terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social

Vitória para a Educação do Distrito Federal
Gestão Democrática nas Escolas é aprovada na Câmara Legislativa
Brasília, 13 de dezembro de 2011 - O Governo do Distrito Federal conquistou hoje uma grande vitória para a área da Educação. A Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade, em primeiro e segundo turnos, o Projeto de Lei n° 588/2011, que estabelece a gestão democrática nas escolas públicas do DF. Com a aprovação da proposta, de autoria do Executivo, a comunidade poderá participar da escolha dos diretores a partir de critérios que impedem a prática de indicações políticas para cargos de direção. O projeto também garante mais autonomia pedagógica.

“Meu governo tem compromisso com a participação de todos os atores da comunidade escolar. É um diferencial para a educação quando a comunidade, no caso, professores, funcionários, pais e alunos, todos fazem acontecer”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.  

O objetivo do governo é permitir a escolha dos dirigentes por meio de eleição direta, com a participação de professores, servidores, pais e estudantes, cada qual com um peso diferenciado na votação. Podem se candidatar ao cargo de direção professores e agora também funcionários devidamente qualificados. Os postulantes deverão formar chapas e apresentar um plano de trabalho. Depois de eleitos, os diretores deverão participar de curso de gestão escolar oferecido pela Secretaria de Educação.

Segundo dados da secretaria, hoje, mais da metade das escolas públicas têm diretores indicados. Com o projeto, todas as 649 escolas públicas do DF devem ter diretores eleitos pela comunidade. “Com essa proposta, o diretor escolhido diretamente, por eleição democrática, será o nomeado pelo governador”, garante o secretário de Educação, Denílson Bento Costa.

Em mensagem enviada ao Legislativo apresentando a proposta, o governador Agnelo Queiroz lembrou que é necessário dar oportunidade para o envolvimento dos diversos atores sociais no processo educacional, gerando maior transparência nas tomadas de decisão. "A gestão democrática é um meio de garantir a qualidade da educação, partindo de princípios e finalidades definidos coletivamente e comprometidos com o bem comum de toda a comunidade”, afirmou Agnelo Queiroz.

Gestão do Sistema – A proposta foi aprovada a partir de um acordo entre a base do governo e a oposição, com participação ativa do secretário de Educação em plenário. Nas galerias, trabalhadores da Educação comemoraram a aprovação de uma bandeira histórica da categoria.

O secretário explica que além da escolha da direção, o projeto cria o Fórum e a Conferência Distritais da Educação, amplia a participação dos grêmios estudantis e dos pais nos planos de trabalho de cada unidade, bem como a participação de todos os envolvidos no processo educacional no Conselho Estadual de Educação.  

“Esse é um super avanço. Conseguimos aprovar uma das leis mais importantes da área social deste governo. É a gestão do sistema público de educação. Mostra do diálogo permanente que o governo quer manter com os movimentos sociais, trabalhadores e população”, destaca Denílson.

Debates – A população do DF e a comunidade escolar participaram da construção da proposta da gestão democrática. Em março, foram realizadas 13 plenárias nas regionais de ensino. As propostas de cada etapa foram consolidadas em um documento final, sintetizado em abril durante a Conferência Distrital sobre Gestão Democrática na Educação. Tanto os debates quanto o projeto aprovado pelos distritais hoje incluem quatro garantias básicas: a descentralização do poder, por meio da participação efetiva da comunidade; a autonomia da escola e de seus sujeitos sociais; o pluralismo de idéias como respeito à diversidade de pensar; e a transparência como princípio norteador dos atos e procedimentos adotados na escola e nos sistemas de ensino.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Comunicação Social

