segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vigilantes encerram a greve e devem voltar ao trabalho até a noite de hoje

Vigilantes encerram a greve e devem voltar ao trabalho até a noite de hoje

Os vigilantes do Distrito Federal (DF) decidiram encerrar a greve nesta segunda-feira (30/1) após acordo com o sindicato patronal da categoria. Durante votação, a maioria dos trabalhadores aceitou a proposta feita pelos empresários, que dispõe de reajuste salarial de 9,4%, aumento de 8,33% em gratificações por risco de vida e ticket de alimentação de R$ 17 por dia. Os vigilantes têm até às 22h de hoje para retornarem aos seus postos de trabalho. A paralisação durou quatro dias e prejudicou o funcionamento de agências bancárias, hospitais, zoológico e centros de exposições.

O Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) reivindicava ticket de alimentação de R$ 25 por dia, 15% de reajuste salarial, além do reajuste de 8,33% em gratificações por risco de vida.
Mara Puljiz C/B

Jornalista Ugo Braga assume como porta-voz

Nota à imprensa


Jornalista Ugo Braga assume como porta-voz

A Secretaria de Estado de Comunicação Social informa que, a partir de agora, o governador Agnelo Queiroz passa a contar com a assessoria de um porta-voz. A função será exercida pelo jornalista Ugo Braga.

Aos 38 anos, Braga é jornalista com vasta experiência em coberturas políticas e econômicas. Passou pelas principais redações do país, tendo sido editor e repórter especial de veículos como Jornal do Brasil, Estado de Minas e Correio Braziliense, além das revistas Época e IstoÉ. Com suas reportagens foi vencedor de prêmios de jornalismo, como Barbosa Lima Sobrinho e Embratel. Antes de aceitar o convite para compor a equipe do Governo do Distrito Federal, atuava em assessoria de imprensa e consultoria em comunicação.



Secretaria de Comunicação Social 
Governo do Distrito Federal

GDF entrega estudos ambientais que permitem a legalização de lotes em áreas do Park Way e Lago Sul. Medida beneficiará mais de 13 mil famílias

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
Regularização em dia com o meio ambiente
GDF entrega estudos ambientais que permitem a legalização de lotes em áreas do Park Way e Lago Sul. Medida beneficiará mais de 13 mil famílias
image.jpeg


Brasília, 30 de janeiro de 2012 – O governador Agnelo Queiroz oficializou na tarde desta segunda-feira a regularização ambiental de terrenos na Área de Proteção Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado, o que estava pendente desde 2009. Serão beneficiadas mais de 13 mil famílias que vivem em áreas localizadas no Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB), nas chácaras do Setor de Habitações Individuais Sul (SHIS) e no Setor de Mansões Park Way (SMPW).
A medida faz parte da política de regularização do Governo do Distrito Federal, que está atuando de forma bastante determinada para legalizar todas as áreas irregulares do DF, garantido segurança jurídica aos moradores.
“O importante é que pessoas que agiram de boa fé poderão se dirigir às respectivas administrações e dar prosseguimento ao processo de regularização de seus lotes. O que estamos dizendo hoje é que estas áreas não têm restrições ambientais para construções. No entanto, não vamos tolerar invasões nem ocupação de áreas não passíveis de legalização”, enfatizou o governador Agnelo Queiroz.
Para tornar o processo de regularização ambiental mais eficiente, no começo de 2011, o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) concentrou esforços para solucionar a questão das áreas como um todo, e não individualmente. A partir daí foram iniciadas análises baseadas em estudos produzidos para as áreas, em especial o estudo técnico Subsídios ao Zoneamento da APA Gama Cabeça de Veado, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“É um estudo muito importante que traz tranquilidade para as pessoas. Quando assumimos a secretaria, encontramos os processos parados e construímos uma solução jurídica junto ao Ministério Público. Além do Ibram, tivemos o apoio das administrações regionais do Lago Sul e do Park Way”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão.
Estudo ambiental – A partir de agora, os moradores receberão o estudo ambiental que atesta que a construção de residências na área não agride o meio ambiente. Com o documento, eles poderão dar continuidade ao procedimento de aprovação do plano de ocupação, alvará ou habite-se, na administração de cada cidade, uma vez que estarão de acordo com a legislação ambiental vigente para a APA Gama Cabeça de Veado.
Também participaram da cerimônia de assinatura os secretários de Governo, Paulo Tadeu, e de Defesa Civil, Paulo Matos; o presidente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Nilton Reis; e os administradores regionais do Lago Sul, Haroldo Gebrim, e do Park Way, José Benevuto Estrela. 

Número de famílias beneficiadas
Dom Bosco (Lago Sul) – 1.552
Park Way – 8.000
SHIS (Lago Sul) – 3.458
TOTAL – 13.010