terça-feira, 10 de abril de 2012

SAMAMBAIA MAIS ILUMINADA

         Imagem inline 1                                                                            Imagem inline 2
                            SAMAMBAIA MAIS ILUMINADA
O GDF, através da Administração Regional de Samambaia, convida toda a população e os comerciantes para a entrega da nova iluminação pública da primeira avenida sul par de Samambaia, no dia 11/04/2012, às 19h, na altura das Quadras 112/312.

Foram colocados 165 postes de concreto de 16 metros com iluminarias tipo pétalas de 400 watts cada. É mais uma ação do GDF que traz segurança e qualidade de vida da população de Samambaia.
                                        
                             

NOTA À IMPRENSA

Foto: Roberto Barroso
                                                       Entendimento entre GDF e PMs

Após reunião no Palácio do Buriti, representantes do GDF e militares assinaram documento conjunto. Negociações serão mantidas e militares encerrarão movimentos que prejudicam a segurança do Distrito Federal

 Brasília, 10 de abril de 2012 - Terminou agora há pouco uma reunião entre representantes do Governo do Distrito Federal e dos bombeiros e policiais militares no Palácio do Buriti. A categoria foi recebida pelos secretários de Estado de Administração Pública, Wilmar Lacerda; Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto; da Casa Militar, coronel Rogério Leão; e de Governo, Paulo Tadeu.

 Os participantes do encontro assinaram documento conjunto no qual o GDF se compromete a manter aberto o canal de diálogo, negociando as reivindicações da categoria. Os militares, por sua vez, se comprometeram a encerrar qualquer movimento que prejudique o atendimento à população na área de segurança.

 Ficou decidido ainda que estão suspensas temporariamente quaisquer mudanças na estrutura administrativa da Polícia Militar do Distrito Federal que tenham efeito sobre os vencimentos dos integrantes da corporação.

 Todas as propostas sugeridas hoje durante entrevista coletiva realizada na Secretaria de Segurança Pública serão profundamente debatidas de forma a evitar interpretações equivocadas.

 Os participantes da reunião assinaram uma nota pública ao final da reunião. Confira a íntegra do documento abaixo:



                                                                     NOTA PÚBLICA

O Governo do Distrito Federal e as entidades representativas dos servidores militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, reunidos na noite de 10 de abril de 2012, resolvem informar o que segue:

a)    O Governo do Distrito Federal firma o compromisso com os servidores militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal de continuar as negociações visando discutir a Pauta de Reivindicações entregue na Secretaria de Estado de Administração Pública.

b)    Por outro lado, as entidades representativas dos servidores militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal se comprometem a encerrar qualquer tipo de movimento interno às corporações que dificultam o desempenho da prestação de serviços de segurança pública à população do Distrito Federal.

Segurança Pública prepara Ação pela Vida

Foto Roberto Barroso
Segurança Pública prepara Ação pela Vida
Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

Brasília, 10 de abril de 2012 – O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, apresentou nesta terça-feira o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, e anunciou o lançamento do Plano Ação pela Vida, que será divulgado em 19 de abril.

A mudança na corporação foi definida ontem pelo governador Agnelo Queiroz, assim como uma série de ações em cumprimento ao Plano de Segurança do Governo do Distrito Federal. Entre elas, o reforço no policiamento em todas as cidades e a apuração de casos de insubordinação a essa determinação.

“A Polícia Militar sempre teve uma boa imagem e querem destruí-la. Nós não vamos permitir, porque defender a segurança da população, o que nós faremos de forma intransigente, é a defesa da vida. Nós defenderemos também a Polícia Militar, uma instituição secular na prestação de serviços à comunidade”, disse o governador.  

O Plano Ação pela Vida, que será lançado no próximo dia 19, é uma política elaborada pela Secretaria de Segurança Pública. “Não é uma ação emergencial. Ele vem para ficar”, afirmou o secretário Sandro Avelar. O plano definirá novas estratégias para a segurança do DF.

Foto; Roberto Barroso
O monitoramento será concentrado e dividido em quatro regiões: Leste, Oeste, Sul e Metropolitana. Para cada uma delas haverá um comandante responsável, que é superior aos comandantes do batalhão.

A partir dessa divisão, serão definidas ações específicas para cada região administrativa, de acordo com dados gerados pelo sistema que a Polícia Civil já usa. As polícias trabalharão de forma integrada e terão de cumprir metas de redução de crimes. Diagnósticos periódicos apontarão o desempenho das medidas em cada área. “Vamos aferir, cobrar resultados e fazer as trocas necessárias”, explica Sandro Avelar.

