terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ações integradas de combate à violência


Na edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou a importância de ações integradas de segurança pública e políticas sociais – como Educação, Saúde e Esporte – no trabalho voltado para a redução do crime no Distrito Federal
Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz ressaltou a importância de ações integradas de segurança pública e políticas sociais – como Educação, Saúde e Esporte – no trabalho voltado para a redução do crime no Distrito Federal.

No início do programa, Agnelo Queiroz destacou que o Governo do Distrito Federal está investindo em várias frentes para reduzir a criminalidade em todas as regiões administrativas. Um dos exemplos citados pelo governador é o recém-criado sistema de monitoramento inteligente na área central de Brasília, que inclui 37 câmeras fixas e móveis. De acordo com Agnelo Queiroz, o serviço será estendido para todo o DF.

O governador ressaltou que diversas medidas na área de Segurança Pública foram adotadas desde o início da atual gestão. Entre elas, Agnelo Queiroz citou a contratação de pessoal para ampliar a área de segurança do GDF, a renovação da frota policial – com veículos, barcos, ônibus e helicópteros – e a realização de ações articuladas com outros órgãos.

“Temos que atuar com um policiamento inteligente, tecnologia, profissionais bem treinados e equipamentos”, apontou Agnelo Queiroz, ao destacar que outra questão importantíssima é a necessidade de atuar sempre próximo à comunidade.

Reforço – Em relação à renovação da frota das forças de segurança, o governador ressaltou que o GDF adquiriu, desde janeiro de 2011, 600 novas viaturas para as operações normais de policiamento e também para as operações especiais. “Oito barcos fazem, atualmente, a segurança do Lago Paranoá, e o Batalhão de Aviação Operacional recebeu dois novos helicópteros. Também seis ônibus foram equipados com um sistema inteligente e moderno, chamado de Comando Móvel”, enfatizou o governador.

Agnelo Queiroz ressaltou também a importância de unir o trabalho das polícias a políticas sociais voltadas a educação, esporte e lazer. “Quando me refiro às políticas sociais, quero dizer que é importante atacar as causas que levam à violência, ao uso de droga e prestar assistência, seja na saúde ou na área social. O combate ao crack, por exemplo, é uma ação que envolve vários órgãos. Temos que cuidar da revitalização dos lugares críticos que são usados pelos traficantes. Também precisamos melhorar a iluminação pública, podar árvores e até mesmo melhorar a limpeza das áreas”, frisou.

Entorno – A região do Entorno também é prioridade nesta iniciativa. Durante a entrevista, o governador afirmou que tem se reunido constantemente com governadores e prefeitos da área e com o governo federal. “Os problemas dessa região são comuns e juntos temos que enfrentá-los. Estamos elaborando uma estratégia para permitir que o Entorno possa crescer, se desenvolver e ter boa qualidade de vida”, informou. Dentre as iniciativas já lançadas, o governador citou o programa de desarmamento lançado por meio de parceria entre GDF, Ministério da Justiça e Governo de Goiás.

“É preciso combater a violência na região do Entorno e avançar em outras áreas: promover a geração de emprego, a transferência de renda, investir na melhoria das escolas e em programas sociais. A violência não é uma questão apenas de polícia, é preciso ter investimento social forte. O desafio é combater o crack, o uso de drogas em geral e o tráfico. Nas ações do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal] também vamos investir na construção e reforma de delegacias especializadas. Essa é a linha que não podemos abrir mão”, destacou.

Carnaval – Outro assunto abordado pelo governador durante o programa foi o tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, que aborda a questão da saúde pública. O governador ressaltou que esta questão é prioridade em seu governo. De acordo com Agnelo Queiroz, um exemplo desse trabalho de saúde mais humanizado é o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, criado para ser referência internacional de qualidade e urbanização.

“A prioridade do meu governo é a saúde e o investimento principal é na atenção primária, na atenção básica de saúde. O Hospital da Criança é um sonho de muita gente que lutou por isso e, também, dos profissionais de saúde, que sempre sonharam em ter um lugar adequado, com tecnologia e decoração apropriadas para as crianças. É uma conquista da nossa cidade e um exemplo de que assim será o serviço púbico de saúde no DF. Encontramos o caos absoluto e total, mas a cada dia vamos melhorando a saúde pública”, finalizou.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012 e Política de Resíduos Sólidos.

Todo o conteúdo do programa está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

MÍDIA REPROVA ESCOLA QUE HOMENAGEOU LULA




“Pela transmissão da TV Globo e pelos comentários de alguns “calunistas”, a mídia reprovou a escola de samba Gaviões da Fiel por sua homenagem ao ex-presidente Lula. Com o tema “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, ela foi a penúltima a desfilar na madrugada de domingo (19) no sambódromo de São Paulo.

Por Altamiro Borges, em seu blog

Gaviões da Fiel aposta na figura e no carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Segundo o “blogueiro folião” Eduardo Guimarães, o desfile foi impecável, emocionante, e levantou as arquibancadas. A escola abordou vários temas políticos em suas alas, como “porões da ditadura”, “voz que não se cala”, “diretas-já”, relembrando a rica trajetória do retirante nordestino, operário e líder grevista que foi eleito e reeleito presidente da República.

Para revolta do blogueiro, a TV Globo puniu a "Gaviões" ao anunciar a classificação das escolas segundo seus telespectadores. “Para quem assistiu ao desfile dessa e das outras escolas de São Paulo, a nota média que a Globo diz que teria sido dada pelo público foi surpreendente. A pontuação 8,6 colocou o samba-enredo e a escola que mais empolgaram o público em sétimo lugar”.