 
Investimentos na cidade e no campo
No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou as ações desenvolvidas pelo GDF para impulsionar a economia nas áreas urbana e rural do Distrito Federal
Brasília, 13 de dezembro de 2011 – Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz fez um balanço das medidas adotadas durante sua gestão para impulsionar a economia em todo o Distrito Federal, tanto na área urbana quanto rural, assim como as ações para garantir transparência na gestão pública.
Na abertura da conversa semanal com o jornalista Carlos Campbell, o governador destacou o lançamento de editais para construção de novas unidades habitacionais do programa Morar Bem. Ele lembrou que a meta da atual gestão, por meio da nova política habitacional do Distrito Federal, é construir 100 mil novas moradias até 2014, voltadas, sobretudo, para as classes de menor renda.
As pessoas que recebem de 0 a 12 salários mínimos fazem parte da parcela da população que tem mais dificuldade de acesso à casa própria. Elas terão a sua casa ou apartamento, em local apropriado, com condições dignas, urbanização adequada: água, luz, asfalto...”, afirmou o governador. “E o mais importante, vamos entregar o imóvel com a documentação, a escritura da casa. Tudo legalizado, com muito respeito às pessoas. E, claro, com os serviços essenciais: posto de saúde, segurança, escola e transporte”, garantiu.
Os investimentos não estão restritos às áreas urbanas do Distrito Federal, lembrou o governador. Ele explicou que o Governo do Distrito Federal atua em várias frentes para promover o desenvolvimento rural de forma sustentável. “Nosso planejamento definiu várias ações para a produção, comercialização e armazenagem de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional”, informou. “O mais importante é apoiar o produtor rural, criar um ambiente favorável para a produção sustentável e garantir a comercialização justa, que é a forma de gerar renda para quem trabalha no campo. Também estamos investindo na inclusão produtiva, ou seja, queremos que mais produtores possam se inserir no mercado”, ressaltou o governador.
O governador mencionou a força do agronegócio do Distrito Federal: são cerca de 18 mil estabelecimentos rurais, entre grandes, médios e pequenos. “O DF produz, com destaque, hortaliças e grãos como feijão, milho, soja e trigo. Também temos uma boa produção de frango, aliás, o comércio de aves representa 80% da nossa exportação. Além disso, vendemos produtos agrícolas para a Venezuela e alguns países do Oriente Médio”, informou.
O início do processo de regularização das terras rurais foi outro tema abordado pelo governador. “Esse foi um compromisso de campanha que já conseguimos dar início e que vai permitir a compra da terra”, apontou Agnelo Queiroz. Com o título definitivo nas mãos, o produtor passará a ter acesso aos financiamentos agrícolas, como o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), e poderá investir mais e aumentar a produção, o que significa mais alimento na mesa do brasiliense e mais renda para os produtores.
“Nossa meta é promover a geração de renda e garantir a inclusão da agricultura familiar no mercado. Estamos ampliando a oferta de crédito. Quem produz precisa de crédito”, afirmou. De acordo com o governador, o Banco de Brasília (BRB) já está operando com as linhas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que destina linhas especiais para a produção do pequeno produtor. 
Grandes eventos – Agnelo Queiroz abordou também os benefícios que a cidade terá ao abrir, nos próximos anos, grandes eventos esportivos. O governador destacou que os investimentos representarão desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e a infraestrutura necessária para um grande crescimento econômico no futuro.
“Serão criados para a Copa do Mundo cerca de 58 mil empregos em vários setores. Além disso, mais de duas mil micro e pequenas empresas deverão ser abertas. E investiremos na modernização e na melhoria do transporte, saúde, educação, turismo, segurança e obras”, enumerou. “Nosso aeroporto também passará por uma grande reforma. Com um novo terminal de passageiros, a capacidade de atendimento será de 10 milhões de passageiros por ano”, acrescentou Agnelo Queiroz.
Transparência – Todos esses investimentos devem ser acompanhados pela população do Distrito Federal. Para tanto, o GDF aprimorou os mecanismos de transparência e controle social. “É extremamente importante que o cidadão acompanhe o governo, se interesse pelos atos do governo. O Portal da Transparência traz todos os dados sobre os gastos e contratos do governo. Qualquer pessoa pode acessar a internet e ter acesso a essas informações”, informou. “Outra forma de participação social é a Ouvidoria Geral. As pessoas podem ligar para o número 156 e fazer denúncia ou sugestão. Muitas auditorias que estão sendo realizadas neste momento chegaram ao governo por meio do número da ouvidoria”, ressaltou o governador.
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