Está em estudo uma reorganização para que, dentro do orçamento existente, sejam remanejadas bonificações das áreas de comando administrativo para as de comando operacional, valorizando os policiais que trabalham direto nas ruas.

“A vida é a coisa mais importante para o nosso governo e a PM tem um papel muito importante para a vida e para a segurança do cidadão. Por isso, vamos assegurar a proteção à população”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.

A solenidade de posse do coronel Suamy Santana está prevista para o início da próxima semana, no Comando Geral da Polícia Militar. “Sou militar e, como tal, cumpro a missão que o chefe determina. Um gestor se apresenta na hora da crise e gerir crises é um dos papéis do militar”, reforçou o novo comandante.

DEPUTADA ARLETE SAMPAIO

DEPUTADA ARLETE SAMPAIO

Câmara do DF irá discutir situação de
moradores de rua na próxima quinta

Proposta pela deputada Arlete Sampaio (PT), a Câmara do Distrito Federal (CLDF) fará audiência pública na próxima quinta (12) para debater sobre a situação de moradores de rua na capital.

Em entrevista à Coluna nesta terça (9), Arlete afirmou que o objetivo da discussão é situar a Casa para a quebra de um estereótipo de que todo morador de rua é bandido.

 Na opinião da parlamentar, é necessário que o estado crie políticas públicas para poder atender estes moradores. “Tem pessoas que estão na rua por estarem desempregadas.

 Nós temos que dar encaminhamento para que estes cidadãos possam ser acolhidos e ter oportunidades”, opina. Ela também defende a construção de novos albergues na cidade, já que o único instalado, em Águas Claras, passa por problemas de estruturação.

 Outro tema abodado será sobre os assassinatos aos moradores de rua. “Queremos fazer uma discussão qualificada sobre a questão, ouvindo as secretarias que têm a ver com esse tema e ouvindo também alguns especialistas", concluiu.

 Fonte: claudiohumberto.com.br

Discussão da queda dos juros da banca privada é o fato político mais importante do ano


ImageO fato político mais importante desse ano é a decisão de o governo enfrentar a questão dos spreads bancários, a necessidade de baixá-los. Seja qual for o resultado, saímos do silêncio e do marasmo e trouxemos a público o gravíssimo problema: o custo do dinheiro e o elevado - quase único no mundo - spread cobrado pelos bancos brasileiros. Ao expor publicamente a questão e orientar os bancos oficiais a reduzir suas taxas de juros e spreads - o que começou a ocorrer desde a semana passada - a presidenta Dilma mexeu num vespeiro. Mas, obrigou a banca privada a vir a público expor sua posição - contrária, óbvio, a que a redução de juros e spreads se estenda a ela. Enfim, a questão caminhou. Convocados pelo ministro da Fazenda banqueiros dispõem-se a levar ao governo propostas de redução dos seus custos, dos impostos e do compulsório e o pedido de novas garantias.
 Publicado em 10-Abr-2012

Ampliação da pista está avançada e será entregue à população no sábado

Agnelo visita obras da DF-079

Ampliação da pista está avançada e será entregue à população no sábado

Tamanho da Fonte    
Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli trabalham para melhorar fluidez no trânsito da cidadeFoto: Mary LealAgnelo Queiroz e Tadeu Filippelli trabalham para melhorar fluidez no trânsito da cidade
O governador Agnelo Queiroz  e o vice Tadeu Filippelli, acompanharam, hoje, o andamento das obras na DF-079, Estrada Parque Vicente (EPVP). As melhorias foram divididas em duas etapas: a primeira iniciada em 2009, onde, na época, foi realizado a duplicação de 6 km da pista, restaurando 5 km da pavimentação e implantado uma ciclovia, com gastos de R$ 20 milhões. Na segunda etapa, que foi liberada em junho/2011, e segundo Agnelo, será entregue no próximo sábado (14), foi construída uma nova ponte sobre o Córrego Vereda da Cruz, além da continuação da duplicação da rodovia e restauração da pavimentação, foram investidos R$ 5,9 milhões. A obra que atenderá, principalmente, moradores de Águas Claras, Park Way, Arniqueiras e Núcleo Bandeirante, contribuirá para a fluidez no trânsito local.



O GDF está anunciando a entrega de mais uma obra importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Distrito Federal”.

