terça-feira, 10 de abril de 2012

No programa semanalde rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especialsobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento apacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher

No programa semanalde rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especialsobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento apacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher
Brasília, 10 de abril de2012 – A edição desta terça-feira (10) do programa Conversa com o Governador deucontinuidade ao tema Saúde pública no Distrito Federal. Agnelo Queiroz destacoua plena atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os avançosno atendimento a pacientes com câncer e o funcionamento do Caminhão da Mulher.
]
Durantea entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador garantiu que nãohaverá suspensão de horas extras no serviço do Samu, apesar da necessidade decorte de gastos devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). Segundo Agnelo Queiroz, “as áreas fundamentais vão continuar funcionandonormalmente e o Samu precisa funcionar com hora extra.

A Secretaria de Saúdeestá orientada a tirar onde há excesso e não diminuir a quantidade de serviço”,enfatizou.
Osinvestimentos na área da saúde também não irão cessar, assegurou o governador.Entre as principais ações, ele apontou a contratação de 4,5 mil servidores paraos centros de saúde e hospitais. A entrega de duas unidades de pronto-socorro –uma no Hospital de Base e outra no Hospital Regional do Guará foram outros destaques citados por Agnelo Queiroz.

Tambémestamos melhorando a parte da emergência, sem esquecer de aprimorar a coberturada atenção básica por meio da inauguração das UPAs, as Unidades de ProntoAtendimento”, disse o governador.
Outraação de impacto para a saúde foi inauguração do 13º Centro de Saúde, em Brazlândia,há duas semanas. “Em pouco mais de um ano, entregamos 13 centros de saúdeabsolutamente novos, reformados desde a parte hidráulica e elétrica até aacomodação. Estamos dando condições dignas para um atendimento de excelentenível a nossa população”, afirmou.

Combate ao Câncer – Emreferência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no último domingo(8), Agnelo Queiroz relacionou algumas medidas que têm contribuído para aevolução do atendimento a pacientes que sofrem com a doença.

Entreelas, a criação do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, onde éoferecido tratamento de ponta a crianças com câncer e atendimento em diversasespecialidades médicas. “Nós estamos com esse atendimento exemplar nessa área, doqual podemos nos orgulhar”, comemorou o governador.
Asações de prevenção ao câncer, por meio da realização de exames na Unidade Móvelde Saúde da Mulher, também foram apontadas. Inaugurada pelo GDF em 8 de março,ela já passou por Ceilândia e Planaltina. Agora, ela está na Estrutural.Segundo Agnelo Queiroz, a unidade já realizou mais de mil exames, entremamografias, ultrassonografias e preventivos (Papanicolau).

“A unidade vai onde a mulher estiver e noslugares onde a informação é mais difícil. Essa é uma ação de prevenção paraevitar que a mulher adoeça. Mas também detecta a doença na fase inicial paraque essa paciente seja tratada e curada”, explicou.

O programa – OConversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h,com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de ComunicaçãoSocial, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população eprestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar aqualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entreos temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurançapública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internetbanda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação,educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques noDistrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do

Entorno,regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos, modelo detransporte público do DF, políticas de atenção à mulher e participação popular.
Todoo conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre,desde que citado o crédito dos realizadores.

0 comentários:

Postar um comentário