sábado, 22 de outubro de 2011

Em Brasília, a Copa começa em 2013

Cidade será sede da abertura da Copa das Confederações. Festa em comemoração a essa conquista começou na tarde da sexta-feira (21), com a chegada de Agnelo, de Zurique

      Redação Jornal da Comunidade
O governador Agnelo Queiroz foi recebido com festa pela população, na tarde de sexta-
feira (21), no aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Mais de 200 pessoas ocuparam o saguão do desembarque internacional, levando faixas em agradecimento ao esforço do governador para trazer para a capital a maior festa do mundo do esporte. Agnelo desembarcou por volta das 17h15 e foi recebido aos gritos, aplausos e até improvisação de rimas como “com Agnelo não há quem possa, a Copa é nossa!”. Pouco antes da chegada do governador, a Banda Popular embalou as pessoas que ali estavam, com um repertório variado, incluindo frevo, ritmo que contou com dançarinas a caráter.

Em seguida, o governador falou à imprensa. Ao ser questionado sobre as denúncias que envolvem o atual ministro do Esporte, Orlando Silva, foi categórico: “toda denúncia tem de ser apurada e investigada”. Mas destacou que hoje é um dia de festa. “Hoje estamos muito contentes com essa vitória que Brasília teve, com a Copa no Mundo. Porque a nossa capital, que é a capital de todos os brasileiros, vai fazer de fato a grande abertura da Copa, por fazer aqui, a abertura da Copa das Confederações, que acontece um ano antes da Copa do Mundo”.

Para Agnelo Queiroz, esse é um grande motivo de alegria. “A partir daí está disparada a contagem regressiva da Copa do Mundo. E nossa posição nesse campeonato foi privilegiada porque teremos sete jogos e durante todo o evento teremos jogos em Brasília do começo ao fim no período da Copa. Portanto, a cidade vai receber muita gente, como muitos turistas do exterior e gente de outros estados, de forma hospitaleira, que é a marca do povo brasileiro que se reúne em Brasília”.
Agnelo Queiroz foi recebido com festas no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, ao chegar de Zurique na sexta (21) 
Foto: Rose BrasilAgnelo Queiroz foi recebido com festas no 
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, 
ao chegar de Zurique na sexta (21)

Estádio
A estrutura do Estádio Nacional de Brasília foi destacada pelo governador porque trata-se da que está mais avançada entre todos os estádios brasileiros. “Já temos 40% do estádio pronto, vamos entregar na data certa, ou melhor, seis meses antes da Copa das Confederações, o que permite a instalação de todo equipamento e toda a infraestrutura que fica em torno do estádio. Então, nós vamos trabalhar mais ainda”, garantiu.

Agnelo disse estar satisfeito com os resultados do trabalho, mas que esta foi uma primeira vitória, que atribui ao povo de Brasília, por conta da sua autoestima e da confiança. “Aqui também estão os trabalhadores, os operários que estão construindo o estádio com muita dedicação. Foi a nossa eficiência e a nossa capacidade que determinou um papel destacadíssimo nesses eventos para a capital do Brasil”, afirmou, lembrando que tudo isso significa rendimentos como “empregos, prosperidade colocar nossa cidade nesse circuito”.

A volta de Agnelo à Brasília promete muitos encontros na área federal. “Vou ter agenda, sim, com o governo federal, para tratar da mobilidade urbana que vocês terão conhecimento, por meio da presidente Dilma, nos próximos dias. Será um investimento maravilhoso para a nossa cidade. Vamos agora, aperfeiçoar todos os mecanismos para receber a Copa do Mundo e a Copa das Confederações”, esclareceu.

Agnelo destacou que vai divulgar a Copa das Confederações no mundo para colocar a capital no circuito internacional. “Brasília, depois da Copa, será outra na economia e no desenvolvimento humano, porque nós também vamos atingir vários indicadores fundamentais de melhoria na qualidade de vida com o programa Analfabetismo zero, vamos colocar banda larga 100% na cidade, cobertura 100% em creches para nossas crianças, tempo integral nas escolas, que começa a partir de 2012, enfim, 100% saneamento. Vamos mostrar uma cidade civilizada para o mundo.”

Sorteio da Fifa
Sete jogos da Copa de 2014 e a abertura da Copa das Confederações, em 2013. Foi esse o resultado positivo para Brasília, anunciado pela Fifa na última quinta-feira (20) e comemorado pelo governo do Distrito Federal e brasilienses. “É fantástico para Brasília esse resultado tão positivo. O anúncio da Fifa é um reconhecimento, prova que a Federação está convencida de que Brasília apresentou todas as garantias e está cumprindo todas as exigências. Esse é um momento histórico e uma grande vitória para o DF”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, ainda em Zurique (Suíça).
Após o anúncio, o governador do DF recebeu diversas ligações de representantes de todos os setores envolvidos com a Copa e de parlamentares, parabenizando-o.

