quinta-feira, 20 de outubro de 2011

José de Abreu: “Civita avisou ao PT que derrubará Dilma”



No último domingo, o ator José de Abreu, esse simpaticíssimo sessentão paulista de Santa Rita do Passa Quatro, soltou uma nota no Twitter que, desde então, vem sendo objeto de curiosidade e de intensos debates na internet devido ao teor explosivo que encerra. Abaixo, a reprodução da nota do ator. Foi capturada em seu perfil naquela rede social.


Diante da enormidade que é haver dado concreto sobre uma premissa que todos os que se interessam por política já intuíam diante do comportamento da revista Veja nos últimos tempos, sobretudo após o caso escabroso em que um repórter desse veículo tentou invadir o apartamento do ex-ministro José Dirceu em um hotel de Brasília, decidi entrevistar o autor de tão interessante informação.

Conversei com Abreu por telefone durante cerca de 40 minutos. Foi mais um bate-papo informal. Girou, basicamente, em torno da informação que o ator obteve, mas enveredou por sua visão sobre como e por que um empresário do setor de comunicação ousa mandar ao governo do país um recado dessa magnitude, em termos de arrogância.

Segundo Abreu, a informação lhe foi passada por um petista graúdo que procurou a direção da Veja logo após a tentativa de invasão do apartamento de Dirceu. O emissário não teria procurado a revista em nome do governo, mas, sim, em nome do PT. Ainda segundo o entrevistado, essas conversas de petistas e até do governo com a mídia ocorrem institucionalmente e com freqüência.

A tal “raposa felpuda” do PT teria ponderado com a direção da Veja que precisaria haver limites, que a revista estaria passando da conta. Enfim, teria sido a tentativa de um pacto de convivência mínimo. Aliás, informação relevante do entrevistado foi a de que esse pacto até já existe e é por isso que Dilma vem sendo poupada pela mídia, apesar dos ataques ao seu governo.

A resposta veio de cima, do próprio Roberto Civita, e foi a de que não haveria acordo: a Veja pretende derrubar o governo Dilma. As razões para isso não foram explicadas, apesar de que o interlocutor de Abreu diz que o dono da Veja está enfurecido com os sucessivos governos do PT que, nos últimos 9 anos, tiraram da grande mídia montanhas de dinheiro público.

Sempre segundo o entrevistado, apesar de muitos acharem que o governo “dá dinheiro” à mídia (via publicidade oficial) apesar de ser fustigado por ela, nos últimos 9 anos a publicidade do governo federal, a compra de livros didáticos da Abril, enfim, tudo que o governo gasta com comunicação passou a pingar nos cofres midiáticos em proporção infinitamente menor do que jorrava até 2002.

De fato, de 2003 para cá esse bilhão de reais que o governo gasta oficialmente em comunicação, que até aquele ano era dividido entre 500 veículos, hoje irriga cerca de oito mil veículos, muitos deles com linha editorial totalmente inversa à dos grandes meios de comunicação que até o advento da eleição de Lula, em 2002, mamavam tranquilamente. E sozinhos.

Abreu também diz que essa coexistência de bastidores entre adversários políticos (imprensa tucana, de um lado, e PT e governos petistas de outro) se deve a um fato inegável: os políticos precisam da mídia e isso fica claro quando a gente se surpreende ao ver petistas, os mais alvejados por esses veículos, concedendo cordiais entrevistas aos seus algozes.

Particularmente, este blog não se surpreendeu com as revelações de José de Abreu. As marchas contra a corrupção, o objetivo claro de impedir o funcionamento do governo lançando matérias incessantes só contra o governo federal enquanto escândalos enormes como o das emendas dos deputados estaduais paulistas recebem espaço quase zero, mostram que a mídia pretende inviabilizar o governo Dilma Rousseff.

Mais uma vez, digo a quem não acredita: se o cavalo do golpe passar selado, a mídia monta sem pensar. E, agora, tenho até evidências concretas para fundamentar meu ponto de vista. Será, então, que o PT e o governo Dilma vão ficar sentados esperando o golpe? Querem a minha opinião? Acho que vão. Eles ainda acreditam que podem se entender com a imprensa golpista.

Brasiliense comemora

Torcedor está na expectativa para ver o Brasil em campo na capital
Victor Ribeiro, da Agência Brasília

Os brasilienses acompanharam no começo da tarde desta quinta-feira (20/10) o anúncio da FIFA sobre as tabelas e as sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Ao saber que a capital receberá a cerimônia de abertura da competição de 2013 e sete jogos do Mundial de 2014, a torcida concentrada na Rodoviária do Plano Piloto ficou satisfeita.

