quinta-feira, 22 de março de 2012

Agnelo Queiroz participa de inauguração do novo ambulatório do Hospital da Universidade Católica de Brasília.

Mais saúde para o Distrito Federal

 Convênio com GDF permitirá que hospital destine 60% dos atendimentos a pacientes do SUS

Brasília, 22 de março de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na tarde desta quinta-feira (22) da inauguração do Centro de Especialidades Ambulatoriais (CEA) do Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB), localizado em Águas Claras. Com a ampliação da estrutura física, o antigo ambulatório do HUCB passará a ter 48 consultórios e 22 médicos, que atenderão em mais de 20 especialidades.

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo um convênio com o HUCB para possibilitar o atendimento a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS), o que não ocorre atualmente. A meta é que esses pacientes correspondam a 60% do total.

“Vamos fazer esse convênio e garantir mais um local para atendimento dos pacientes do SUS no Distrito Federal, o que, inclusive, ajudará a desafogar os hospitais públicos”, destacou o governador Agnelo Queiroz. “A cidade ganhou uma unidade de excelência. É importante ter bons parceiros para assegurar à população um atendimento completo, que vai desde a atenção privada à alta complexidade”, ressaltou.

O governador também destacou a importância do HUCB para a formação de novos profissionais. O hospital oferece suporte ao ensino nos cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Farmácia, Biomedicina, Gestão Hospitalar, Administração, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. O HUCB não possui residentes, apenas estudantes do internato do curso de Medicina.

O HUCB atende somente a consultas marcadas, não é um hospital de urgência e emergência. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As especialidades oferecidas são cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria/gerontologia, ginecologia, hidroterapia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, pediatria, otorrinolaringologista, pneumologia, psicologia, psiquiatria, urologia e cirurgia bucomaxilofacial.

O hospital também possui laboratório, no qual são realizados exames como raio-x, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, biópsias, eletrocardiograma, teste ergométrico em esteira, além de testes de urologia, hematologia, bioquímica, parasitologia e hormonologia, entre outros.

O HUCB presta atendimento a toda população do DF, especialmente às comunidades de localidades mais próximas, como Taguatinga, Areal, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas e Águas Claras.

Transplantes – Para a população carente, o HUCB já realizou 495 transplantes de córnea pelo SUS e mais de 2.235 atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos e consultas ambulatoriais. Os pacientes atendidos participam de uma triagem, feita por uma assistente social, e ganham descontos de até 95% em consultas e exames.

Também participaram do evento o secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara; os administradores de Águas Claras, Manoel Carneiro, e de Taguatinga, Carlos Jales; o reitor da Universidade Católica de Brasília, Cícero Ivan Ferreira Gontijo, e o diretor-geral do HUCB, Alexandre Visconti Brick.

O CEA/HUCB fica em Águas Claras, próximo ao Pistão Sul em Taguatinga (QS 05 Lote 22 Avenida Areal).

Cláudio Monteiro detalhou aos deputados distritais os projetos de preparação da capital da República para a Copa do Mundo


Comitê Brasília 2014 apresenta ações à Câmara Legislativa

Secretário-executivo Cláudio Monteiro detalhou aos deputados distritais os projetos de preparação da capital da República para a Copa do Mundo

Brasília, 22 de março de 2012 – O secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, esteve nesta manhã na Câmara Legislativa do Distrito Federal para apresentar as ações desenvolvidas na capital para a Copa do Mundo de 2014. A reunião foi realizada pela Comissão Especial da Copa do de 2014, presidida pelo deputado Olair Francisco (PTdoB).

O secretário detalhou investimentos em segurança pública e em projetos de mobilidade como o Expresso DF – cujas obras estão em andamento -, expansão do metrô, ciclovias, ampliação da DF-047; além do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Reforçou a importância dos investimentos que deixará grande legado à população do DF.

