sexta-feira, 4 de maio de 2012

GDF inaugura primeiro Centro de Educação Infantil



Fotos: Roberto Barbosa
Localizado no Setor Central da cidade Estrutural, Centro de Educação está atendendo 320 crianças com quatro e cinco anos de idade

Brasília, 4 de maio de 2012 – O modelo de educação integral e intersetorial proposto pelo Governo do Distrito Federal começou a ser aplicado com a entrega do Centro de Educação Infantil nº 01 da Estrutural. Inaugurado oficialmente pelo governador Agnelo Queiroz na manhã de hoje (4), o Centro iniciou as atividades na última quinta-feira (26/4).
Acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, o governador visitou as instalações da unidade, que funciona em dois turnos de sete horas e atende 320 crianças entre quatro e cinco anos de idade. As inscrições foram feitas por meio do telefone 156.
“Este é o primeiro Centro de Educação Infantil já com funcionamento em tempo integral. Isso representa uma mudança na educação no Distrito Federal. Estamos com planos de construir, em parceria com o governo federal, mais 50 creches públicas, com uma média de 220 vagas em cada. Essa ação vai ampliar bastante o número de vagas, pois há uma demanda reprimida de anos sem investimentos no ensino infantil”, ressaltou Agnelo Queiroz.
A estrutura dispõe de nove salas de aula com espaços entre 44 m² e 48 m², brinquedoteca, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, salas de vídeo e para direção e apoio, parque infantil com banco de areia, espaço para cultivo de horta, secretaria, arquivo, coordenação, depósito, pátio descoberto, estacionamento interno e oito banheiros, sendo um adaptado para pessoas com necessidades especiais.
As obras do centro contaram com investimento de R$ 2,28 milhões em recursos do GDF. Na parte externa da escola, a Administração Regional da Estrutural realizou a urbanização básica, com calçamento, meios-fios e pavimentação asfáltica para o estacionamento.
Segundo o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, a entrega do Centro representa uma conquista para a comunidade da Estrutural, que precisa do auxílio das creches e escolas de ensino infantil. “Somente nesta área existem mais de 2 mil crianças. Esta unidade atende 320 alunos, com todos os princípios básicos, de integração social, saúde, cultura e esporte. Vamos reduzir a demanda, oferecendo educação de qualidade”, afirmou.
A meta do GDF é que as creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental tenham ensino em tempo integral, com carga horária de dez horas. A previsão é de que o Centro da Estrutural amplie seu funcionamento para oito horas por turno, com a implementação de atividades no Centro Olímpico da cidade, que fica próximo à unidade.
Alimentação de qualidade – O Centro de Educação Infantil recebe alimentos do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF), criado no início deste ano para viabilizar a compra direta de alimentos e produtos artesanais da agricultura familiar.
As crianças do turno matutino, que entram às 7h30 e saem às 14h30, têm direito a café da manhã, lanche e almoço. Já o turno da tarde, que vai de 11h às 17h, oferece almoço, lanche e ceia. Entre as opções de alimentos estão bebida láctea, manteiga, leite, queijo, frutas, legumes, verduras, arroz carreteiro e galinhada, entre outros.
Satisfação – O ambiente alegre, arejado e totalmente equipado foi aprovado por professores, pais e alunos. Para a administradora da região, Maria do Socorro Torquato, o Centro é um grande benefício para a comunidade. “Essa é uma conquista, especialmente para os pais das crianças. Estamos construindo uma educação completa, com socialização, alimentação e muito carinho”, enfatizou.
Professora da rede pública de ensino há dez anos, Joana Darc está feliz com o novo ambiente de trabalho. “Posso dizer, com base em minha experiência, que nunca trabalhei em uma escola tão bem estruturada. Ficou nota 10”, elogiou. A diretora Leila Ferreira reafirmou a eficiência da estrutura: “Está funcionando além das expectativas”.
A dona de casa Suely Dias, de 40 anos, matriculou o filho Yuri, de 4 anos, na unidade e está satisfeita com a escolha. Segundo Suely, o ingresso do filho no Centro vai facilitar sua volta ao mercado de trabalho. “A gente precisa trabalhar e não tem com quem deixar os filhos porque não temos condições de pagar. Agora ele vai poder estudar em uma escola bonita e colorida”, disse a mãe, observando as paredes do local.
Site: http://ceilandiaemalerta.com.br/site 


Blog:  http://ceilandiaemalerta.blogspot.com.br/


Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001586848829


0 comentários:

Postar um comentário