Na comitiva brasiliense na Suíça, também estavam presentes os deputados distritais Olair Francisco (PTdoB) e o professor Israel Batista (PDT), presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF, além da secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum.

Comemoração
A notícia da Fifa foi acompanhada por brasilienses na Rodoviária do Plano Piloto, onde um telão foi montado. Ao saber que a capital receberá a cerimônia de abertura da competição de 2013 e sete jogos do Mundial de 2014, a torcida ficou satisfeita. “É muito grande a expectativa para ver a seleção jogar aqui em Brasília, numa competição tão importante”, comemorou Eduardo Ribeiro, morador de Ceilândia.

A 20ª edição da Copa do Mundo da Fifa terá 64 partidas, disputadas em 12 cidades brasileiras. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro será a casa da final, em 13 de julho. Em Brasília haverá a disputa pelo terceiro lugar, no dia 12 de julho. As semifinais ocorrerão em Belo Horizonte e São Paulo. Além do jogo pelo 3º lugar, a capital do país receberá ainda outras seis partidas, nos dias 15, 19, 23, 26 e 30 de junho, e 5 de julho. Quanto à Copa das Confederações, a tabela completa será divulgada somente em junho do ano que vem. A competição vai ocorrer de 15 a 30 de junho de 2013. A final também será no Rio de Janeiro e as semifinais, em Belo Horizonte e Fortaleza.

No clima do mundial
A Copa das Confederações é o grande evento que introduz a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. E contará com 16 jogos de futebol com as melhores seleções do mundo. Nesta edição, a Copa das Confederações será realizada em quatro cidades, podendo se estender para mais duas sedes.
“O estágio avançado das obras de nosso estádio foi determinante para Brasília ter tantos jogos desta competição. Brasília se empenhou bastante para esse momento. Este é o reconhecimento da nossa competência e o resultado do nosso esforço e intenso trabalho durante esses dez meses”, disse o governador do DF, em Zurique. Hoje, a obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 38% de sua execução concluída. Atualmente, cerca de três mil operários atuam no canteiro e o terceiro turno de trabalho já foi iniciado.

O Estádio Nacional de Brasília está sendo construído para sediar os grandes eventos esportivos que começa com a Copa das Confederações, em 2013, e, mais do que isso, para os próximos 50 anos da capital federal. A arena será entregue em 31 de dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações.

O primeiro estádio idealizado para a capital federal, cujo projeto data de 1973, previa 110 mil lugares, mas não chegou a ser concluído. Desta forma, o Estádio Nacional de Brasília, com obra orçada em R$ 671 milhões, terá capacidade para cerca de 70 mil pessoas e será uma arena multiuso, adequada, inclusive, para eventos e shows de grande porte. O Estádio Nacional de Brasília também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum – entregue após a conclusão da obra – é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é sustentável.

A venda de ingressos para a Copa do Mundo vai ocorrer a partir de julho de 2013, após a disputa da Copa das Confederações. De acordo com a Fifa, a exemplo do que já ocorreu nos últimos torneios, a primeira fase será como uma loteria, na qual o torcedor se candidatará aos ingressos e então poderá ou não ser sorteado. Todos poderão participar e, portanto, terão chances iguais de conseguir ingressos. A maior parte dos ingressos será vendida pela Fifa.com, o site oficial da Copa do Mundo. Além disso, assim como ocorreu na África do Sul, haverá pontos de venda no Brasil para os torcedores locais que não disponham de conexão de internet. Os preços dos ingressos ainda não foi definido.

Agnelo Queiroz retorna ao DF satisfeito com conquista

Ao chegar de Zurique, na Suíça, o governador traz para a população do DF uma conquista histórica: a abertura dos jogos da Copa das Confederações

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governador Agnelo Queiroz comemorou o resultado do sorteio e disse que isso é fantástico para Brasília, como reconhecimento ao cumprimento das exigências da FifaFoto: Secom/GDFO governador Agnelo Queiroz comemorou o resultado do sorteio e disse que isso é fantástico para Brasília, como reconhecimento ao cumprimento das exigências da Fifa
O governador Agnelo Queiroz desembarca no final da tarde de hoje na capital federal. Ele estava em Zurique, na Suíça, onde participou do evento que definiu as cidades-sedes da abertura da Copa das Confederações, em 2013 e do mundial em 2014. Agnelo recebeu com entusiamo a decisão da Federação Internacional de Futebol de que Brasília abrirá o evento preparatório da Copa do Mundo. “É fantástico para Brasília esse resultado tão positivo. É um reconhecimento, prova que a Federação está convencida de que nossa cidade apresentou todas as garantias e está cumprindo todas as exigências. Esse é um momento histórico e uma grande vitória para o DF”, afirmou o governador.

