quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Informatização garantirá transparência na pesquisa

Com a consulta via internet disponibilizada para busca de pareceres da PGDF, os usuários vão acessar documentos com qualidade e agilidade

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governador Agnelo Queiroz disse que com essa ferramenta, que chamou de brilhante, PGDF dá salto incrível em qualidadeFoto: Roberto BarrosoO governador Agnelo Queiroz disse que com essa ferramenta, que chamou de brilhante, PGDF dá salto incrível em qualidade
O governador Agnelo Queiroz e o vice-governador Tadeu Filippelli participaram, na tarde de ontem, do lançamento do novo sistema de consulta de pareceres jurídicos pela internet da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). Esta ferramenta, disponível no site www.pg.df.gov.br, agilizará as consultas respondidas pela PGDF sobre licitações e acompanhamentos de processos, dentre outros temas. Nesta primeira fase está sendo informatizado o teor dos documentos elaborados ao longo de 2011. E, até 2012, tudo já deverá estar na web. Cerca de dois mil já foram digitalizados. 

“Essa ferramenta democratiza e agiliza a consulta aos pareceres. Uma iniciativa brilhante da Procuradoria, que mostra que com inteligência e recursos próprios é possível dar um salto incrível de qualidade em benefício da sociedade”, destacou Agnelo Queiroz. A medida também confere maior transparência ao trabalho realizado. Resultados de pesquisas que levavam até dez dias para chegar às mãos dos interessados agora serão processados automaticamente e estarão disponíveis para as consultas on-line independentemente do horário de funcionamento da Procuradoria. Gestores e cidadãos terão acesso aos pareceres segundos após digitar os principais termos da busca.

Agnelo lembrou que com a política de banda larga do governo, a rede Conecta DF, qualquer pessoa poderá consultar o sistema via internet, de forma gratuita. “Trabalhamos para facilitar o acesso da informação ao cidadão”. Para o procurador-geral do DF, Rogério Leite Chaves, o sistema representa um salto em direção à modernidade. “Nossos pareceres têm impacto na vida de todos, do contribuinte, da população. Quase todos os assuntos jurídicos passam por esta Casa, por isso precisamos ser ágeis”, afirmou Rogério Chaves.


Agnelo comemora nova idade cercado de amigos

Cerca de mil pessoas estiveram presentes, na noite de ontem, na Churrascaria Pampa, para comemorar com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, seus 53 anos. A festa, organizada pelos partidos da base de apoio, contou com a presença de secretários, políticos locais e nacionais, além de militantes e muitos amigos. Dentre os presentes, Agnelo recebeu os parabéns do presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT), do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e do presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Durante as comemorações, o governador agradeceu a presença e o apoio de todos os presentes. Ele disse ainda que esta é uma maneira da sociedade mostrar que condena a utilização de crimes, como as denúncias que surgiram na imprensa. Ele está sendo acusado de receber propina, quando ainda era diretor da Anvisa. Agnelo prosseguiu com o discurso de que estes ataques têm o objetivo de desestabilizar o governo, e que está sendo vítima de uma “organização criminosa” que faz parte da direita. Ele lembrou que Juscelino Kubitschek, presidente da República que criou Brasília, também sofreu ataques injustos.
Fórum de Presidentes do PT envia nota de solidariedade a Agnelo

Em solidariedade ao companheiro Agnelo Queiroz
 Em defesa do projeto político do Partido dos Trabalhadores

