quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Câmeras serão usadas no combate à criminalidade


Centro de Brasília já é monitorado por 37 câmeras de fiscalização com o objetivo de proporcionar maior segurança à população. Até 2014, GDF vai instalar 900 desses equipamentos em todo o Distrito Federal

image.jpeg
Brasília, 15 de Fevereiro – O governador Agnelo Queiroz visitou hoje as instalações da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade). Agnelo Queiroz verificou o funcionamento do sistema de vigilância e monitoramento de Brasília, que agora está reforçado com 37 câmeras instaladas na área central da cidade. As câmeras foram instaladas pela Secretaria de Segurança Pública em pontos como os setores hoteleiros Sul e Norte, setores de Diversões Sul e Norte e Eixo Monumental. O GDF investiu R$ 785 mil no sistema.
“A instalação faz parte do sistema de monitoramento inteligente do DF. Em função do seu alcance, as câmeras representam importante instrumento de combate à criminalidade, já que com elas será possível traçar políticas de prevenção mais eficazes, além de facilitar a resolução de crimes”, explicou o governador Agnelo Queiroz. “Iniciamos o sistema pela área central porque, além de ser uma região de grande circulação bancária, é onde temos registradas as maiores incidências de delitos”, destacou.
O governador ressaltou também que a apresentação de hoje é apenas “uma pequena amostra do que vamos fazer”. “Com as câmeras, teremos condições de ver a placa de determinado carro ou identificar uma pessoa em alguma atitude suspeita”, exemplificou.
Em tempo real – As 37 câmeras serão monitoradas por 135 funcionários da Ciade. Policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores do Departamento de Trânsito do DF (Detran) estarão conectados 24 horas por dia, sete dias por semana, às imagens transmitidas pelas câmeras.
Para uma maior eficiência do serviço, foram instaladas câmeras móveis e fixas. As fixas vão captar imagens sempre de um mesmo ângulo. Já as móveis vão permitir ajustar o ângulo de acordo com a necessidade de monitoramento. Todas contam com sistema infravermelho, que permite capturar imagens com boa visibilidade, mesmo em locais com iluminação deficiente ou na falta dela. As câmeras móveis permitem a ampliação da imagem em até 18 vezes.
As câmeras da área central de Brasília são as primeiras que entraram em funcionamento. O governador Agnelo Queiroz informou que 900 câmeras serão instaladas em todo o Distrito Federal até a Copa do Mundo de 2014. As próximas serão nas áreas centrais de Taguatinga e Ceilândia.  
O processo de aquisição das câmeras que vão monitorar as duas cidades está em fase de licitação. A compra do material deve acontecer ainda no primeiro semestre. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento até o final deste ano.
“Até a Copa das Confederações, em 2013, quase a totalidade dessas câmeras estará em funcionamento”, garantiu o governador. “Deixaremos um legado importante para a população na área de segurança pública. O monitoramento não contará somente com a participação das forças de segurança, mas também será feito de forma integrada com outros órgãos do governo responsáveis por áreas como saúde, energia, saneamento e transporte”, enfatizou o governador Agnelo Queiroz.
O trabalho articulado já é colocado em prática. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a Companhia Energética de Brasília (CEB), em conjunto com setores da área de segurança, mapeou pontos críticos do DF onde há grande incidência de crimes para promover a melhoria da iluminação nesses locais. “São 240 áreas que serão priorizadas pelo governo no combate à criminalidade”, afirmou o secretário.
Rede privada – O governador Agnelo Queiroz destacou que o GDF estuda, ainda, a utilização de câmeras privadas, de estabelecimentos comerciais ou hotéis, por exemplo, no sistema de monitoramento coordenado pela Ciade. O compartilhamento de imagens de câmeras de outros órgãos públicos, como as do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) que monitoram os eixos Rodoviários Sul e Norte, também está sendo avaliado pelo GDF. Outra negociação em vigor é o repasse das imagens feitas pelas câmeras instaladas em algumas áreas do DF pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

Desenvolvimento e emprego para o DF


Governador Agnelo Queiroz participa de inauguração de fábrica que trará mais de 300 empregos diretos e indiretos no Polo Industrial JK, próximo à Santa Maria
image.jpeg      Foto Roberto Barroso
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, e dos secretários de Trabalho, Glauco Rojas, e de Fazenda, Marcelo Piancastelli, participou na manhã desta quarta-feira da inauguração da fábrica de pães Bimbo no Polo Industrial JK, próximo à Santa Maria. O grupo mexicano Bimbo é um dos mais importantes do mundo no segmento de panificação e dono de marcas como Pullman, Plus Vita, Ana Maria, Nutrella e Crocantíssimo. A nova fábrica é a maior do Centro-Oeste e irá gerar, neste primeiro momento, 175 empregos diretos e cerca de 150 indiretos.

Esta é a oitava fábrica de pães da marca no Brasil e abastecerá os mercados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Minas Gerais. O investimento no Distrito Federal foi de aproximadamente R$ 40 milhões, com estimativa de crescimento de cerca de 20% ao ano.