“A Copa serviu para mudar a história de alguns lugares do mundo como a Alemanha, que mudou a visão de um povo; a África do Sul, que mudou o sentimento de Apartheid. No Brasil, é a Copa Verde. Vai trazer condições de se pensar no desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário.

“Essa Copa deve deixar um legado com quatro pontos principais: transporte público integrado, eficiente e menos poluente; inserção de Brasília no cenário turístico; qualificação profissional e 100% de cobertura de internet grátis no DF”, enfatizou o vice-presidente da Comissão, o deputado Israel Batista (PDT).

Para Cláudio Monteiro, os grandes eventos esportivos que virão para Brasília darão à cidade a chance de desenvolver a sua verdadeira vocação: o turismo. “Pouco foi feito nos últimos anos para potencializar o turismo da capital federal. Brasília fará abertura da Copa das Confederações, em 2013, e iremos mostrar a cidade ao mundo um ano antes da Copa do Mundo. O esporte é a engrenagem do desenvolvimento e da economia”, disse.

“Nenhum outro lugar do mundo tem uma arena multiuso no marco zero da cidade com tamanho potencial. Teremos uma Ecoarena com a capacidade de inserir Brasília nos circuitos internacionais. E tudo será feito com planejamento”, ressaltou o secretário.

O vice-presidente da Comissão, deputado Israel Batista, elogiou as ações do governo. “Precisamos dar respostas à população porque tudo isso que estamos fazendo é fantástico. A população precisa saber que a cobertura do estádio tira a poluição de mil carros por dia das ruas”, enfatizou.

Qualificação

O secretário Cláudio Monteiro destacou que, atualmente, cerca de 40% dos 3,2 mil operários da arena são moradores do Entorno do DF, o que significa a expansão da geração de emprego e renda para além dos limites do Distrito Federal.

“A falta de tradição do futebol não impede que possamos desenvolver a cidade com a Copa, gerando empregos e renda. Logo alcançaremos os 4 mil trabalhadores, apenas na obra do estádio. Brasília é carente de mão de obra especializada e estamos investindo na formação de jovens para o mercado de trabalho com foco neste grande evento”, acrescentou.

Cláudio Monteiro detalhou também o Qualificopa, programa da Secretaria de Trabalho do DF voltado para capacitação de profissionais que vão atuar nos grandes eventos esportivos.

“O brasiliense vai sair melhor qualificado dessa Copa do Mundo. Só em 2011 foram 2 mil formados, mais do que nos últimos 10 anos”, lembrou o vice-presidente da Comissão, deputado Israel Batista.

A terceira turma do programa teve início em março. A meta é capacitar 10 mil pessoas por ano até 2014 em cursos como: supervisor de hospedagem, camareira, assistente administrativo, entre outros. Segundo Cláudio Monteiro, 52% dos alunos formados em cursos profissionalizantes no ano passado, já estão empregados. “Isso demonstra o potencial de contratação de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Pós-Copa

Cláudio Monteiro ressaltou ainda do planejamento do governo para o pós-Copa. “Sobre a utilização futura do estádio, os críticos falam em “elefante branco”. Mas se analisarem as médias de público perceberão que no Rio de Janeiro a média é de 5 mil e, em São Paulo, de 8 mil pagantes. O advento da TV trouxe comodidade e exige que o Estádio seja uma arena multiuso, que seja um espaço não apenas para jogos e que, independentemente da Copa poderemos receber aqui grandes eventos nacionais e internacionais”, explicou.

O estádio será uma arena multiuso adequada para receber eventos e shows de grande porte, inclusive, e não exclusivamente, partidas de futebol. Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando renda e emprego, além de pagar o aluguel da arena.

Estádio

O estádio terá capacidade para cerca de 70 mil pessoas. Com todos os itens incluídos e com os benefícios do Recopa, a previsão é a de que o estádio custará aproximadamente R$ 800 milhões.