“É muito grande a expectativa para ver a seleção jogar aqui em Brasília, numa competição tão importante”, comemorou o repositor de supermercados Eduardo Ribeiro, de 32 anos, morador de Ceilândia.

Ele se disse contente com a abertura da Copa das Confederações na capital do país e afirmou não estar nem um pouco decepcionado com o anúncio de que a partida inaugural do Mundial de 2014 será em São Paulo. “Já estava esperando”, concluiu.

Já o cobrador de ônibus Antônio Sérgio, 31, de Recanto das Emas, estava de folga e fez questão de vestir a “amarelinha” e ir ao local de trabalho para torcer. “Estou ansioso para ver o jogo do Brasil aqui em Brasília”, disse.

Eles se juntaram aos torcedores que foram logo depois do almoço até a plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, onde um telão foi montado para que a população acompanhasse o anúncio feito na sede da FIFA, em Zurique (Suíça). O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou do evento na sede da Fifa “para reforçar nossa garantia de que Brasília está pronta para dar o melhor para a Copa de 2014 e tem todas as condições de atender às exigências necessárias para isso”.

Calendário – A 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA terá 64 partidas, disputadas em 12 cidades brasileiras. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro será a casa da final, em 13 de julho. Em Brasília haverá a disputa pelo terceiro lugar, no dia 12 de julho. As semifinais ocorrerão em Belo Horizonte e São Paulo.

Além do jogo pelo 3º lugar, a capital do país receberá ainda outras seis partidas, nos dias 15, 19, 23, 26 e 30 de junho, e 5 de julho. Veja aqui a tabela completa dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Quanto à Copa das Confederações, a FIFA confirmou Brasília como palco do jogo de abertura. A tabela completa será divulgada somente em junho do ano que vem. A competição vai ocorrer de 15 a 30 de junho de 2013. A final também será no Rio de janeiro e as semifinais, em Belo Horizonte e Fortaleza.

Cinco, das oito equipes, já estão classificadas para o torneio: o Japão, campeão asiático; o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf; o Uruguai, que venceu a Copa América; o Brasil, anfitrião, e a Espanha, atual campeã do mundo.

“Iniciamos realmente a contagem regressiva para o grande mundial”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.

As cidades de Recife e Salvador ainda podem ser confirmadas como sedes da Copa das Confederações, mas, para isso, precisam garantir a conclusão de obras pendentes.

Ingressos – A venda de ingressos para a Copa do Mundo vai ocorrer a partir de julho de 2013, após a disputa da Copa das Confederações. De acordo com a FIFA, a exemplo do que já ocorreu nos últimos torneios, a primeira fase será como uma loteria, na qual o torcedor se candidatará aos ingressos e então poderá ou não ser sorteado. Todos poderão participar e, portanto, terão chances iguais de conseguir ingressos.

A maior parte dos ingressos será vendida pelo FIFA.com, o site oficial da Copa do Mundo. Além disso, assim como ocorreu na África do Sul, haverá pontos de venda no Brasil para os torcedores locais que não disponham de conexão de internet. Os preços dos ingressos ainda não foi definido.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
 
Brasília: a Copa começa aqui
Além de conquistar o jogo inaugural da Copa das Confederações, a capital federal receberá sete partidas do Mundial de 2014, entre elas, uma das disputas da Seleção Brasileira na primeira fase e a definição do terceiro lugar
 