 Os presidentes do PT unificam seu discurso e suas ações em defesa do governador Agnelo, que há semanas encontra-se sob ataque dos setores mais atrasados e corruptos do Distrito Federal, ainda operando em favor de Roriz, Arruda e demais responsáveis pela triste herança que todos conhecemos.
 Entendemos que os ataques a Agnelo são, na verdade, dirigidos ao Partido dos Trabalhadores. Afinal, quem conduz o projeto político do Partido dos Trabalhadores é o governador Agnelo e, portanto, defendê-lo significa defender o nosso Partido. Não pode restar nenhuma dúvida quanto a isso.
 Grande parte das denúncias contra Agnelo derivam da insatisfação de grupos políticos da nossa cidade que tiveram interrompidos os seus esquemas de desvios de recursos públicos, dos quais participaram os governos anteriores. Outra parcela dos ataques tem uma função estratégica muito bem definida no cenário nacional. Seu objetivo é dar discurso à direita, que padece com sua falta de projeto para o País, restando-lhe somente fustigar o Partido dos Trabalhadores e, por conseqüência, o projeto que tem mudado o Brasil. Como ponto em comum, ambas as frentes contam com o apoio da velha mídia que vê em eventual crise a possibilidade de faturar com ela.
 Independentemente de críticas internas que possamos ter feito ao nosso governo, em especial no que se refere à composição difusa da base aliada, reconhecemos o esforço que vem sendo feito para reerguer o Distrito Federal, combalido por anos seguidos de desmandos e corrupção. Enxergamos em Agnelo um governador que tem espírito público e que baliza suas ações de governo visando ao interesse coletivo. Confiamos na capacidade do PT de governar e faremos o possível para que este seja o melhor governo da história do Distrito Federal.
 Consideramos que todas essas acusações – muitas delas já desmontadas – e aparente clima de crise devem ser enfrentados sempre com serenidade, porém com a energia necessária para não permitir que o GDF seja paralisado. É crucial que a população se sinta plenamente atendida em suas necessidades elementares, como saúde, educação, segurança e transporte público. É fundamental, também, que o nosso governo siga trabalhando nas grandes ações estruturantes, que visam tirar o Distrito Federal do atraso de vinte anos em que se encontra graças às desastradas gestões de Roriz e Arruda.
 Alertamos à nossa militância para o caráter golpista dessa onda de denuncismo. Convém lembrar 2005, ano da pior crise da história do PT, quando os petistas - de verdade - se unificaram para defender o Partido, o governo e o presidente Lula, que viria a ser reeleito anos depois para continuar implementando o nosso projeto e acabou se tornando o maior presidente da história do nosso País.
 Fórum de Presidentes do PT
 Brasília, DF, 9 de novembro de 2011


   Arquivos em anexo:   >>  Veja a nota em PDF          Nota em solidariedade a Agnelo - Novembro de 2011.pdf   

Planalto faz homenagem aos 80 medalhistas do Pan

A delegação brasileira conquistou 141 medalhas, sendo 48 de ouro

Tamanho da Fonte Redação Jornal Coletivo
Os atletas se aglomeraram ao lado da presidenta Dilma Rousseff para registrar momento de alegria e carinho do governo em função da ampliação do apoio dado a elesFoto: Roberto Stuckert FilhoOs atletas se aglomeraram ao lado da presidenta Dilma Rousseff para registrar momento de alegria e carinho do governo em função da ampliação do apoio dado a eles
A manhã de hoje foi de festa no Palácio do Planalto, onde a presidenta Dilma Rousseff recebeu 80 atletas medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, realizado em outubro no México. Com a medalha no peito, eles receberam o carinho e a garantia da presidenta de que o apoio do governo federal aos atletas brasileiros será ampliado. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a delegação brasileira conquistou 141 medalhas, sendo 48 de ouro. Subiram no pódio do Pan de Guadalajara 94 bolsistas do Ministério do Esporte. “Quem insiste, treina e investe na sua capacidade, consegue. Vocês são exemplos, são guerreiros. É um imenso orgulho estar hoje aqui recebendo vocês. O Brasil inteiro gostaria de estar aqui. Não tem nada que substitua esse olho no olho vendo a força de cada um de vocês”, disse a presidenta.

Ouro no vôlei de praia, Emanuel Rego agradeceu, em nome da delegação, o apoio do governo federal aos atletas brasileiros, o que, segundo ele, permitiu a evolução do esporte no País. “Estamos aqui hoje graças à organização do COB e ao apoio do governo federal aos atletas. Gostaríamos de pedir que esse apoio continue”, disse Emanuel a Dilma. “Podem ter certeza que não só vamos continuar, mas vamos ampliar esse apoio”, respondeu ela.

Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o apoio do governo ao esporte contribui para a formação de atletas que se tornam exemplos de persistência e superação.

“A juventude precisa de referências. Contem com o nosso governo, com o ministério e com os nossos programas”, disse o ministro do Esporte.

O chefe da Missão Brasileira em Guadalajara, Bernard Rajzman, ressaltou que a delegação brasileira foi 30% maior que no Pan do Rio de Janeiro, em 2007. “Esse é um momento de tantos outros que virão de agradecimento pelo que a senhora vem fazendo pelo esporte”, disse Bernard.

PT