Hoje, a obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 52% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada e a intermediária em estágio avançado. Atualmente, cerca de 3,2 mil operários atuam no canteiro, em três turnos.

Também participarão da reunião, os deputados Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Wasny de Roure (PT), Aílton Gomes (PMN), Agaciel Maia (PTC) e Eliana Pedrosa (PSD)

Brasileiro sai da pobreza e engorda grupo da Classe C


Publicado em 22 de Março de 2012 por ABr Marli Moreira
Mais de 60 milhões ascenderam de classe
Mais de 60 milhões ascenderam de classe

Nos últimos sete anos, 64 milhões de brasileiros ascenderam de faixa de renda. “Isto representa o tamanho da Itália”, comparou Marcos Westphalen Etchegoyen, diretor-presidente da Cetelem BGN, empresa do grupo financeiro BNP Paribas, ao apresentar nesta quinta-feira 22 a pesquisa O Observador Brasil 2012, em parceria com o Instituto Ipsos Publics Affairs. O levantamento é uma amostra da estratificação social obtida após l,5 mil entrevistas. Foram ouvidos brasileiros com mais de 16 anos em 70 cidades, no período de 17 a 23 de dezembro do ano passado. Os dados servem para subsidiar as decisões da empresa, em especial, quando pretende explorar um novo nicho de mercado ou expandir negócios em andamento.
Segundo a pesquisa, de 2005 até 2011, enquanto diminuiu a parcela da população mais pobre (de 51% para 24%), cresceu o universo dos mais ricos (de 15% para 22%) e, também, da classe média (de 34% para 54%), que passou a ser maioria no país. Há sete anos, havia 92,9 milhões de pessoas classificadas como baixa renda. Esse número caiu praticamente à metade no ano passado (45,2 milhões).
Já a parcela mais abastada da população subiu de 26,4 milhões para 42,4 milhões de brasileiros no período pesquisado. Mas o maior contingente está mesmo na chamada classe C, que passou de 62,7 milhões para 103,05 milhões. Na classe C, o ganho familiar médio mensal cresceu de R$ l,3 mil para R$ l,45 mil entre 2010 e 2011. Na média de todas as classes socioeconômicas, a renda média subiu de R$ 1,5 para R$ l,6 mil.
Esses números, na opinião de Westphalen, mostram “uma consolidação da elevação da faixa de renda”. Mas ele destacou que há um comportamento mais cauteloso dos consumidores. Na média, todas as classes de renda mantiveram estabilidade nos gastos, com exceção da classe C. Não foi observada mudança em relação ao consumo em supermercados, de energia, gás, água, transporte e remédios. Já os gastos com moradia, principalmente com aluguel, aumentaram 14% em relação a 2011.
Os gastos com prestação de imóveis aumentaram, em média, 23%. Também pesaram mais no orçamento das famílias as despesas com serviços domésticos (+29%). A pesquisa aponta ainda que a melhoria de renda elevou o desejo das pessoas de comprar móveis e eletrodomésticos. Já nas classes A e B foi detectada a intenção de comprar à vista de imóveis e carros.
De acordo com as previsões do vice-presidente da Cetelem, Miltonleise Filho, este ano, o consumo dos brasileiros vai se manter em alta por causa da melhoria da renda. Mas ele alerta que essa disposição de consumir vai ser menor, porque muita gente já comprometeu o orçamento deste ano com financiamentos de longo prazo (para comprar imóveis, carros e eletroeletrônicos, por exemplo).

De Dilma para grandes empresários: invistam!