http://www.chicovigilante.com.br/boletim/imagem_painel/bol_cabeca2.gif


domingo, 11 dezembro 2011.
Regularização das feiras públicas: uma luta de Chico Vigilante
Divulgação
http://www.chicovigilante.com.br/miniatura.php?x=550&img=fotos/boletim2011-12-10-10-47-26Regularizacao.jpg
O Projeto de Lei nº 639/2011 que dispõe sobre a regularização, disposição e funcionamento das feiras livres e permanentes do Distrito Federal será votado no próximo dia 14 (quarta-feira), uma vitória dos feirantes de todo o DF com o apoio decisivo do deputado Chico Vigilante. A matéria estava prevista para ser votada na sessão da última terça-feira, com os feirantes em massa ocupando as galerias do plenário, mas como não havia passado por todas as comissões gerais, foi adiado para o dia 14.
O PL passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nessa quinta-feira (10). Na semana que vem será a vez da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  e Comissão de Economia Orçamento e Finanças (Ceof).
Para o deputado Chico Vigilante para os feirantes a aprovação do projeto simboliza o que de melhor eles poderiam receber de Deus neste Natal, uma vez que todas as feiras públicas do DF estão na ilegalidade. “Pela primeira vez uma legislação é feita para beneficiar os feirantes. É o fruto de um debate vastíssimo e aberto entre os próprios feirantes, o Executivo (representado pela Coordenadoria das Cidades) e o Legislativo (gabinete do deputado Chico Vigilante)”, afirmou o deputado. Ou seja, “consenso geral”, ressalta.
O deputado realizou uma comissão geral no mês de abril para tratar do tema depois de ouvir os trabalhadores que ganham a vida de sol em sol onde ficou decidido a realização de um seminário, com a participação dos feirantes, para coletar sugestões e idéias à criação da legislação, uma espécie de estatuto das feiras do DF. O seminário aconteceu no dia 19 de junho, no Museu da República. Representantes da categoria, associações e sindicatos ligados aos feirantes participaram maciçamente. “Este não é um projeto do Executivo. É uma junção de interesses: Legislativo e Executivo, um fato inédito”, afirmou o deputado.
Ao falar sobre a importância da legislação para os feirantes no comunicado de lideres, na terça-feira, Chico Vigilante foi muito elogiado e aplaudido por todos os distritais, inclusive pelos presidentes das comissões e os relatores da matéria em cada uma delas.   

 
Boa notícia para pequenos empresários de gráficas
Victor Duarte
http://www.chicovigilante.com.br/miniatura.php?x=250&img=fotos/boletim2011-12-11-03-45-33Boa.jpgO deputado Chico Vigilantetomou café da manhã com representantes da Associação dos Gráficos Sem Sede Própria (AGRASSP) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique, no Setor de Indústria Gráfica (SIG). A Associação é formada por cerca de 80 micro empresários que pleiteiam junto ao governo uma área para construir as empresas. Chico Vigilante informou que o local para a ocupação já existe. O Governo do Distrito Federal vai criar um setor de desenvolvimento econômico nas imediações de Samambaia, na BR060 - uma região em franco desenvolvimento – e destinar um espaço aos gráficos.
De acordo com, Lucy Zago, uma das associadas, o grupo vive um momento desesperador. “Estamos pagando aluguéis caríssimos e os donos dos imóveis que ocupamos não querem renovar os contratos por conta da especulação imobiliária”, disse ela. A meta do grupo é permanecer junto na nova área criada pelo governo. “Com o avanço da tecnologia, o maquinário caduca rapidamente e para não fechar as portas nós contamos um com outro. Enquanto um investe em uma área, o outro se capacita em outra. Assim nos ajudamos mutuamente”, ressaltou Roberto Coutinho, presidente da AGRASSP.       
Em princípio apreensivos, os micro empresários comemoraram a notícia da criação do novo setor econômico. O grupo pleiteava inicialmente a área da Rodoferroviária antiga, mas o deputado Chico Vigilante explicou que o local é de propriedade da União. “Posso garantir a vocês que já existe a decisão de governo de criar a área na BR060  e uma vez definida, à medida que os projetos forem sendo aprovados, vocês serão encaminhados um a um para lá”, afirmou o deputado. Chico citou como exemplo a situação do Pró-DF do Gama, uma luta de quase 20 anos e que foi regularizada em oito meses pelo governador Agnelo Queiroz. Foi Vigilante que abraçou a causa dos empresários do Gama e lutou com eles até o governo entregar os primeiros alvarás de funcionamento. “Assim será com vocês. P odem contar com o meu irrestrito apoio”, ressaltou o deputado.   
O secretario de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique, orientou o grupo a dar entrada aos projetos na Secretária o mais rapidamente possível para dar agilidade na aprovação. Chico Vigilante sugeriu que eles contratassem um profissional capacitado para fazer os projetos e evitar erros e o atraso no andamento e aprovação do processo: E os alertou: “se alguma pessoa procurar qualquer um de vocês para cobrar alguma coisa, não paguem e me avise imediatamente. Ninguém vai pagar nada para receber o que é de vocês”, alertou Chico Vigilante. 

