segunda-feira, 7 de maio de 2012

Partidos indicam integrantes da CPI da Arapongagem

Criado em Terça, 08 Maio 2012
A CPI da Arapongagem, que vai investigar a suposta utilização de grampos ilegais pelo governo do Distrito Federal, definiu seus integrantes. Os partidos indicaram hoje ao presidente da Câmara Legislativa do DF, Cabo Patrício (PT), os cinco representantes das bancadas. Apenas um, Celina Leão (PSD), é da oposição.

O PT indicou o líder da bancada, Chico Vigilante, como titular e o líder do governo, Wasny de Roure, como suplente. Eles deverão liderar a tropa de choque do governo Agnelo Queiroz (PT) na comissão parlamentar de inquérito. O objetivo da oposição é provar que o governador investigou adversários de forma ilegal.

Outro integrante da tropa será Cristiano Araújo (PTB), que deixou a Secretaria de Ciência e Tecnologia, há duas semanas, para atuar na CPI.

A deputada Luzia de Paula (PPS) foi indicada para representar o bloco PDT, PSB e PPS. Ela atuará pressionada, porque é suplente do deputado Alírio Neto (PPS), atual secretário de Justiça e Cidadania. Se Luzia não seguir a orientação governista, será substituída pelo titular da vaga na Câmara.

O bloco liderado pelo PMDB indicou como titular o deputado Siqueira Campos (PMDB), que é o corregedor da Câmara. Foram indicados ainda mais quatro suplentes: Eliana Pedrosa (PSD), Joe Vale (PSB), Dr. Michel (PSL) e Benedito de Lira (PP).

A maioria das indicações foi feita nos últimos minutos. O presidente da Câmara havia avisado que, se os partidos não apresentassem seus representantes, ele mesmo faria as indicações.

A CPI deverá ser instalada na sessão plenário de amanhã. Serão escolhidos o presidente e o relator entre amanhã e quarta-feira. Mas será dado um prazo de 10 dias para o início dos trabalhos. É provável que o governo utilize esse prazo, para esfriar as investigações.
Chico Vigilante já avisou que o governo vai impedir a convocação do governador e de seus secretários e o acesso a dados sigilosos. "Esta CPI não tem instrumentos para fazer investigação", afirma o líder petista. Celina Leão aposta que, uma vez instalada, nada impedirá os trabalhos da comissão. "A pressão da opinião pública será importante", diz a deputada.
 Fonte: Lúcio Vaz, Folha de S.Paulo

Políticas para um setor rural mais sólido

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz falará do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura e da regularização de terras no Distrito Federal


Brasília, 07 de maio de 2012 - Vai ao ar nesta terça-feira (8) mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz destacará, durante bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, as políticas e ações de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável. Entre elas o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF) e o processo de regularização de terras.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012, Aniversário de Brasília 2012 e 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

Mané Garrincha iniciou mais uma etapa das obras da Ecoarena:


Fotos Roberto Barroso
Instalação dos pré-moldados no setor mais alto da Ecoarena vai agilizar o andamento das obras
Brasília, 7 de maio de 2012 - O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha iniciou mais uma etapa das obras da Ecoarena: a instalação de peças de concreto pré-moldadas que irão formar a arquibancada superior. O setor terá capacidade para 39.050 pessoas: é mais da metade do total (cerca de 70 mil lugares).

O processo de fabricação em série dos pré-moldados está sendo realizado em uma central no canteiro de obras, desde dezembro de 2011. A solução agiliza a execução da obra e não gera custos adicionais. Além disso, garante melhor acabamento das peças e, consequentemente, aumenta a vida útil do concreto.

“O pré-moldado é mais rápido porque a peça é executada em uma central de produção e é, apenas, montada no local definitivo. O risco de acidentes para os trabalhadores da obra também é menor, já que eles não precisam se expor em construções no alto”, explicou o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça.

Cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos na instalação, realizada por meio de um guindaste que suporta até 650 toneladas. A estimativa é a de que sejam colocadas de oito a 10 peças por dia.

A fabricação dos pré-moldados é feita em uma central dentro do canteiro de obras do Estádio Nacional. Desde dezembro de 2011, foram produzidas 1.083 das 1.604 peças que irão formar a arquibancada superior. Cerca de 100 operários trabalham na produção das peças.

Andamento das obras – Atualmente, a obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das mais adiantadas do Brasil, com 56% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada, a intermediária está 90% concluída e a superior, que é pré-moldada, está com 73% de seu material pré-fabricado na obra e já em processo de instalação (desde o dia 27 de abril).

Em abril, foram iniciadas as instalações prediais (tubulações de água, de esgoto, parte elétrica, de telefonia e de combate a incêndio) e especiais (específicas para um estádio, como telecomunicações e controle de acesso), além dos acabamentos (alvenarias, execução de piso, entre outros).

