terça-feira, 10 de abril de 2012

Segurança Pública prepara Ação pela Vida

Foto Roberto Barroso
Segurança Pública prepara Ação pela Vida
Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

Brasília, 10 de abril de 2012 – O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, apresentou nesta terça-feira o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, e anunciou o lançamento do Plano Ação pela Vida, que será divulgado em 19 de abril.

A mudança na corporação foi definida ontem pelo governador Agnelo Queiroz, assim como uma série de ações em cumprimento ao Plano de Segurança do Governo do Distrito Federal. Entre elas, o reforço no policiamento em todas as cidades e a apuração de casos de insubordinação a essa determinação.

“A Polícia Militar sempre teve uma boa imagem e querem destruí-la. Nós não vamos permitir, porque defender a segurança da população, o que nós faremos de forma intransigente, é a defesa da vida. Nós defenderemos também a Polícia Militar, uma instituição secular na prestação de serviços à comunidade”, disse o governador.  

O Plano Ação pela Vida, que será lançado no próximo dia 19, é uma política elaborada pela Secretaria de Segurança Pública. “Não é uma ação emergencial. Ele vem para ficar”, afirmou o secretário Sandro Avelar. O plano definirá novas estratégias para a segurança do DF.

Foto; Roberto Barroso
O monitoramento será concentrado e dividido em quatro regiões: Leste, Oeste, Sul e Metropolitana. Para cada uma delas haverá um comandante responsável, que é superior aos comandantes do batalhão.

A partir dessa divisão, serão definidas ações específicas para cada região administrativa, de acordo com dados gerados pelo sistema que a Polícia Civil já usa. As polícias trabalharão de forma integrada e terão de cumprir metas de redução de crimes. Diagnósticos periódicos apontarão o desempenho das medidas em cada área. “Vamos aferir, cobrar resultados e fazer as trocas necessárias”, explica Sandro Avelar.

Está em estudo uma reorganização para que, dentro do orçamento existente, sejam remanejadas bonificações das áreas de comando administrativo para as de comando operacional, valorizando os policiais que trabalham direto nas ruas.

“A vida é a coisa mais importante para o nosso governo e a PM tem um papel muito importante para a vida e para a segurança do cidadão. Por isso, vamos assegurar a proteção à população”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.

A solenidade de posse do coronel Suamy Santana está prevista para o início da próxima semana, no Comando Geral da Polícia Militar. “Sou militar e, como tal, cumpro a missão que o chefe determina. Um gestor se apresenta na hora da crise e gerir crises é um dos papéis do militar”, reforçou o novo comandante.

0 comentários:

Postar um comentário