 
R$3 milhões em emendas para parques do DF
Victor Duarte
http://www.chicovigilante.com.br/miniatura.php?x=550&img=fotos/boletim2011-12-11-03-38-24.jpg
Boa notícia para o meio ambiente. Os parques do Distrito Federal receberão um mega incentivo para o ano que vem. Os deputados que integram o bloco do Partido do Trabalhadores na Câmara Legislativa: Chico Vigilante, Rejane Pitanga, Chico Leite, Patrício e Wasny de Roure decidiram destinar 30% de cada uma das emendas, R$600 de cada um, o equivalente a R$3 milhões para a manutenção dos parques do Distrito Federal.
O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, entregou ao secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão,  e o presidente do Ibram, Nilton Reis, um ofício simbolizando a doação do recurso em nome da bancada. Ao todo, as emendas do bloco petista serão destinadas para três áreas: meio ambiente, universidade distrital e creches. Elas serão votadas no orçamento deste ano pela Câmara Legislativa até o próximo dia 15.
“A nossa decisão é no sentido de ajudar a cuidar dos nossos parques, que estão abandonados há muitos anos sem nenhum incentivo dos governos anteriores”, argumentou Vigilante. Segundo ele, o atual governo tem o compromisso de conservar os parques para evitar a degradação ambiental e a destruição do patrimônio público. “Ano que vem a gente pretende repetir a ação, mas as deste ano estão garantidas”, adiantou o parlamentar.
Para Eduardo Brandão, o recurso será fundamental para a Secretaria trabalhar a recuperação dos 68 parques existentes no DF. Segundo ele, a manutenção é exatamente a maior preocupação do governo.  “Há 15 anos não tínhamos a criação de um parque no DF e neste governo já conseguimos regularizar quatro. Mantê-los recuperados é um desafio e esse recurso é um primeiro passo para a garantia desta qualidade. Se não cuidarmos dos nossos parques, não adianta criar porque logo se deteriora”, explicou Brandão.

 
Vigilante diz que GDF começará 2012 com tudo às claras
Divulgação/CLDF
http://www.chicovigilante.com.br/miniatura.php?x=250&img=fotos/boletim2011-12-09_17-19-49Vigilante.jpg 