“Esta fábrica marca uma nova etapa no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das cidades de Santa Maria e do Gama, além do Polo JK. A expectativa de geração de empregos diretos, que era de 150, já foi ultrapassada, e a parceria em projetos de responsabilidade social nos anima muito”, comemorou o governador. “Este polo é uma prioridade deste governo, porque grandes empresas querem se instalar aqui. Vamos valorizar cada empreendimento que demonstrar interesse”, ressaltou Agnelo Queiroz.
Foto   Foto Roberto Barroso
Infraestrutura – O governador também adiantou que será instalada no Polo Industrial JK uma filial da fábrica europeia de medicamentos Sanofi Aventis. A atração de novos empreendimentos, de acordo com o governador, deve-se não só aos incentivos fiscais concedidos pelo GDF, mas também ao investimento na área.

“Recebemos um polo totalmente abandonado, sem energia, pavimentação ou qualquer preocupação ambiental. Hoje estamos revertendo essa situação. A pavimentação está chegando à porta das fábricas, o sistema de transporte está sendo melhorado e a parte de energia e serviços implantada. Estamos no caminho da industrialização que trará maisempregos e melhorará a vida de muitas famílias”, garantiu o governador Agnelo Queiroz.
image.jpegFoto Roberto Barroso

De acordo com o diretor-geral da Bimbo no Brasil, Daniel Servitje, Brasília é um ponto estratégico para o crescimento do grupo no mundo, e a confiança do GDF na instalação do grupo na região é sinal de parceria, responsabilidade e profissionalismo. “Nossa meta é crescer, estamos apenas começando. Ter a confiança deste governo e dos cidadãos do Distrito Federal nos dá o incentivo necessário para investir não só no desenvolvimento econômico, mas humano”, afirmou. 

Agnelo Queiroz destacou que uma das contrapartidas da instalação da Bimbo no Polo Industrial JK foi um acordo para que a empresa mexicana passe a se responsabilizar pela manutenção do Parque Recreativo do Gama, conhecido como Prainha. O parque faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que busca a valorização ambiental, social, econômica e cultural de áreas verdes protegidas por meio de gestão compartilhada.

Polo Industrial JK
– Localizado na Região Administrativa de Santa Maria, a 39km do Plano Piloto, o polo faz parte do projeto de desenvolvimento industrial e social do DF. A área destinada ao parque é de 140 hectares, com empresas voltadas a atividades industriais e de logística.

Também participou da solenidade o embaixador do México no Brasil, Alejandro De La Peña Navarrete, entre outras autoridades.

Da Redação


Ceilândia em Alerta

Líder finlandês defende relação comercial 'mais profunda' com Brasil


 

Primeiro-ministro Jyrki Kataine se reuniu com Dilma nesta terça em Brasília.
União Europeia também busca parceiros durante crise mundial, afirmou.


Dilma com o primeiro-ministro finlandês durante declaração conjunta  (Foto: Roberto Stuckert Filho / Divulgação / PR)
Dilma com o primeiro-ministro finlandês durante
declaração conjunta (Foto: Roberto Stuckert Filho /
Divulgação / PR)
O primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, defendeu nesta terça-feira (14), após reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, uma relação comercial "mais profunda" com o Brasil.
Katainen veio ao Brasil acompanhado de uma delegação de cem representantes de empresas finlandesas “de altíssima qualidade que estão interessados no mercado crescente brasileiro”, disse durante declaração à imprensa ao lado da presidente Dilma, no Palácio do Planalto.
“A União Europeia também precisa de parceiros durante esta crise mundial e estamos muito interessados em construir relação mais profunda em questões de mercado externo com o Brasil, uma vez que compartilhamos dos mesmos valores fundamentais”, afirmou.
Dilma afirmou que, uma vez na presidência pró-tempore do Mercosul – a partir de agosto –, o Brasil “se empenhará nas negociações e em parcerias com a Finlândia”. “Podemos aumentar [o comércio bilateral], com formação de parcerias empresariais”, disse.
O primeiro-ministro disse que o Brasil representa “fonte de estabilidade politica e econômica na América Latina” e que o país pode contribuir para o “aprofundamento de cooperação entre União Europeia e Mercosul” uma vez que ambos os países, disse, acreditam “firmemente em um comercio mais livre”.
Além da presidente Dilma, Katainen se encontrou com os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação). Eles trataram da cooperação entre Brasil e Finlândia nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, em especial em relação ao programa brasileiro de incentivo a intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras.
Katainen afirmou que seu país está interessado em cooperar com o Brasil na capacitação de professores, prestação de serviços, biotecnologia, e desenvolvimento de softwares. As empresas finlandesas “veem com muito fascínio o mercado crescente no Brasil”, disse.
Dilma lembrou que 12 universidades finlandesas têm parcerias com instituições de ensino brasileiras, participação que, segundo ela, poderá ser ampliada por meio do Ciência sem Fronteiras.
Ela disse ainda que conta com a parceria da Finlândia na educação básica, “em que a excelência finlandesa é reconhecida mundialmente”.
De acordo com o Itamaraty, o primeiro-ministro também se encontrará com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com os presidentes do Banco Central e do BNDES, Alexandre Tombini e Luciano Coutinho, respectivamente.
Em 2011, as trocas comerciais entre Brasil e Finlândia foram recordes, chegando a R$ 2,52 bilhões (US$ 1,47 bilhão). As exportações brasileiras atingiram R$ 1,27 bilhão (US$ 742,4 milhões), o que representa crescimento de 55,73% em relação a 2010, segundo dados do Itamaraty.



tópicos:

Memorial da Democracia não terá dinheiro público, diz amigo de Lula

Memorial da Democracia não terá dinheiro público, diz amigo de Lula

Presidente do Instituto Lula foi à Câmara de SP explicar projeto de museu.
Vereadores analisam cessão de área pública na Cracolândia.