Brasília, 20 de outubro de 2011 ― Na tarde de hoje, a Fifa anunciou, de Zurique, na Suíça, a capital da República como sede da abertura da Copa das Confederações de 2013. Com isso, a Seleção Brasileira jogará no Estádio Nacional de Brasília, em 15 de junho de 2013. Brasília também garantiu, ao lado do Rio de Janeiro, sete jogos da Copa do Mundo de 2014, entre eles, uma partida com a Seleção Brasileira na primeira fase e a disputa do terceiro lugar.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, presente no evento em Zurique, recebeu o anúncio com entusiasmo. “É fantástico para Brasília esse resultado tão positivo. O anúncio da Fifa é um reconhecimento, prova que a Federação está convencida de que Brasília apresentou todas as garantias e está cumprindo todas as exigências. Esse é um momento histórico e uma grande vitória para o DF”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
A Copa das Confederações é o grande evento que introduz a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é quando se dá a contagem regressiva para o grande Mundial. Esse evento teste da Copa de 2014 contará com 16 jogos de futebol com as melhores das melhores seleções do mundo. Nesta edição, a Copa das Confederações será realizada em quatro cidades, podendo se estender para mais duas sedes.
Além disso, a capital federal e o Rio de Janeiro foram as duas únicas sedes a garantirem sete partidas da Copa do Mundo cada uma. O número de jogos por cidade-sede, durante o Mundial, varia entre três e sete.
Dessa forma, Brasília será palco de jogos ao longo de todo o mês da realização da Copa do Mundo: uma média prevista de um evento a cada três dias. Durante o Mundial, a capital federal também sediará a disputa pelo terceiro lugar.
“O estágio avançado das obras de nosso estádio foi determinante para Brasília ter tantos jogos desta competição. Brasília se empenhou bastante para esse momento. Este é o reconhecimento da nossa competência e o resultado do nosso esforço e intenso trabalho durante esses dez meses", disse o governador do DF, de Zurique.
Na comitiva brasiliense na Suíça, também estavam presentes os deputados distritais Olair Francisco e Professor Israel Batista ― presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF―, além da secretária de Estado de Comunicação Social, Samanta Sallum.
“Essa Copa é importante para nós como cidadãos. A Copa vale pela herança que pode nos deixar, em melhorias na mobilidade urbana, na qualificação profissional e na formação de juventude bilíngüe”, destacou o deputado Professor Israel Batista.
“É muito importante para Brasília abrir a Copa das Confederações porque, com isso, o turismo na capital será intensificado já a partir de 2013. Estamos honrados com essa abertura, Brasília saiu vitoriosa”, afirmou o deputado Olair Francisco.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também presente no evento da Fifa, parabenizou Brasília pelo resultado e o governador Agnelo Queiroz também o congratulou pelo belo destaque que as duas capitais tiveram.
Logo após o anúncio, o governador do DF recebeu diversas ligações de representantes de todos os setores envolvidos com a Copa e de parlamentares, parabenizando-o pelo resultado. Agnelo Queiroz agradeceu o apoio de todos aqueles que torceram e trabalharam junto com o Governo do Distrito Federal para alcançar este resultado tão positivo.
“Esse é o momento que revigora o simbolismo da capital da Federação para os brasileiros. É Brasília desempenhando o papel que merece ter como capital de todos os brasileiros. Dando orgulho ao mostrar que é capaz de abrigar um evento deste porte que projetará o país para o mundo”, acrescentou Agnelo Queiroz.
Estádio Nacional de Brasília
O Estádio Nacional de Brasília está sendo construído para sediar os grandes eventos esportivos que começa com a Copa das Confederações, em 2013, e, mais do que isso, para os próximos 50 anos da capital federal. A arena será entregue em 31 dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações.
O primeiro estádio idealizado para a capital federal, cujo projeto data de 1973, previa 110 mil lugares, mas não chegou a ser concluído. Desta forma, o Estádio Nacional de Brasília, com obra orçada em R$ 671 milhões, terá capacidade para cerca de 70 mil pessoas e será uma arena multiuso, adequada, inclusive, para eventos e shows de grande porte.
Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o estádio e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital federal, além de pagar o aluguel da arena. A empresa também será responsável por inserir Brasília em um calendário intenso e internacional de eventos.  
Hoje, a obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 38% de sua execução concluída. Atualmente, cerca de 3 mil operários atuam no canteiro e o terceiro turno de trabalho já foi iniciado.
Os trabalhos de escavação (96% concluídos) e fundação (96,8%) estão em sua fase final e a construção das estruturas já foi iniciada como, por exemplo, a base definitiva das arquibancadas e os pilares de sustentação. A concretagem da arquibancada inferior está em ritmo acelerado com 60% dela já executados. Os primeiros pilares da esplanada chegaram aos 16 metros acima da laje e estão preparados para o contraventamento. Também foi iniciada a concretagem dos pilares da arquibancada intermediária.
Ecoarena
O Estádio Nacional de Brasília também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ― entregue após a conclusão da obra ― é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é sustentável. Atualmente, não existe nenhum estádio de futebol no mundo com o selo Platinum.
O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou foi doado a cooperativas de reciclagem. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.
Depois de pronto, haverá captação de energia solar e de água da chuva. O piso no entorno do estádio, por exemplo, será permeável. Além disso, a arena será capaz de gerar 2,5 mega watts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
Todas as obras realizadas no DF com meta nos grandes eventos esportivos ― Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; Copa América, em 2015 e jogos de futebol das Olimpíadas, em 2016 ― têm foco no legado que ficará para a população da capital federal.
Os eventos que Brasília receberá são potencializadores do desenvolvimento econômico, social, urbano e regional, com foco na cidadania e na inclusão social da cidade.