Eduardo Guimarães sugere que a Globo, que nunca morreu de amores por Lula, manipulou a “suposta” enquete para interferir na votação da escola campeã de 2012. Nas redes sociais, muitos internautas também reclamaram. Não assisti e não entendo nada do assunto. Só reparei que muitos “calunistas” da mídia não gostaram da Gaviões da Fiel antes mesmo de ela pisar no sambódromo.

COLUNISTAS DA FOLHA TEMEM O "MITO"

Vinicius Torres Freire, da “Folha”, foi um dos mais ácidos na crítica. Para ele, o que a escola fez foi “bajulação do poder”, com um “samba-enredo amalucado, submisso e sem graça... Lula virou enredo da Gaviões da Fiel, de São Paulo. Foi canonizado em vida por uma escola grande, privilégio de Getúlio Vargas, que manipulava sambistas, foi ditador e esteve no poder por quase 20 anos”.

Na mesma linha, Josias de Souza, “carona” de FHC que escreve no UOL, do mesmo Grupo [tucano-serrista] 'Folha', afirmou que “desfile da Gaviões ajuda a sacralizar o mito Lula”. Para ele, isto é um perigo. “Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito. Isso dá idéia do inimigo que seus antagonistas têm pela frente”. Sua maior preocupação não é com as escolas de samba, mas sim com o resultado das eleições de outubro próximo. [Ver postagem de domingo (19) deste blog 'democracia&política':

PT joga as fichas para colocar Haddad na prefeitura de São Paulo



A vitória do PT na disputa pela prefeitura de São Paulo é, na cabeça do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro passo para consolidar o projeto hegemônico petista. Depois de o partido conquistar a Presidência da República em 2002, 2006 e 2010, Lula quer retomar a prefeitura paulistana e, em 2014, vencer também o governo estadual, um bastião político controlado pelo PSDB desde 1994. “São Paulo é a última trincheira organizada da oposição ao governo federal”, admite o presidente estadual do PT em São Paulo, deputado Edinho Silva.

Para que isso dê certo, é fundamental a eleição do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, na maior cidade do país. Mas não só. Pelos planos dos estrategistas, o partido de Lula precisa se sair bem na capital, no grande ABC, na Grande São Paulo (Osasco e Guarulhos, por exemplo) e em cidades polo, como Campinas, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.

Lula tem dito muito claramente aos interlocutores petistas que a sua nova missão será desalojar o tucanato de São Paulo. “Nós provamos que o PSDB fez mal aos brasileiros. Agora, temos mostrar que eles também fizeram mal aos paulistas”, repete ele, como mantra, segundo comentários de mais de um correligionário. O plano é ambicioso, mas a tarefa não é tão simples.

O ex-presidente atropelou a democracia interna petista e impôs a candidatura de Haddad. Em seguida, começou as articulações para ampliar o leque de alianças. Não se furtou, inclusive, de conversar com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), outro que tem dado sinais ambíguos e contraditórios nessa disputa. Ora pode estar no palanque com o PT, ora com o PSDB, caso o candidato tucano seja José Serra.
Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense
Publicação: 21/02/2012 08:00 Atualização: 21/02/2012 09:24

A Unidos do Recanto das Emas foi a última a entrar no Ceilambódro e fechou a segunda noite de desfiles do grupo especial do Distrito Federal.



Antes dela, a Candangos do Bandeirantes apresentou o samba-enredo "Bahia: sua história, crenças e tradições". A escola levou ao Ceilambódromo 450 componetes divididos em dez alas e três carros alegóricos.

Passista da Candangos do Bandeirantes (Antonio Cunha/CB/DAPress)
Passista da Candangos do Bandeirantes

A escola Dragões de Samambaia foi a terceira a passar pela avenida. Eles apresentaram 500 integrantes em dez alas e três carros alegóricos. O samba enredo da escola falou sobre a arte de presentear.

Passistas da Mocidade de Valparaíso (Antonio Cunha/CB/DAPress)
Passistas da Mocidade de Valparaíso

A Mocidade de Valparaíso levou 650 membros ao Ceilambódromo. Eles se dividiram em 15 alas e três carros alegóricos. O samba enredo da escola fez homenagem ao Cirque du Soleil, falando sobre o espetáculo Alegria.

Após o desfile, vários membros da escola precisaram ser atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Segundo os passistas, o calor e a emoção contribuíram para que alguns passassem mal.

Passista da União da Vila Planalto (Antonio Cunha/CB/DAPress)
Passista da União da Vila Planalto

A primeira a entrar no Ceilambódromo na noite desta segunda-feira (20/02) foi a Unidos da Vila Planalto e Lago Sul. O desfile começou às 20h30 e a escola apresentou um samba enredo sobre a oitava maravilha do mundo, o carnaval.

Ao todo, 370 integrantes desfilaram em 17 alas e três carros alegóricos.

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do DF (Uniesbe), Geomar leite, se mostrou orgulhoso da qualidade dos desfiles apresentados neste ano. “As expectativas para hoje são muito boas, as escolas estão apresentando um belíssimo trabalho e não vão decepcionar”, disse.

Segundo estimativas da Polícia Militar, 10 mil pessoas estão no Ceilambódromo curtindo os desfiles. Quatrocentos e vinte policiais fazem a segurança do local e não registraram nenhuma ocorrência nos três dias de carnaval.
Thaís Paranhos