A sessão ordinária desta quinta-feira (09/12) foi marcada pelo pronunciamento de distritais da bancada de apoio ao governo na Câmara Legislativa sobre a invasão do Palácio do Buriti pelo soldado João Dias e a prisão dele após agredir duas servidoras do Executivo e quebrar o dedo de um colega em serviço, crime pelo qual foi autuado, encaminhado à Corregedoria da PM e em seguida preso no Presídio Militar na Papuda.
O deputado Chico Vigilante classificou a situação como “um fato muito grave”. Para o deputado, a atitude de Dias tem um simbolismo de um "governo sendo invadido", um "atentado contra a democracia". O deputado destacou também a “covardia” do soldado ao agredir verbal e fisicamente duas funcionárias do secretário de Governo de Paulo Tadeu. " A maneira com que pessoas que nós conhecemos há muito tempo foram tratadas, como, por exemplo, a Paulinha, com quem quero me solidarizar. A Paulinha é um amor, um doce de pessoa, incapaz de desagradar a quem quer que seja. Foi espancada, foi chamada de palavrões; não dá para dizer aqui desta tribuna os palavrões que foram ditos contra ela: crime de racismo, de injúria, uma série de outras coisas", enfatizou Chico Vigilante. 
O deputado ressaltou que João Dias falou uma série de “irresponsabilidades” em seu depoimento na tentativa de incriminar o secretário Paulo Tadeu e o Coronel Leão da Casa Militar. “Mas tudo isso nos deixa muito tranquilos. Agora vamos tirar o DF a limpo. Agora  o governador Agnelo Queiroz entra 2012 sem nenhuma sombra”, disse o deputado. “.O que falavam? Ficaram quase um ano ameaçando apresentar fitas e mais fitas e nunca apresentaram porque elas não existem. Não há fita. Se houvesse, teriam apresentado", criticou Chico. 
Indignado, o deputado observuo que o plicial poderia ter dado voz de prisão, aos supostos subordinadores. "Quer dizer que ele ficou com o dinheiro e 24 horas depois se arrependeu e resolveu entregar? Isso é querer zombar da nossa inteligência”, esbravejou o parlamentar.
O dinheiro atirado nas funcionárias do Executivo pelo policial sob a alegação de devolução está sendo periciado pela Polícia Civil para descobrir a origem, o banco onde foi sacado e quem está por trás da tentativa de incriminar o secretário Paulo Tadeu. “O crime organizado não vai capturar o governo que tem sustentação e uma base sólida na Câmara Legislativa formada por deputados que não se vendem”, afirmou Chico Vigilante. “Essa história tem dois lado. Quem quiser ficar do lado do crime que vá, mas quem quiser seguir o correto, venha para o lado do governador Agnelo  Queiroz pela redenção de Brasília”, finalizou Chico Vigilante.


 
EXPEDIENTE
       Câmara Legislativa do Distrito Federal Praça Municipal, Quadra 2,
Lote 5 SIG, 3º andar, gab 09 - Telefone: (61) 3348-8092
Design: Weligton Braga - Implementação: Marcos Wilson
       Edição: Idalina de Castro

http://www.chicovigilante.com.br/boletim/imagem_painel/bol_rodape.gif

 
 
 
 
 
www.chicovigilante.com.br
3348-8092
 

Fotos

Fazer o download de tudo
  • image001.gif
  • image002.jpg
  • image003.jpg
  • image004.jpg
  • image005.jpg
NOTA PÚBLICA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES-DISTRITO FEDERAL


Invasão do Buriti

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, através da sua Comissão Executiva Regional, manifesta sua repulsa e a sua indignação contra a violência e as mentiras praticadas pelo policial militar João Dias na sede do Governo do Distrito Federal.

De forma desonesta e covarde esse cidadão, réu em ação pública por desvio de recursos da população, buscou novamente criar uma nuvem de suspeição contra integrantes do GDF e lideranças do PT. Sua ação foi frustrada diante da resistência e da dignidade das servidoras lotadas na Secretaria de Governo do DF e das autoridades governamentais.

A prisão em flagrante do malfeitor e a reação indignada das autoridades do GDF, lideradas pelo governador Agnelo e o secretário Paulo Tadeu, demonstram de forma cabal a disposição do GDF de desmascarar mais essa farsa armada pelo meliante que desonra o exercício da função de policial militar.

O indiciamento criminal do farsante e a sua devida punição nos termos da lei são as respostas esperadas pela sociedade de Brasília e que recebem de todos os integrantes do PT irrestrito apoio.

Manifestamos também nossa solidariedade aos filiados (as) do PT do Distrito Federal vítimas das agressões e das injúrias patrocinadas pelo invasor das instalações do Palácio do Buriti.