De Dilma para grandes empresários: invistam! Foto: Sérgio Lima/Folhapress

No Palácio do Planalto, presidente pede a representantes da indústria, do comércio e dos serviços para que injetem recursos em seus negócios para criar empregos e promover o crescimento econômico; à volta dela, o PIB privado do Brasil

22 de Março de 2012 às 12:59
Agência Brasil - A presidenta Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-fe1ra (22) com 28 empresários para ouvir as demandas do setor para aumentar o investimento privado e estimular o crescimento da economia. A presidenta pediu um esforço maior de investimentos dos empresários para alavancar o Produto Interno Bruto (PIB).
Recentemente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que o objetivo do governo é fazer a economia crescer 4,5% em 2012. Se isso for alcançado, será um resultado bem melhor que o de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) ficou em 2,7%.
Ontem (21), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que o índice referente à produção registrou 46,5 pontos, ante os 45 pontos de janeiro e os 50,4 pontos de fevereiro do ano passado. Foi o sexto mês consecutivo que esse índice apresentou pontuação abaixo dos 50 pontos (os valores vão de 0 a 100 e abaixo de 50 apontam queda da produção). Os números são da Sondagem Industrial de fevereiro.
Na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff recebeu representes das principais centrais sindicais e ouviu as demandas dos trabalhadores. As centrais manifestaram a preocupação com os impactos da guerra cambial na indústria nacional, cobraram ações mais incisivas contra a desindustrialização, que pode gerar desemprego, e reclamaram da falta de avanço na negociação de reivindicações trabalhistas com o governo.
Além dos empresários, participaram da reunião os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Home Brasil 247 >

Governador Agnelo Queiroz assinou decreto que prevê ampliação do parque, que passa de 21 para 28 hectares.

Parque Olhos D’Água ganha nova área

  Governador Agnelo Queiroz assinou decreto que prevê ampliação do parque, que passa de 21 para 28 hectares. Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e integra o programa Brasília, Cidade Parque
    Evelin Campos, da Agência Brasília

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quinta-feira (22) decreto que incorpora ao Parque Olhos D’Água, na Asa Norte, a área verde situada na entrequadra 212/213. O ato, realizado no próprio parque, faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado hoje. O evento contou com a participação de diversos moradores da região e usuários do local.
    
    “Esta é uma conquista estratégica para nós e para a cidade. Estamos dando um passo decisivo na consolidação e na ampliação do Parque Olhos D’Água, proporcionando mais qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
    
    A área recém-anexada ao parque havia sido adquirida por um empresário no ano 2000, por meio de licitação promovida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Atendendo a reivindicações da comunidade local, que não aprovava a construção de um centro comercial na região, o Governo do Distrito Federal comprou o terreno, avaliado em R$ 20 milhões.
    
    “Após conversas e audiências públicas decidimos que a região não precisa de mais um shopping e mais carros sem ter onde estacionar. Isso reduziria a qualidade de vida da comunidade. Sempre brinco que os parques são as praias de Brasília e esse governo teve a coragem de garantir a preservação do parque após anos de espera”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.
    
    Qualidade e preservação – Com a inclusão da área, o Parque Olhos D’Água será expandido em 30%, passando de 21 para 28 hectares. O decreto prevê, ainda, medidas de preservação do local, que abriga nascentes. Para isso, estão autorizadas obras de engenharia que preservem os recursos hídricos, eliminem as erosões e o odor causado pelo tratamento de esgoto, e impeçam o assoreamento do córrego pelo lançamento direto das redes pluviais. As medidas seguirão diretrizes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) será responsável por elaborar um novo projeto urbanístico para a área.
    
    O decreto também determina a interligação entre as áreas I e II do parque e desses setores ao Parque do Arboreto (parque com 43 hectares na 615 Norte), com passagens subterrâneas para circulação das águas, dos animais e de visitantes. “São medidas concretas para assegurar não apenas o aumento do parque, mas as condições de uso da população”, ressaltou Agnelo Queiroz.
    
    O vice-governador Tadeu Filippelli destacou a importância da água como uma das principais riquezas de uma nação. “Antes a principal riqueza de um país era o petróleo. Hoje a água é o grande tema em discussão e o Brasil é detentor de 12% de toda a água doce do mundo. A assinatura do decreto confirma a determinação e a vontade política deste governo com a preservação do meio ambiente”, avaliou.
    