Os pilares com mais de 36 metros de altura livre e o grande anel da esplanada, com 300 metros de diâmetro, estão sendo executados para receber a cobertura metálica que protegerá os cerca de 70 mil espectadores do sol e da chuva de forma a dar conforto e segurança aos usuários durante os jogos e demais eventos que ocorrerão na arena. Cerca de 3,6 mil operários atuam no canteiro, em três turnos de trabalho.

O estádio será uma arena multiuso adequada para receber eventos e shows de grande porte, e não apenas partidas de futebol. Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando emprego e renda. Além de pagar o aluguel da arena, a empresa vencedora ficará responsável por inserir Brasília em um calendário de eventos e shows nacionais e internacionais, mantendo a economia da cidade aquecida.

Obras de infraestrutura e investimentos na qualificação profissional e no desenvolvimento do turismo, com geração de emprego e renda, serão os principais legados que os grandes eventos esportivos deixarão à capital federal.

Ecoarena – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Atualmente, nenhum estádio de futebol no mundo possui esse selo.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. Na construção são usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.

Depois de pronto, o estádio terá captação de energia solar e de água da chuva. A arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.







presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), virou destaque como o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta segunda-feira

Roberto Freire leva rasteira da internet

Presidente nacional do PPS virou o assunto mais comentado no Twitter ao acreditar em notícia falsa do site de humor G17, que dava conta de que a presidente Dilma Rousseff pedira ao Banco Central para fazer circular notas com a inscrição "Lula seja louvado"

247 - O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), virou destaque como o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta segunda-feira, junto com a hashtag #LulasejaLouvado e, como é de praxe na rede de microblogs, não foi por motivo dos mais louváveis.

Indignado ao saber que a presidente Dilma Rousseff pedira ao Banco Central para fazer circular notas com a inscrição "Lula seja louvado", o deputado disparou: "Isso é uma ignomínia! Dilma pede e B.C coloca em circulação notas com a frase "Lula seja louvado" http://www.g17.com.br/noticia/politica/dilma-pede-e-banco-central-coloca-em-circulacao-notas-com-a-frase-lula-seja-louvado.html via @G17_oficial".

O problema é que a notícia, publicada por um site de humor, obviamente era falsa. Alertado por outros internautas, Freire tentou se retratar: "Deveria ter analisado melhor o fato e visto que a ignomínia era demais para ser verdade.Peço desculpas pelo erro.". O mea culpa, contudo, não foi o bastante para acalmar a massa cibernética, que passou as horas seguintes à gafe, cometida no início da tarde, debochando da ingenuidade do deputado, que se disse "induzido pelos tempos imorais lulopetista".

"Roberto Freire, a cada retweet dessa mensagem a AOL vai doar R$0,02 para o tratamento do menino Paulinho", publicou Demétrius Daffara. "Acho que o Roberto Freire e a Carolina Dieckmann fizeram o mesmo curso de formação de internautas", escreveu Ticiano Sampaio. Mais uma, do Marco St.: "Atenção Roberto Freire, vc acabou de receber o email de um príncipe nigeriano deposto e que está te oferecendo uma grande oportunidade...". E por aí vai...

Documentos da PF mostram que Veja atendia a interesses de Cachoeira


Vídeos


Escutas telefônicas gravadas com autorização da Justiça revelaram uma ligação sombria entre o chefe de um esquema milionário de jogos ilegais, Carlinhos Cachoeira, e a maior revista semanal do Brasil, Veja. As conversas mostram uma relação próxima entre o contraventor e Policarpo Júnior, diretor da revista em Brasília (DF). Segundo documentos da Polícia Federal, Cachoeira teria passado informações que resultaram em pelo menos cinco capas da Veja, além de outras reportagens em páginas internas, publicadas de acordo com interesses do bicheiro e de comparsas. Trata-se de uma troca de favores, que rendeu muitos frutos a Carlinhos Cachoeira e envolveu a construtora Delta. O escândalo pode levar Roberto Civita, presidente da empresa que publica a Veja e um dos maiores barões da imprensa do País, a ser investigado e convocado para depor na CPI.

Torre de TV Digital recebeu 2 mil visitantes neste fim de semana



Foto de divulgação
Torre de TV Digital recebeu 2 mil visitantes neste fim de semana 

Brasília, 5 de maio de 2012 – Inaugurada em 21 de abril, a Torre de TV Digital é o mais novo ponto turístico de Brasília. De toda a cidade é possível ver o monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Do alto da Flor do Cerrado, apelido da torre,  Brasília pode ser observada em uma vista panorâmica de 360 graus. Neste final de semana 2 mil pessoas passaram pelo monumento, entre brasilienses e turistas.