Família Agnelo

O governador Agnelo é novamente vítima de falsas acusações contra sua reputação pessoal.

1 - destacar a agressão às duas filiadas sem citar os nomes;
2 - na parte da nota sobre o governador, reafirmar a atuação de um grupo que teve os interesses financeiros contrariados com medidas do novo governo.
Dessa vez seus adversários políticos, membros de um grupo com interesses financeiros contrariados pelo atual governo, não perdoaram nem a família e a vida privada. As imputações de que há uma suposta investigação de órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público contra o exercício de atividades empresariais exercidas por membros da família do governador não merecem credibilidade, pois estão desprovidas de fundamentos capazes de sustentar as suspeições lançadas contra os familiares do governador.
As insinuações da revista sobre a incompatibilidade de renda e patrimônio dos familiares de Agnelo estão baseadas simplesmente em supostas “estimativas”, buscadas junto a uma entidade privada (Serasa), que não detém a menor competência para aferir de forma crível e legal os rendimentos e o crescimento patrimonial dos envolvidos.

A Polícia Federal e o Ministério Público já se pronunciaram e negaram de forma categórica que não existe qualquer investigação contra membros da família do governador. Portanto, mais uma vez, um integrante do PT, foi vítima do abuso do exercício da atividade jornalística e foi agredido de forma torpe por uma matéria com o claro caráter de pistolagem editorial.

O PTDF manifesta sua confiança e a sua solidariedade ao governador e aos integrantes da sua família vítimas desse lamentável episódio.

Comissão Executiva Regional PTDF
Brasília 12 de dezembro de 2011
topo_2.jpg
  
 
. Mais iluminação pública, para toda cidade
  
Luz urbana tornará a cidade um ambiente mais seguro
 
A iluminação é essencial para a qualidade de vida e elevação do alto estima da comunidade. É de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade, além disso, é um fator importante para a segurança pública, no que se refere ao trânsito de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade.
 
A Administração de Ceilândia entende que a iluminação pública representa um pequeno investimento comparado com os retornos rápidos e visíveis. Uma cidade bem iluminada traz mais segurança, ajuda na preservação do patrimônio da cidade, na proteção ao meio ambiente e na interação social.
 
Tendo isto como prioridade a Administração de Ceilândia realiza em toda cidade a implantação de iluminação de alta qualidade, chamado de projeto "Ceilândia iluminada" que está propiciando cidadania com a utilização noturna de espaços públicos com atividades de lazer, esporte e cultura. O foco do projeto é a iluminação de entre quadras, praças e vias públicas, nesta primeira fase foram inauguradas a iluminação dos seguintes locais:
 
ilumina1.jpg
 
A segunda fase será concluída até o final do 2º semestre de 2012, a luz urbana resgata o sentimento de valorização da cidade e do cidadão. 
 
ilumina2.jpg 
 
ilumina3.jpg 
   
 
 
FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA CIDADE
 
  
iconfacebook.jpg Ascom Ceilândia   icontwitter.jpg @ascom_ceilandia    iconsite.jpg   www.ceilandia.df.gov.br
 
 
NATAL_banner.jpg 

 
Assessoria de Comunicação - ASCOM - RAIX
http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed672_o_inicio_do_fim_do_coronelismo


