quarta-feira, 7 de março de 2012

Foto Roberto Barroso
Reforma da unidade de saúde foi entregue, nesta quarta-feira, pelo governador Agnelo Queiroz. Investimento na atenção primária é prioridade e desafogará os prontos-socorros da região


 Brasília, 7 de março de 2012 – Em mais um passo rumo ao aperfeiçoamento do atendimento à saúde primária, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, e pelo secretário de Saúde em exercício, Elias Fernando Miziara, entregou nesta quarta-feira as reformas do Centro de Saúde nº 3, em Taguatinga. A modernização da unidade, que atenderá quase 150 mil pacientes da região, levou sete meses e recebeu investimentos de cerca de R$ 900 mil. Esta é a primeira grande reforma desde a inauguração da unidade em 1980.

“Com este centro de saúde, já concluímos a reforma de 12 unidades, que agora têm estrutura adequada e digna tanto para quem trabalha como para quem é atendido”, comemorou o governador Agnelo Queiroz. Ele destacou que a atual gestão tem investido em saúde primária para desafogar os prontos-socorros, que, muitas vezes, recebem pacientes que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde.

“Estamos realizando medidas importantes, dando prioridade à saúde primária, para diminuir o fluxo de pessoas nos prontos-socorros. Por isso, quando aprimoramos a resolução dos casos nos centros de saúde, as pessoas deixam de ir direto ao pronto-socorro, reduzindo as filas de espera”, explicou Agnelo Queiroz.

Para o secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, as reformas dos centros do Distrito Federal são uma prioridade na recuperação de toda a rede de saúde. “O sistema de saúde primário é a porta de entrada para todo resto. A saúde do DF ainda sente muito os reflexos de governos anteriores, por isso é importante destacar a recuperação da rede de saúde”, afirmou.

Melhorias – O Centro de Saúde nº 3, localizado na QNL 1, área especial 2 de Taguatinga, teve as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias totalmente recuperadas. Outras melhorias foram a reforma do piso, pintura interna e externa, troca do alambrado, instalação de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e a readequação de espaços internos. Entre as novidades da reforma estão a instalação de serviço de áudio e de rede para a informatização da unidade.

“Sempre que se aperfeiçoa um serviço ele se torna um chamariz e renova a esperança de um atendimento melhor, e é esta a nossa expectativa”, comemorou o gerente do Centro de Saúde, Luiz Gonzaga Mota de Souza.

Atendimentos – O Centro de Saúde 3 de Taguatinga atende cerca de 250 pessoas por dia e oferece consultas nas áreas de clínica geral, ginecologia, obstetrícia e pediatria. Além disso, a unidade realiza atendimentos nas áreas de enfermagem, imunização, nebulização, serviço social, nutrição e odontologia. A unidade também oferece à população práticas alternativas como automassagem e shantala – massagem de origem indiana aplicada pelas mães em crianças a partir de um mês de idade.

Durante o período de reforma, o CS 3 atendeu cerca de 31,5 mil pacientes. Os atendimentos foram transferidos, ainda, para outros locais para que não prejudicassem a população, entre eles os Centros de Saúde 4, 6 e 8 e a Unidade Mista de Saúde de Taguatinga. O administrador Regional de Taguatinga, Carlos Alberto Jales, explica que a região possui cerca 70 mil moradores, mas que a demanda pela saúde local pode chegar a 150 mil pacientes, já que a cidade fica bem próxima a Ceilândia e Samambaia.

Mutirão de cirurgias – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã da última segunda-feira (6), no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), da cerimônia de abertura do mutirão para reconstrução mamária. O objetivo é realizar, até sexta-feira (9), cerca de 60 cirurgias de reconstrução mamária tardia, realizadas em pacientes que passaram pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama) em decorrência do câncer há pelo menos seis meses.

“Esta é uma ação de grande envergadura e apelo nacional, na qual o DF tem uma experiência de grande êxito. Havia uma demanda reprimida pela cirurgia de reconstrução mamária que conseguimos reduzir bastante. Até o final de 2012, iremos zerar essa fila, assim como fizemos com a fila de transplantes cardíacos”, garantiu o governador na ocasião.

Este é o terceiro mutirão de reconstrução mamária realizado no Distrito Federal. Nesta edição, o mutirão está sendo realizado em nível nacional, com a participação de 18 estados, além do DF. A expectativa é que 500 mulheres passem pela reconstrução mamária em todo o país. Para isso, cerca de 1,2 mil cirurgiões plásticos estão mobilizados.

Saúde em foco – O GDF adotou uma série de medidas na área da Saúde para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal. O governo está promovendo uma reformulação no sistema para que a população possa, ainda nos próximos anos de gestão, sentir as profundas mudanças estruturais adotadas.

Entre as ações estão a contratação de 4,5 mil profissionais de Saúde aprovados em concurso. São médicos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, enfermeiros do trabalho, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, entre outros. Além do reforço de pessoal, o governo investiu na frota, com a aquisição de 30 ambulâncias de alto padrão para a rede pública.

Em um ano de governo, houve redução de 60% no número de pedidos judiciais para internações em UTIs. No período, foram abertos 48 leitos, o que fez com que o DF conte hoje com 335 vagas, somando as redes pública e particular conveniada.

Agencia Brasilia

NOTA OFICIAL

                                                                  NOTA OFICIAL


 Para aprimorar as funções de articulação política e de gestão administrativa, o Governo do Distrito Federal anuncia a recriação da Casa Civil. Também foi tomada a decisão de extinguir a Secretaria da Juventude, em meio ao cenário de austeridade e controle de gastos.

 
A Secretaria da Casa Civil, que terá como titular Swedenberger Barbosa, assumirá atribuições e estrutura hoje abrigadas na Secretaria de Governo. Passará, então, a ser responsável pela gestão administrativa dos projetos do GDF.  A Secretaria de Governo, que tem à frente Paulo Tadeu, centralizará a coordenação política do governo.

A Secretaria da Juventude passará a ser uma coordenadoria, subordinada à Secretaria de Governo. Como tal, seguirá articulando políticas públicas específicas para os jovens do Distrito Federal.

O novo desenho institucional será colocado em prática sem a criação de novos cargos ou qualquer acréscimo na despesa com pessoal, de forma que o governo se mantém coerente no esforço iniciado há uma semana para reduzir o montante da folha de pagamentos a um patamar inferior a 46% das receitas correntes líquidas, conforme estabelece o limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Secretaria de Estado de Comunicação Social