Agnelo Queiroz, governador do DF


  Redação Jornal Coletivo

No programa semanalde rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especialsobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento apacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher

No programa semanalde rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especialsobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento apacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher
Brasília, 10 de abril de2012 – A edição desta terça-feira (10) do programa Conversa com o Governador deucontinuidade ao tema Saúde pública no Distrito Federal. Agnelo Queiroz destacoua plena atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os avançosno atendimento a pacientes com câncer e o funcionamento do Caminhão da Mulher.
]
Durantea entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador garantiu que nãohaverá suspensão de horas extras no serviço do Samu, apesar da necessidade decorte de gastos devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). Segundo Agnelo Queiroz, “as áreas fundamentais vão continuar funcionandonormalmente e o Samu precisa funcionar com hora extra.

A Secretaria de Saúdeestá orientada a tirar onde há excesso e não diminuir a quantidade de serviço”,enfatizou.
Osinvestimentos na área da saúde também não irão cessar, assegurou o governador.Entre as principais ações, ele apontou a contratação de 4,5 mil servidores paraos centros de saúde e hospitais. A entrega de duas unidades de pronto-socorro –uma no Hospital de Base e outra no Hospital Regional do Guará foram outros destaques citados por Agnelo Queiroz.

Tambémestamos melhorando a parte da emergência, sem esquecer de aprimorar a coberturada atenção básica por meio da inauguração das UPAs, as Unidades de ProntoAtendimento”, disse o governador.
Outraação de impacto para a saúde foi inauguração do 13º Centro de Saúde, em Brazlândia,há duas semanas. “Em pouco mais de um ano, entregamos 13 centros de saúdeabsolutamente novos, reformados desde a parte hidráulica e elétrica até aacomodação. Estamos dando condições dignas para um atendimento de excelentenível a nossa população”, afirmou.

Combate ao Câncer – Emreferência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no último domingo(8), Agnelo Queiroz relacionou algumas medidas que têm contribuído para aevolução do atendimento a pacientes que sofrem com a doença.

Entreelas, a criação do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, onde éoferecido tratamento de ponta a crianças com câncer e atendimento em diversasespecialidades médicas. “Nós estamos com esse atendimento exemplar nessa área, doqual podemos nos orgulhar”, comemorou o governador.
Asações de prevenção ao câncer, por meio da realização de exames na Unidade Móvelde Saúde da Mulher, também foram apontadas. Inaugurada pelo GDF em 8 de março,ela já passou por Ceilândia e Planaltina. Agora, ela está na Estrutural.Segundo Agnelo Queiroz, a unidade já realizou mais de mil exames, entremamografias, ultrassonografias e preventivos (Papanicolau).

“A unidade vai onde a mulher estiver e noslugares onde a informação é mais difícil. Essa é uma ação de prevenção paraevitar que a mulher adoeça. Mas também detecta a doença na fase inicial paraque essa paciente seja tratada e curada”, explicou.

O programa – OConversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h,com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de ComunicaçãoSocial, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população eprestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar aqualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entreos temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurançapública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internetbanda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação,educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques noDistrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do

Entorno,regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos, modelo detransporte público do DF, políticas de atenção à mulher e participação popular.
Todoo conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre,desde que citado o crédito dos realizadores.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está, desde o início da manhã desta segunda-feira (9), na Cidade Estrutural

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está, desde o início da manhã desta segunda-feira (9), na Cidade Estrutural oferecendo à população exames de ultrassonografia, mamografia e citológico, mais conhecido como preventivo ou Papanicolau. É a terceira localidade a receber o serviço, iniciado em 8 de março no Condominio Pôr do Sol, em Ceilândia. Até a última quinta-feira (5), ele esteve em Taquara, área rural de Planaltina.

A unidade móvel, também chamada de Caminhão da Mulher, faz parte de ação do Governo do Distrito Federal para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde. “Desde o primeiro dia do nosso governo, a prioridade número um é recuperar a saúde pública, que foi completamente destruída. A situação física dos hospitais estava uma tragédia. Havia centros cirúrgicos fechados, carência de pessoal e desabastecimento total da rede, com falta de medicamentos e equipamentos obsoletos, velhos ou quebrados”, destaca o governador Agnelo Queiroz.

O Caminhão da Mulher está estacionado ao lado da Administração Regional, Setor Central, Área Especial 8. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No início da manhã, são distribuídas as senhas de atendimento daquele turno. No começo da tarde, o procedimento se repete. Por dia, são realizadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade estiver instalada.

