, na China, a sede da Universíade, os Jogos Mundiais Universitários de 2017, e a visita da delegação da Fisu faz parte da programação para a definição da cidade-sede.