sábado, 14 de janeiro de 2012

Candidatura de Jacy Afonso recebe apoio na posse da Federação Nacional dos Portuários




 Posse 2 FNPort
O presidente reeleito da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Lírio Guterra deu seu apoio à candidatura de Jacy Afonso à presidência da CUT.  Ele defendeu o atual secretário de Organização da CUT durante a festa de posse da nova diretoria da Federação no último dia 6 de janeiro, em Santos, no Litoral paulista.

Guterra, afirmou apoiar Jacy Afonso por sua postura combativa e solidária e pelo seu conhecimento dos problemas, das necessidades e reivindicações dos portuários. “Precisamos ter no comando da CUT dirigente como ele, com uma visão ampla e clara, identificada com a nossa, sobre o importante papel do Estado na economia, como impulsionador, por exemplo, do desenvolvimento dos portos, mas que deve promover concomitantemente a valorização profissional e salarial dos portuários”, afirmou. Segundo Guterra, é imprescindível ter no comando da CUT gente crítica que e se oponha a intervenções estatais que prejudicam o trabalhador.

Pouco antes, ao saudar e parabenizar a nova diretoria da Federação em nome da CUT, Jacy Afonso comentou a luta por mais investimentos no setor portuário, necessários para atender o crescimento da demanda e a necessidade de modernização do setor. Na ocasião criticou, por exemplo, a intromissão do Dest, órgão do Ministério do Planejamento, em acordos realizados entre trabalhadores e empresas, em detrimento dos portuários, e a intervenção do Ministério da Previdência no fundo de pensão Portus (dos funcionários das Companhias Docas), que tem 11 mil participantes que podem ser prejudicados, injustamente, sendo obrigados a pagar pelo rombo nas contas da instituição.

A solenidade de posse ocorreu no auditório do Sindicato dos Portuários (Sindaport), um local que abrigou históricas lutas dos trabalhadores santistas, que sempre estiveram na vanguarda dentro do movimento sindical brasileiro.

O portuário capixaba Eduardo Lírio Guterra, foi reeleito presidente da FNP, pela chapa “Avançar com Unidade, para fortalecer a luta”. A tônica dos discursos dos companheiros empossados foi sobre a necessidade dos trabalhadores portuários também crescerem, com valorização profissional e salarial, paralelamente ao desenvolvimento de todo o sistema de portos.

0 comentários:

Postar um comentário