As mulheres interessadas em fazer os exames devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Para fazer a mamografia, a paciente deve ter 40 anos ou mais e o pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é feito,preferencialmente, em mulheres que tenham se submetido a ele há mais de um ano. A previsão é de que o caminhão permaneça no local nas próximas três semanas.

Balanço – Na primeira localidade onde o Caminhão da Mulher atendeu, o Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, foram feitos 1.176 exames, sendo 387 mamografias, 429 ultrassonografias e 360 preventivos. O caminhão da Saúde esteve na cidade entre 12 e 23 de março. Os números, segundo o governador Agnelo Queiroz, demonstram os benefícios da unidade itinerante. “O caminhão facilita o acesso a exames para diagnosticar as doenças que mais matam as mulheres: o câncer de mama e o de colo do útero”, afirma.

Em Ceilândia, 82 das 429 ultrassonografias realizadas registraram anormalidades, entre elas útero miomatoso (existência de miomas) e cistos no ovário. Os resultados das mamografias e dos preventivos já foram entregues às pacientes, mas a Secretaria de Saúde ainda não relacionou os casos mais diagnosticados.

Todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para unidades específicas da rede pública do DF. “De lá, os médicos avaliam se essa mulher deve ir para o hospital ou indicam o tratamento que deve ser feito”, explica a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani. Segundo ela, o GDF está cumprindo a meta de democratizar o acesso da população à saúde, atendendo mulheres de setores rurais e de áreas periféricas das cidades.

Governador determina troca no comando da Polícia Militar, reforço no policiamento ostensivo e apuração dos casos de insubordinação, em cumprimento ao Plano de Segurança do GDF

Ações de governo para garantir segurança pública

Governador determina troca no comando da Polícia Militar, reforço no policiamento ostensivo e apuração dos casos de insubordinação, em cumprimento ao Plano de Segurança do GDF

 Brasília, 9 de abril de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, convocou uma reunião na tarde de hoje para traçar uma série de ações em cumprimento ao Plano de Segurança do Governo do Distrito Federal. Além de determinar o reforço no policiamento em todas as cidades, com apuração dos casos de descumprimento a essa determinação, Agnelo Queiroz decidiu substituir o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal.

 “Não vamos aceitar medida alguma que ponha em risco a população. Ao detectar isso, seremos muito rigorosos, faremos inquérito policial e tomaremos todas as providências para termos um melhor funcionamento do nosso policiamento”, afirmou o governador antes do encontro. “Nossa polícia é uma boa polícia, é bem preparada é bem paga e uma minoria não pode responder ou tentar desmoralizar uma instituição como essa que é muito querida e respeitada pela população do DF”, ressaltou.

 “O governador determinou que algumas medidas fossem tomadas para que se restabeleça a tranquilidade no Distrito Federal, nos assuntos pertinentes à área de Segurança Pública. Entre as medidas, a troca de comando da Polícia Militar”, informou o secretário Sandro Avelar. O coronel Suamy Santana da Silva assume o cargo no lugar do também coronel Sebastião Gouveia.

 Suamy Santana é policial militar há 28 anos. Bacharel em Direito, especializado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB), foi assessor do Ministério da Justiça no primeiro ano do governo Lula. No Distrito Federal, comandou a Academia de Polícia Militar durante três anos, foi Chefe do Estado Maior da corporação e subcomandante-geral nos primeiros meses da atual gestão. Desde o segundo semestre de 2012, exercia o cargo de secretário-adjunto de Segurança Pública: é um dos idealizadores do programa de Policiamento Inteligente e do Disque-Denúncia da secretaria.
Foto Roberto Barroso

 “A troca de comando ocorreu no momento oportuno, pois precisamos implementar uma política de policiamento ostensivo, que faz parte do Plano de Segurança do Governo”, destacou Sandro Avelar. “O novo comandante vai chegar imbuído desta responsabilidade que é regularizar o cumprimento das atribuições da Polícia Militar”, acrescentou.

 Além da troca de comando da corporação, o governador Agnelo Queiroz determinou a unificação das ordens do Comando-Geral da PMDF, com todos os batalhões empenhados no policiamento ostensivo. Não estão descartadas punições para quem descumprir essas orientações.

 A cerimônia de transmissão de posse na PMDF ocorrerá nos próximos dias. Ainda não foi definido o nome do próximo secretário-adjunto de Segurança Pública do Distrito Federal.