A Copa das Confederações é o grande evento que antecede a Copa do Mundo de 2014. Tão importante quanto o mundial, foi definida pelo presidente  da Fifa, Joseph Blatter como um “aperitivo” do que as pessoas vão assistir no ano seguinte. “O mundial é dividido em etapas. A primeira, marcada pela Copa das Confederações, é um teste para analisar se o sistema de infraestrutura e planejamento operacional atende às expectativas e exigências impostas pela Federação”, avaliou Blatter. Ele ressaltou que o bom desenvolvimento do mundial e os bons resultados da Copa de 2014 dependerão do que for apresentado pelas cidades-sedes durante a Copa das Confederações. Brasília também garantiu, ao lado do Rio de Janeiro, sete jogos da Copa do Mundo, entre eles, uma partida com a Seleção Brasileira na 1ª fase e a disputa do 3º lugar.

O avanço das obras do Estádio Nacional de Brasília foi, segundo Agnelo, determinante para a escolha da Fifa. “O estágio avançado das obras de nosso estádio foi fundamental para Brasília ter tantos jogos desta competição. Brasília se empenhou bastante para esse momento. Este é o reconhecimento da nossa competência e o resultado do nosso esforço e intenso trabalho durante estes dez meses”, disse. A comitiva do GDF que acompanhou o governador na solenidade em Zurique, formada pelos deputados distritais Olair Francisco e Professor Israel Batista – presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF –  lembraram da importância que esta conquista terá para Brasília. 


Estádio Nacional de Brasília agrada à Fifa

Hoje, o Estádio Nacional de Brasília está com 38% das obras concluídas e será entregue em 31 dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações. É a primeira arena idealizada para a região, cujo projeto data de 1973, previa 110 mil lugares, mas não chegou a ser concluído. Dessa forma, o Estádio Nacional de Brasília, com obra orçada em R$ 671 milhões, terá capacidade para  70 mil pessoas e será um espaço de multiuso, adequado, inclusive, para eventos e grandes shows.

Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o espaço e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital, além de pagar o aluguel da arena. A empresa também será responsável por inserir Brasília em um calendário intenso e internacional de eventos.

Agnelo Queiroz comemora no DF anúncio da FIFA

  • De volta da Suíça, governador celebrou, junto com autoridades e populares, a abertura da Copa das Confederações e os jogos da Copa de 2014, que serão realizados no Estádio Nacional
    Da Redação

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, chegou no final da tarde desta sexta-feira (21/10) de Zurique, na Suíça, de onde acompanhou o anúncio da FIFA de que Brasília receberá o jogo de abertura da Copa das Confederações (2013) e sete partidas da Copa de 2014. Autoridades do Governo do Distrito Federal e dezenas de pessoas que participaram da campanha para trazer os dois grandes eventos esportivos para a capital federal foram até o Aeroporto JK receber o governador.
     
    “A capital de todos os brasileiros está numa posição privilegiada na Copa do Mundo, porque irá receber sete jogos, o que vai garantir partidas em Brasília do começo ao fim do período da Copa”, comemorou o governador Agnelo Queiroz. “Foi nossa eficiência que determinou esse papel destacadíssimo da capital do Brasil no evento, que vai gerar desenvolvimento, emprego, renda, prosperidade e colocar nossa cidade no circuito internacional”, completou.
     
    Quanto à infraestrutura, o governador do DF declarou estar satisfeito já que 40% das obras do Estádio Nacional de Brasília estão concluídas. “Isso garante que entregaremos nosso estádio na hora certa – seis meses antes da Copa das Confederações –, o que permite a instalação de todos os equipamentos, de hospitalidade e da estrutura no entorno do Estádio Nacional”, acrescentou.
     
    Agnelo Queiroz revelou ainda que o Governo Federal irá anunciar, nos próximos dias, investimentos nos projetos de infraestrutura e de mobilidade urbana no Distrito Federal.
     
    Investigação
    Questionado pelos jornalistas sobre as investigações nos tribunais superiores (STJ e STF), Agnelo Queiroz reforçou que apóia as investigações e considera uma oportunidade de elucidar definitivamente essa história, usada por adversários políticos na campanha passada, não trazendo fato novo algum.
     
    “Saí do Ministério do Esporte há seis anos. Esse inquérito, que está no STJ, é fruto de uma denúncia feita durante a campanha e que eu desmascarei. Qualquer questão que esteja pendente tem que ser apurada e investigada. Essa é a oportunidade que todos terão para saber exatamente o que aconteceu em relação àquela denúncia”, enfatizou Agnelo Queiroz.  “Estou tranqüilo em relação a esse inquérito. O fato é que não há nada que pese contra a minha conduta”, completou o governador.
    Foto Foto: Roberto Barroso