CRISE NO DF
O início do fim do coronelismo

Como é difícil escrever uma matéria quando não existe democracia por parte dos meios de comunicação. Você acaba se sentindo uma carta fora do baralho e tudo o que escreve parece meio fora de moda. Aí você soma essa situação à sua idade, já avançada, e o termômetro da autoestima vai ao negativo num segundo.
O jornalista é, antes de tudo, um observador e o que mais tenho feito nos últimos meses é justamente isto: observar a cena política do Distrito Federal. E o que mais tem me incomodado nesse exercício é esta onda de denuncismo contra o governador Agnelo Queiroz, sua família e seus secretários de Estado. Desde janeiro, quando ele tomou posse, os meios de comunicação, principalmente a TV Globo e alguns blogs políticos, têm feitos quase sempre as mesmas denúncias, repetidas vezes, propositadamente, como se fosse para não deixar o assunto morrer.
Aos poucos comecei a entender a mola-mestra que impulsiona tais denúncias, não só as feitas ao GDF mas também ao governo federal. Acho que agora, com o lançamento do livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., as coisas começarão a ficar mais claras e meus netos já poderão ir à escola sabendo quem são, de fato, os verdadeiros bandidos deste país.
Miséria e doenças
O raciocínio é tão simples, que todos devem saber disso, mas ninguém põe no papel, na tela, nas ondas do rádio. Todos sabem que um grupo de empresários domina os investimentos feitos no Distrito Federal e que essas pessoas, supostamente, têm uma espécie de chefe, de orientador político, que se chama Joaquim Roriz, ele mesmo empresário e milionário. Quatro vezes governador do DF, senador que renunciou duas semanas depois de eleito devido a denúncias de corrupção e acusado pela Justiça de ser um dos chefes do esquema no Banco de Brasília (BRB), que sumiu com R$ 223 milhões. Um doce de pessoa.
Em 1978, quando se elegeu deputado federal pelo estado de Goiás, Roriz deu início à uma estratégia que acabou levando ele e sua troupe aos píncaros da glória. Começou a trazer gente humilde do Norte de Minas Gerais e do Nordeste brasileiro para o entorno do DF. Essa gente foi chegando por aqui de pau-de-arara, se ajeitando nas encostas dos morros, construindo barracos, sem nenhuma infraestrutura, mas com a promessa e a garantia de que iriam, um dia, ter a escritura de suas terras. Para isto, bastava invadi-las. Foi o que eles fizeram e fazem até hoje, só que em escala menor, mas fazem.
Manter indefinidamente a promessa de dar a escritura significava ter a certeza do voto. Fazer obras, mesmo que precárias, em torno desses lotes, significava mais votos ainda. E assim nasceram dezenas de cidades – hoje são 30. De invasões, passaram a regiões administrativas. Tudo feito à base de promessas. Mas aí veio o governo Cristóvam. Houve um breque, mas os tentáculos de Roriz foram mais fortes, e a tomada de lotes teve continuidade. A invasão do cerrado e a miséria trouxeram doenças e transformaram o entorno de Brasília num dos lugares mais pobres do país.
Prato cheio para a mídia
Agnelo Queiroz tomou posse em janeiro deste ano e ainda não teve sossego em relação à onda de denuncismo. Há cerca de um mês, quando ele finalmente transformou a Vila Estrutural em cidade e deu início à entrega de escrituras definitivas dos lotes, tudo ficou explicado. Naquele momento, Agnelo estava retirando os dois principais trunfos de Roriz e de sua turma, conseguidos a “duras penas” (fora do alcance da Justiça) ao longo dos últimos 30 anos. Ou seja, estava colocando um fim no modus operandi do grupo.
Primeiro, interrompeu o meio mais fácil e desonesto de conquista de votos, que é o de manipular a opinião de uma gente que aguardava há anos a entrega de suas escrituras definitivas. Agora, essas pessoas, de posse de seus lotes, terão a liberdade ampliada para escolher em quem votar. Segundo, tirou da mão de políticos e empresários oportunistas o mercado da invasão, da venda do lote ilegal. Agora, todos entendemos melhor o significado do ataque denuncista contra o governador. De uma coisa tenham certeza: todas as denúncias contra governos trabalhistas, como o nosso, têm origem em decisões que beneficiam sempre a maioria.
A mídia tem em mão um prato cheio para reescrever de vez a História do Brasil, e o livro do Amaury vem contribuir para isto. Tem toda a história de corrupção nas privatizações no governo FHC, as denúncias mais que comprovadas contra o Daniel Dantas, enfim, nada que esteja sob a luz da mídia, mas tudo que está por trás da mídia, nas redes sociais, nas poucas revistas e jornais respeitados.
Simples assim, sem segredos.
***
[Marcio Varella é jornalista, Brasília, DF]
Primeiras obras de casas populares devem ficar prontas no início de 2013 GDF lança editais para selecionar as empresas que serão responsáveis pela construção dos imóveis em seis cidades. Financiamento será feito pela Caixa Econômica Federal por meio do programa Minha casa, minha vida.
Almiro Marcos - x
Publicação: 13/12/2011 07:22 Atualização:

Quase 17 mil unidades habitacionais fazem parte do mais recente esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) para tentar diminuir o deficit de 330 mil famílias à espera de moradia própria na capital do país. Ontem, o Diário Oficial do DF publicou avisos de chamamento para empresas, associações e cooperativas interessadas em participar da concorrência que prevê a construção de casas e de apartamentos populares por meio dos programas Morar bem (GDF) e Minha casa, minha vida, do governo federal. Os imóveis serão construídos em áreas do governo local, em seis regiões administrativas: Riacho Fundo 2, Gama, Sobradinho, Samambaia, Santa Maria e Recanto das Emas.

A cidade que encabeça a lista com o maior número de unidades projetadas é Riacho Fundo 2, totalizando mais de 7,8 mil apartamentos (veja quadro). Pelo menos 5 mil imóveis devem ser erguidos na antiga faixa de domínio do Metrô de Brasília (linha DF-001). Os prédios terão quatro pavimentos e não contarão com elevadores. Uma das exigências é que, pelo menos 20% deles, tenham três quartos.

O Recanto das Emas é a cidade que receberá mais unidades: 7,8 mil residências (Ed Alves/CB./D.A Press - 19/4/11)
O Recanto das Emas é a cidade que receberá mais unidades: 7,8 mil residências


A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) informa que a definição das cidades onde os edifícios e as casas serão construídos levou em consideração tanto as necessidades da região quanto a disponibilidade de áreas do Executivo local, este último quesito uma das exigências do governo federal. O financiamento vem da União, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) e a execução das obras será feita por empresas e entidades. Além de ceder os terrenos, o GDF tem a responsabilidade de selecionar as construtoras e de coordenar a contratação e as obras.

Nos editais lançados ontem, estão relacionadas cerca de 10 mil unidades cujas obras haviam sido suspensas em meados deste ano pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). A Corte levantou suspeitas de irregularidades com relação ao modelo do edital. A Sedhab informa que isso ocorreu porque, até então, o GDF não havia estabelecido nenhum contrato por meio do Minha casa, minha vida. Foram seis meses de espera até o tribunal confirmar a legalidade do processo. Segundo o governo, as primeiras unidades devem ser entregues no início de 2013.

Conforme os editais, as unidades projetadas serão distribuídas entre empresas (13.354) e cooperativas e associações habitacionais (3.176). Os documentos para habilitação e as propostas de projeto e preços deverão ser entregues entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2012, dependendo do tipo de concorrência a qual o candidato vai se inscrever.

Faixas São quatro faixas de renda para as famílias interessadas em participar do programa. Elas variam de R$ 1, 6 mil a R$ 6.450. Na fila pela casa própria, a maioria dos interessados está entre os que ganham menos. Na última gradação (a quarta, de R$ 5.001 a R$ 6.450), estão menos de 10% das famílias no que integram o cadastro habitacional do GDF.


Redução do deficit

O Executivo local publicou ontem edital para a construção de apartamentos e de casas por meio dos programas Morar bem — do GDF — e Minha casa, minha vida — do governo federal. No total, serão erguidas 16.530 unidades habitacionais em seis regiões administrativas. As moradias são destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 6.450.

Confira as regiões beneficiadas e a quantidade de imóveis previstos:

Riacho Fundo 27.866
Edifícios de quatro pavimentos, sem elevadores

Gama3.216
Prédios de oito e nove andares, com subsolo

Sobradinho1.476
Prédios de seis andares sobre pilotis, com subsolo

Samambaia
1.592
Edifícios com elevadores

Recanto das Emas950
Apartamentos em prédios de quatro pavimentos, sem elevadores
530 casas

Santa Maria900
Edifícios com elevadores

Fonte: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab)