terça-feira, 25 de outubro de 2011


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
 
Regularização Fundiária e Urbanística
 
Governador Agnelo Queiroz assina Protocolo de Procedimentos com o TJDFT e participa de encerramento de seminário sobre o tema
 
Brasília, 25 de outubro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Otávio Augusto Barbosa, assinaram nesta terça-feira um Protocolo de Procedimentos durante solenidade no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O acordo faz parte das atividades de encerramento do Seminário de Regularização Fundiária e Urbanística do DF, promovido pelo TJDFT.
 
“Este é um documento histórico, porque é um protocolo de compromissos firmados entre todos os atores da sociedade e dos Poderes constituídos”, destacou o governador. “Com ele, nós poderemos acelerar a regularização fundiária no Distrito Federal, com metodologia, aparando as arestas que possam existir entre as diferentes áreas de governo”, completou.
 
“Hoje é uma data histórica para a vida constitucional, institucional e política do Distrito Federal. Pela primeira vez, os Poderes se reúnem para definir procedimentos para a regularização de terrenos. Por parte do Tribunal, faremos isso por meio da conciliação ou da mediação. Temos até varas específicas para isso”, afirmou o presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa.
 
O Protocolo traz o entendimento entre os Poderes e órgãos de regularização, com o objetivo de acelerar os procedimentos de regularização, estabelecendo áreas prioritárias, entre elas as áreas e condomínios de baixa renda, e com maior facilidade de regularização. A meta é que haja conciliação e mediação antes do conflito judicial. As medidas apresentadas deverão ser adotadas em curto (até um ano), médio (até dois anos) e longo prazos (superior a dois anos). Veja o quadro no fim da matéria.
 
O seminário é uma parceria do TJDFT com o Governo do Distrito Federal, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a Associação dos Notários e Registradores do DF, com apoio da Universidade de Brasília. O acordo firmado vai garantir mais segurança jurídica a respeito do direito constitucional de propriedade e representa um grande passo rumo à legalização fundiária e urbanística no DF.
 
O evento, encerrado nesta terça, contou com cerca de 300 representantes da sociedade. O objetivo foi apresentar e discutir alternativas para a regularização fundiária e urbanística do DF. Ele foi realizado em duas fases: a primeira contou com palestras sobre o tema e a segunda apresentou os resultados dos debates e foi finalizada com a assinatura do Protocolo de Procedimentos entre os órgãos participantes.
 
Além do governador Agnelo Queiroz e do presidente do TJDFT, também assinaram o protocolo o procurador-geral do Distrito Federal, Rogério Leite Chaves; o juiz titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, Carlos Divino de Vieira Rodrigues, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do DF, Allan Nunes Guerra.
 
Principais medidas propostas
 
PRAZO
MEDIDAS
Curto
·         fortalecer o Comitê Distrital de Assuntos Fundiários
·         disciplinar e definir periodicidade de reuniões do Fórum Distrital de Regularização Fundiária
·         promover treinamento e incentivar mediação e conciliação judiciais
·         construir um portal na internet dirigido à regularização fundiária
·         construir um Sistema de Informação Territorial e Urbana do DF
·         conceder ao TJDFT e ao MPDFT acesso aos sistema Terrageo, da Terracap
Médio
·         promover políticas para oferecer parcelamento regular de terrenos públicos e privados, de acordo com parâmetros definidos pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT)
·         definir, com auxílio da Universidade de Brasília, um marco regulatório do que seja uma região metropolitana
Longo
·         implementar políticas públicas para fortalecer a gestão da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) e indicar representante do Comitê Gestor do Conselho Administrativo da Ride
 
 

 Mais informações no blog
 




--
Jeová Rodriques
Presidente do PT 12° zonal-Ceilândia
Contato: (61) 9916-4008

Agnelo comemora abertura da Copa das Confederações

Em seu programa semanal, o governador do DF ainda fala da alegria de Brasília poder abrir os jogos que antecedem o mundial de futebol em 2013