    O decreto também foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão; pelo presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis; e pela diretora de crédito do Banco de Brasília (BRB), Leane Cardoso Mundim.
    
    Futura cidade-parque – A ação integra o compromisso do Governo do Distrito Federal com o programa Brasília, Cidade Parque, lançado no ano passado com o objetivo de transformar a capital federal em uma cidade-parque. “A política de meio ambiente é uma política central de valorização humana e desenvolvimento econômico do DF. Com esse programa vamos recuperar e construir 68 parques e 22 unidades de preservação até 2014”, frisou Agnelo Queiroz.
    
    Apenas em 2011 foram iniciadas obras em cinco parques e, para este ano, estão previstos reparos em outros 15. Os recursos utilizados nas reformas dessas áreas são provenientes de compensações ambientais e florestais, em parcerias com a iniciativa privada.
    
    Aprovação popular – Além da presença de autoridades, o evento foi marcado pela participação da comunidade. Entre eles estava o presidente da Associação Brasiliense de Ação pela Qualidade de Vida (Abravida), Ricardo Montalvão, que trabalhou com mobilização e conscientização da comunidade vizinha ao Parque Olhos D’Água nos últimos 17 anos.
    
    Entre as principais ações, Montalvão destacou a reunião de 15 mil assinaturas em abaixo-assinado e o abraço de 850 pessoas à nascente do parque. Para ele, o decreto assinado pelo governador representa uma conquista para todos os brasilienses. “Estou muito feliz, pois, com a ampliação do parque, as nascentes serão preservadas e o córrego não irá secar. Faço passeios com minha família no parque e fico satisfeito com essa vitória”, disse.
    
    O professor de educação física Bruno Magalhães, de 37 anos, também comemorou a decisão. Morador da 416 Norte, Bruno frequenta o parque pelo menos uma vez por semana para correr. “Achei muito válido porque agora teremos mais espaço. A área é verde, combina muito mais com um parque do que com um shopping”, disse.
    
    Após a cerimônia, o Parque Olhos D'Água serviu de plenário para a realização de sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com a participação de parlamentares, representantes da sociedade civil e autoridades. A iniciativa tem como meta debater e chamar a atenção da sociedade para a questão do uso sustentável da água.
    
    Também estiveram presentes ao evento de assinatura do decreto o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Rodrigo Rollemberg, os secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e de Agricultura, Lúcio Valadão; o presidente do Ibram, Nilton Reis; o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides; o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella; o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Cristiano Magalhães; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), José Guilherme Leal; o deputado distrital Joe Valle, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista do DF, a deputada distrital Arlete Sampaio; e o deputado federal e presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna.

Convite :





                                                                     CONVITE
PT Ceilândia 08ª, 12ª e 16ª zonal convidam para uma reunião os companheiros (as), aberta a toda militância do PT e estendemos este convite a todos que militam na área social, sindical, prefeitos comunitários e todas as lideranças desta cidade.


Convidados: O Secretário da sedest Daniel Seidel. Falará sobre o DF sem miséria. o porta voz da CEB Sr, Mauro Pinheiro sobre o evento e como é este programa social CEB e o Administrador de Ceilândia Ari de Almeida falará da cidade e mobilização e o professor Nelson da reginal de ensino


Pauta: tratará do evento do dia 31 de março (sábado), onde a CEB entregará 700 geladeiras e muitos outros programas sociais do GDF
Local: Na regional de ensino QNM 14 Ceilândia norte

Data: 26 de março de 2012 (segunda-feira)
Hora: 19h
Jeová Rodrigues 12ª zonal 9916 4008

Vicente Lourenço 08ª zonal 9909 0401


Marcio Oliveira 16ª zonal 9148 1618


Saudações Petistas


O novo caminho mudando o DF...