sexta-feira, 27 de abril de 2012

Qualificopaforma mais 950 estudantes para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014.

Fotos Roberto Barroso
Umprograma de oportunidades
Qualificopaforma mais 950 estudantes para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. Essajá é a terceira turma que recebe o certificado de qualificação profissional

Brasília,26 de abril de 2012 – O governador do Distrito Federal, AgneloQueiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou nestaquinta-feira da entrega de certificados dos 950 formandos da terceira turma doQualificopa, programa de qualificação profissional que prepara trabalhadorespara atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. Com essa turma, agora a cidadeconta com 2,5 mil pessoas qualificadas.

Além de capacitar pessoas para trabalharnesse grande evento esportivo, o governador destacou que o objetivo do programa,coordenado pela Secretaria de Trabalho, é melhorar a qualidade dos serviçosprestados no Distrito Federal. “Em 2013, a agenda de eventos começa com a Copadas Confederações. Em seguida, virá a Copa do Mundo e muitos outros eventos.Dessa forma, as oportunidades vão aumentar ainda mais e o governo nãodescansará enquanto houver um desempregado na cidade”, afirmou.

Linguaestrangeira – Na ocasião, o governador anunciou ainda a criaçãodo curso de línguas, que tem como parceiro o Instituto Federal de Educação.Serão oferecidos os cursos de inglês, espanhol e francês. Ele firmou ocompromisso que, até o final de 2013, serão inauguradas 14 escolas técnicaspara esse fim e que os alunos formados pelo Qualificopa terão preferência paraque continuem a se capacitar.

Um exemplo de esforço foi mostrado peloorador da turma de formandos, Paulo Henrique dos Santos Lima, 25 anos.Estudante de Publicidade e capacitado no curso de Organização de Eventos, eledisse que o programa é o responsável por ele fazer a diferença no mercado detrabalho. “Sei que há espaço para todos, mas temos que estar preparados. Meupróximo passo é atualizar meu currículo com essa qualificação e procurar oemprego dos meus sonhos que é o de Promotor de Eventos”, declarou.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, agradeceuaos formandos de todas as turmas por acreditarem no programa.  “Os alunos do Qualificopa podem se dirigir à Agênciado Trabalhador que eles já estão orientados a ajudar os capacitados a entrar nomercado de trabalho”, afirmou.

Programa– O Qualificopa é responsável pelainserção de 20% dos alunos das duas primeiras turmas no mercado de trabalho. Nocurso de camareira, a absorção chegou a 40%. Somente na primeira turma,daqueles que participaram do curso de assistente administrativo, 26% trabalhame, dos demais, 23% estão empregados.

Entre os cursos oferecidos estão garçom,camareira, vendedor, supervisor de hospedagem, webdesigner, informática básica,organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro eatendente de consultório e telemarketing.

As inscrições para a 4ª turma do programa se encerraramem 10 de fevereiro de 2012. As aulas, que terão duração de 200 horas, estãoprevistas para começar em maio. As listas dos candidatos selecionados para asturmas do Qualificopa será divulgada no site da Secretaria de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br), em 8 de maio.

Estiveram presentes na ocasião a subsecretáriade Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt e a subsecretária de PolíticasPúblicas para a Mulher, Sandra Di Croce.

0 comentários:

Postar um comentário