sábado, 22 de outubro de 2011

Agnelo Queiroz retorna ao DF satisfeito com conquista

Ao chegar de Zurique, na Suíça, o governador traz para a população do DF uma conquista histórica: a abertura dos jogos da Copa das Confederações

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governador Agnelo Queiroz comemorou o resultado do sorteio e disse que isso é fantástico para Brasília, como reconhecimento ao cumprimento das exigências da FifaFoto: Secom/GDFO governador Agnelo Queiroz comemorou o resultado do sorteio e disse que isso é fantástico para Brasília, como reconhecimento ao cumprimento das exigências da Fifa
O governador Agnelo Queiroz desembarca no final da tarde de hoje na capital federal. Ele estava em Zurique, na Suíça, onde participou do evento que definiu as cidades-sedes da abertura da Copa das Confederações, em 2013 e do mundial em 2014. Agnelo recebeu com entusiamo a decisão da Federação Internacional de Futebol de que Brasília abrirá o evento preparatório da Copa do Mundo. “É fantástico para Brasília esse resultado tão positivo. É um reconhecimento, prova que a Federação está convencida de que nossa cidade apresentou todas as garantias e está cumprindo todas as exigências. Esse é um momento histórico e uma grande vitória para o DF”, afirmou o governador.

A Copa das Confederações é o grande evento que antecede a Copa do Mundo de 2014. Tão importante quanto o mundial, foi definida pelo presidente  da Fifa, Joseph Blatter como um “aperitivo” do que as pessoas vão assistir no ano seguinte. “O mundial é dividido em etapas. A primeira, marcada pela Copa das Confederações, é um teste para analisar se o sistema de infraestrutura e planejamento operacional atende às expectativas e exigências impostas pela Federação”, avaliou Blatter. Ele ressaltou que o bom desenvolvimento do mundial e os bons resultados da Copa de 2014 dependerão do que for apresentado pelas cidades-sedes durante a Copa das Confederações. Brasília também garantiu, ao lado do Rio de Janeiro, sete jogos da Copa do Mundo, entre eles, uma partida com a Seleção Brasileira na 1ª fase e a disputa do 3º lugar.

O avanço das obras do Estádio Nacional de Brasília foi, segundo Agnelo, determinante para a escolha da Fifa. “O estágio avançado das obras de nosso estádio foi fundamental para Brasília ter tantos jogos desta competição. Brasília se empenhou bastante para esse momento. Este é o reconhecimento da nossa competência e o resultado do nosso esforço e intenso trabalho durante estes dez meses”, disse. A comitiva do GDF que acompanhou o governador na solenidade em Zurique, formada pelos deputados distritais Olair Francisco e Professor Israel Batista – presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF –  lembraram da importância que esta conquista terá para Brasília. 


Estádio Nacional de Brasília agrada à Fifa

Hoje, o Estádio Nacional de Brasília está com 38% das obras concluídas e será entregue em 31 dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações. É a primeira arena idealizada para a região, cujo projeto data de 1973, previa 110 mil lugares, mas não chegou a ser concluído. Dessa forma, o Estádio Nacional de Brasília, com obra orçada em R$ 671 milhões, terá capacidade para  70 mil pessoas e será um espaço de multiuso, adequado, inclusive, para eventos e grandes shows.

Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o espaço e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital, além de pagar o aluguel da arena. A empresa também será responsável por inserir Brasília em um calendário intenso e internacional de eventos.

0 comentários:

Postar um comentário