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O Estádio Nacional de Brasília está com 38% das obras concluídas e a entrega está prevista para dezembro de 2012Foto: Divulgação/GDFO Estádio Nacional de Brasília está com 38% das obras concluídas e a entrega está prevista para dezembro de 2012
O governador Agnelo Queiroz afirmou hoje, durante o programa de rádio semanal, Conversa com o Governador, que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) ao escolher a capital federal como a cidade-sede dos jogos da Copa das Confederações – evento preparatório para o mundial – e para realizar sete jogos do campeonato principal, reconheceu o que Brasília já alcançou até o momento. “Fizemos a lição de casa. O fato de as obras do Estádio Nacional estarem adiantas foi determinante para a decisão da Federação. Este é o reconhecimento de um trabalho sério que estamos desenvolvendo. O GDF mostra que está cumprindo com os compromissos”, avaliou Agnelo. Ele lembrou ainda que este resultado positivo mostra ao mundo a importância que Brasília tem para o País.
Agora, Brasília precisa estar preparada até 2013, um ano antes do início do mundial. “Certamente a capital federal vai ganhar muito com essa e as outras competições esportivas que estamos buscando para que sejam realizadas na cidade. Temos de ver nestes eventos a oportunidade de crescer. Isto, faremos gerando emprego, renda e movimentando a economia da capital”, disse o governador. Além de realizar a Copa das Confederações, sediar sete partidas do mundial, Agnelo pretende movimentar o calendário esportivo da cidade. Em 2015, Brasília realizará a Copa América. Já em 2016, as partidas de futebol das Olimpíadas e está candidata a apresentar o Universíade em 2017.  

Hoje, o Estádio Nacional de Brasília está com 38% das obras concluídas e será entregue em 31 dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações. O estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o estádio e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital federal, além de pagar o aluguel da arena. A empresa também será responsável por inserir Brasília em um calendário intenso e internacional de eventos. “A cidade ganhará uma arena multiuso. Agora, Brasília terá oportunidade de fazer parte do circuito de shows e eventos”.


Estatuto do servidor fica pronto até dezembro

Ainda no programa de rádio, Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz lembrou a data em que será comemorado o dia do servidor público – 28 de outubro. Ele afirmou que um dos objetivos desta gestão é investir na função do funcionalismo. “Até o final do ano, será entregue o estatuto dos servidores do DF, ainda em elaboração. Direitos e ampliação de benefícios às classes estarão garantidos no documento”, informou Agnelo Queiroz.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Comunicação Social
 
Conselho Executivo de Governo se reúne com Agnelo Queiroz
Governador recebeu durante almoço presidentes dos 13 partidos que compõem a base aliada. Comemoraram a abertura da Copa das Confederações em Brasília e reafirmaram aliança de governo

Brasília, 25 de outubro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reuniu hoje, durante almoço na Residência Oficial de Águas Claras, com o Conselho Executivo de Governo. O grupo é formado pelos presidentes dos 13 partidos que compõem a base do governo. Na reunião, o governador detalhou ao grupo o anúncio da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que contempla Brasília com a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e com a realização de sete jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Estiveram presentes no almoço, além do governador; o vice-governador e presidente do PMDB-DF, Tadeu Filippelli; o secretário executivo do Conselho de Governo, Roberto Wagner; e mais 12 presidentes de partidos da base, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Patrício, e o secretário de Governo, Paulo Tadeu.

“Essa reunião foi ótima. Em primeiro lugar, o governador teve a oportunidade de explicar para os partidos da base aliada a importância da realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e a responsabilidade que a realização de grandes eventos como esses tem para a cidade e para todo o país”, afirmou o secretário executivo do Conselho de Governo, Roberto Wagner.

Os representantes dos partidos também reafirmaram apoio ao governador Agnelo Queiroz. “Essas reuniões fazem parte da rotina de governo. E esta, especialmente, reforçou a união da base. E que todos estamos trabalhando para tornar realidade o projeto que nos elegeu. Tento ao máximo manter a interlocução do meu governo com os partidos”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
“Mais uma vez se ressaltou o consenso entre todos os partidos no esforço da reestruturação da cidade. Estamos unidos para impedir que o submundo da política atrapalhe o desenvolvimento do Distrito Federal”, disse o secretário de Governo, Paulo Tadeu.

As reuniões do Conselho Executivo de Governo são periódicas e esta já é a terceira edição do encontro.