Vannuchi, Okamoto e Police Neto (Foto: Roney Domingos/G1)
Vannuchi, Okamoto e o presidente da Câmara,
Police Neto (Foto: Roney Domingos/G1)
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e o diretor da instituição, Paulo Vannuchi, estiveram nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de São Paulo para explicar aos líderes dos partidos o projeto de construção do Memorial da Democracia em uma área de 4,3 mil metros a ser cedida pela Prefeitura de São Paulo na Rua dos Protestantes, na Cracolândia, região central de São Paulo. A doação precisa da aprovação da maioria dos 55 vereadores.

No dia 1º de fevereiro, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) levou pessoalmente o projeto à Câmara Municipal de São Paulo. Okamoto disse que a construção do museu não empregará dinheiro público. "Vamos captar recursos privados para construir", afirmou o dirigente. Ele afirmou que após a construção podem ser estabelecidos convênios com universidades e museus.

saiba mais

Kassab quer ceder área na Cracolândia para Instituto Lula
Ainda não há previsão de custo do projeto. Os idealizadores pretendem lançar um concurso para selecionar propostas arquitetônicas. O museu deverá abrigar cerca de 14 contêineres de material de interesse histórico acumulado pelo então presidente Lula ao longo de oito anos de mandato (2003-2010), entre eles cerca de 250 cartas diárias, centenas de bíblias e até três tornos mecânicos que o ex-presidente recebeu de presente.

Vannuchi afirmou que o imóvel não será sede do Instituto Lula, mas de um museu interativo nos moldes do Museu do Futebol, aberto gratuitamente ao público e dedicado a resguardar a memória da luta no país pela democracia. O Instituto Lula, hoje com sede no Ipiranga, deverá se mudar para outro imóvel, ainda em estudo, mas não funcionará no mesmo endereço do Memorial da Democracia.

O pedido de cessão do terreno partiu do instituto. Lula teve uma reunião com Kassab dias antes de o projeto ser levado à Câmara Municipal. "Nós queríamos fazer o pedido em nome do Instituto Lula, e não do Instituto Cidadania. Então houve todo um trabalho de montar o instituto, registrar, depois entrar em contato com o prefeito e fazer o pedido oficial", disse Okamoto.

Segundo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, o museu também fará referência a momentos históricos na luta pela democracia, como a abolição da escravatura e a campanha pelas Diretas sempre colocando a população como personagem central.

O termo prevê concessão do terreno municipal por 99 anos. Em contrapartida, o Instituto Lula deve ser aberto ao público e ter acesso gratuito a estudantes de escolas e universidades públicas, além de garantir que os documentos estejam acessíveis a instituições e órgãos públicos. O projeto é inspirado em outras experiências, como o Washington Monument, do Lincoln Memorial, nos Estados Unidos, o Instituto Fernando Henrique Cardoso e o Memorial JK.

O líder do PSDB na Câmara Municipal, Floriano Pesaro, questionou o projeto e disse que ele precisa ser melhor analisado. Ele disse que ficou surpreso quando viu o prefeito Kassab ir pessoalmente à Câmara entregar o texto aos vereadores.
"O momento político é inoportuno. Queremos discutir o mérito da cessão de um terreno público ao Instituto Lula. Outra preocupação é com relação ao valor e com relação às contrapartidas. Tenho de destacar a posição de meu partido. Há visões particulares sobre as quais divergimos em relação à democracia", afirmou Pesaro. "Quero deixar claro que o PSDB tem receio da instrumentalização politica e em relação ao interesse público", afirmou Pesaro.

Agnaldo Timóteo (PR) saiu em defesa do projeto. "Lula não é PT. É personagem político à parte, acima do PT e do PSDB." Wadih Mutran (PP) fez coro. "Ele merece essa homenagem", afirmou.

Roney DomingosDo G1 SP

Flávio Dino pede a Agnelo esforço para desvendar morte do filho

15.02.2012 11:38
O presidente da Embratur, Flávio Dino, deu um abraço emocionado no governador Agnelo Queiroz (PT), no enterro do filho, Marcelo Dino, de 13 anos, e pediu empenho das autoridades do Distrito Federal na investigação sobre a causa da morte do menino. Dino pediu um esforço da polícia para que o filho possa descansar em paz.

Agnelo e Dino são amigos. O governador também ficou muito emocionado.


  fonte: blog Ana Maria Campos