terça-feira, 17 de abril de 2012

Agnelo enxuga máquina, afasta PSB e dará mais poderes ao PRGovernador procura se cercar de aliados mais confiáveis


Governador procura se cercar de aliados mais confiáveis
Publicado em 17 de Abril de 2012 por José Seabra
Sentindo que a crise se alastra a cada dia, o governador Agnelo Queiroz decidiu se socorrer de aliados mais confiáveis. Nas próximas horas ele extinguirá ao menos cinco secretarias e substituirá os titulares do Turismo e da Agricultura, ligados ao PSB, e o de Esportes, do PRB. Quem terá mais espaços será o PR, numa costura que envolve a aliança do PT a nível nacional.
Agnelo decidiu pelas mudanças no momento em que a Câmara Legislativa sinaliza ser irreversível a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o suposto envolvimento do Governo do Distrito Federal com empresas de fachada do contraventor Carlinhos Cachoeira.
A idéia de enxugar a máquina administrativa com a extinção de órgãos vinha sendo amadurecida desde a posse de Berger Barbosa na chefia da Casa Civil. Deixarão de ter status de secretarias de Estado as áreas que cuidam do Idoso, da Criança, da Igualdade Racial e do Entorno, que passarão à condição de coordenadorias ligadas às secretarias de Governo e à Casa Civil.
No Palácio do Buriti ninguém fala em retaliação ao senador Rodrigo Rollemberg (PSB) que tem endossado as crescentes denúncias contra Agnelo e muitos dos seus secretários. Mas na Câmara Legislativa, onde a temperatura alcançou níveis elevados nesta terça-feira, o sentimento é o de caça às bruxas.
- Estamos vendo que rumos tomar, mas o quadro é muito delicado, disse o deputado distrital Joe Valle (PSB) após confirmar a iminente saída do secretário de Turismo e a entrega, a curto prazo, também da Secretaria da Agricultura. As duas pastas foram confiadas ao grupo do senador Rollemberg logo no início da composição do governo.
O PR terá mais espaço no Governo do Distrito Federal a partir de acordo envolvendo o PT, o PMDB e o próprio Partido da República no cenário nacional. As conversas na Praça dos Três Poderes sugerem que a legenda liderada pelo senador Blairo Maggi trocará o Ministério dos Transportes pelo Turismo; ao PMDB caberia indicar o novo ministro dos Transportes, mas o partido perderia a Agricultura, que ficaria sob o comando dos petistas.
A nível local o PRB, representado na Câmara Legislativa pelo deputado Evandro Garla, está conformado com a perda da Secretaria dos Esportes. Interlocutores do parlamentar sustentam que se é para o bem da governabilidade, o partido manterá seu apoio incondicional ao governador.

0 comentários:

Postar um comentário