Por dia, mil pessoas podem subir, por dia, até o mirante da construção, que fica a 110 metros do chão. A visita passa ainda por uma sala de exposição que fica a 60 metros do solo. A torre tem 120 metros de construção e 50 metros de estrutura metálica. Doze metros de antena ainda serão instalados, o que levará o monumento à uma altura total de 182 metros. Até o fim da montagem da antena e da instalação das emissoras de televisão digital, previstas para durar oito meses, a visitação é aberta somente aos fins de semana e feriados.

Moradores do DF e turistas podem subir na torre depois de pegar uma senha, em três elevadores com capacidade para 12 pessoas, que operam normalmente. As visitas duram vinte minutos e são acompanhadas por guias de turismo.

“Na visita guiada, além de falar dos aspectos técnicos e específicos da torre, o guia vai além. Ele fala da importância de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, e ainda fala de aspectos específicos da cidade, como o Lago Paranoá, por exemplo”, destaca a diretora do Centro de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo do DF, Eliane de Sá Brasil. “Esse tipo de informação vai ao encontro dos esforços do governo para a valorização do patrimônio”, enfatiza. Este ano, faz 25 anos que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a cidade como patrimônio e fez da capital do Brasil a primeira cidade moderna a ser receber este título.

Expectativa – Na fila para os elevadores da Torre de TV Digital, a estudante Sônia Cristina Lopes estava ansiosa para ver Brasília do alto. Ela havia chegado há pouco mais de 30 minutos – tempo aproximado de espera – e aguardava ao lado do marido e dos filhos. “Já ouvi muita gente falar e estou super ansiosa”, afirmou antes de subir. Na volta, 20 minutos depois, ela, o marido e os filhos eram só sorrisos. “É muito lindo, superou todas as expectativas”, comentou. “A partir de agora, quando vier alguma visita para Brasília esse será o primeiro lugar para indicar”.

Programa de família – “Olha que vista maravilhosa dessa cidade”, dizia a advogada Nívea Sanches para os dois filhos, Luis Gustavo e Ana Vitória, já no alto do mirante. “Estou adorando. Achei a obra muito bonita. Com essa vista de 360 graus dá pra ver toda a cidade e a visitação está bem organizada”, declarou.

Casados há 73 anos, o casal Isabel Padilha e Cyrilo Padilha moram no Rio de Janeiro e têm família na capital do país. A filha trouxe os dois para um passeio de domingo na Torre de TV Digital. Isabel, que tem 92 anos, veio de cadeira de rodas para facilitar o trajeto. O marido, de 95, veio a pé, mas logo recebeu uma cadeira da equipe que controla o acesso ao elevador. “Meu pai ficou sabendo da torre pela televisão e teve vontade de vir. A acessibilidade aqui é maravilhosa e a equipe que nos recebeu é excelente”, destacou a filha do casal, a atriz Tereza Padilha. “Vimos aqui pequenos detalhes que fazem a diferença. Isso é excelência no tratamento”.

Acompanhada do marido e dos filhos, a analista judiciário Daniela Lessa decidiu levar os pais que vieram de Maceió para uma visita à torre. “É o novo cartão postal de Brasília. Tinha que fazer parte do passeio”, disse. “Achei muito bonito, muito interessante, além de ser um programa divertido para as crianças. Recomendo como programa da domingo para a família”, completou.

Visitação – Para o conforto dos visitantes, a Torre de TV Digital conta com um estacionamento com capacidade para 752 veículos. O acesso ao elevador é feito por meio de uma rampa e, nos dias de visitação, há seis brigadistas de plantão no local. A estrutura tem dois banheiros no térreo e dois no sétimo andar, na pétala que funciona como museu. No 9º andar, onde fica a outra pétala da Flor do Cerrado, será montado um bar-café, a uma altura de 80 metros do chão.

Quem visita o monumento pode ver também a exposição Memória Candanga com fotos do Arquivo Público do DF feitas durante a construção de Brasília e da própria torre. Um espaço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater) oferece lanches e artesanato produzidos por produtores rurais do DF. Há também uma sala de projeção com filmes sobre a capital.

A capacidade de visitantes diários na Torre de TV Digital é de mil pessoas. O número foi calculado com base na capacidade do elevador e no tempo da visita. Uma média de 30 pessoas sobe por vez e os grupos são sempre acompanhados por guias de turismo. De seis a oito profissionais vinculados à Secretaria de Turismo fazem as visitas guiadas diariamente.

Para quem vai de carro, a torre fica na DF-001. Já quem para os visitantes que forem de transporte coletivo, a linha 128.5 (Rodoviária do Plano Piloto – Torre Digital), que circula nos dias em que o monumento estiver aberto a visitação e parte da rodoviária em sete horários às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. A passagem custa R$ 2 e o ônibus para na plataforma E, box 3 da rodoviária.

A torre abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. As últimas senhas são distribuídas por volta de 16h30. Informações podem ser obtidas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no térreo do monumento

Patrício vai ter de se explicar