domingo, 25 de março de 2012

LULA A HISTÓRIA DO PRESIDENTE.



Lula O Presidente que entrou para a história do Brasil.

No ano de 1945 nasce na cidade de Cetés Pernambuco, Luiz Inácio da Silva. Um filho homem dos 11 filhos (homens e mulheres), que compunha a familia do Luiz Inácio. A vinda para São Paulo foi num caminhão chamado de "pau-de-arara" como retirante, quando ainda era Bebê. Aos 14 anos teve seu primeiro trabalho de carteira assinada em uma metalúrgica, foi quando fez um curso pelo senai na área de metalúrgia.


lula história
Cena do filme " Lula O Filho Do Brasil"


Em 1975, Lula foi eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do campo e Diadema, na Grande São Paulo, e em 1980, fundou o partido dos trabalhadores "PT".


lula e pre


PT


Em 1983, Lula participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).


lula CUT
CUT


O ex-torneiro mecânico, que virara um líder sindical de projeção nacional, se candidatou a governador de São Paulo em 1982, sendo derrotado por Franco Montoro.


         lula       franco


Quatro anos mais tarde, em 1986, ele concorre novamente. Dessa vez, a deputado federal para integrar a Assembléia Nacional Constituinte. Foi então o deputado mais votado, com 650 mil votos.


lula


Em 1989, se candidatou, pela primeira vez, à Presidência da República. Perdeu para Fernando Collor de Mello.


lula


Foram mais duas tentativas frustradas de chegar ao Palácio do Planalto. Em 1994 e 1998 perdeu para Fernando Henrique Cardoso.



lula
lula


Até, finalmente, a vitória neste ano de 2002. O petista Luiz Inácio Lula da Silva bateu o recorde conquistado no primeiro turno, chegando à vitória em segundo turno, com 61,27% dos votos válidos em todo o país. Foi vitorioso em 25 estados e no Distrito Federal, tendo a maior votação da história brasileira, no Estado do Rio de Janeiro, com 78,97%.


lula
E em 2006...
lula


A historia do presidente Lula é muito bonita em relação à dos outros presidentes que nasceram sempre em berço de ouro e tiveram uma boa educação. Lula pode ser considerado um vitorioso, pois chegou ao poder por ser do povo.


Opinião:

Para quem achava que "Lula" não se sairia bem como presidente por não possuir curso superior e ser o representante dos trabalhadores, ele deu a resposta certa e com trabalho e grandes realizações em seus dois mandatos. A biografia do presidente que além de tudo é também dono de uma personalidade carismática, não é só o roteiro de um drama cinematográfico. O presidente é também o espelho no qual muitos brasileiros veem refletida a própria história de ascensão social.
Por mais polêmico que o governo Lula tenha sido, um aspecto ninguém pode contestar, o presidente terminou seu segundo mandato com uma popularidade raramente vista para outros governantes. Segundo levantamento do Datafolha pouco antes do final do último mandato, nada menos que 78% dos brasileiros acham o governo Lula bom ou ótimo. Parte dessa popularidade se deve ao mito que se criou em torno de Lula. O migrante do sertão de Pernambuco que frequentou apenas alguns anos de escola que vai para São Paulo, vira líder sindical e oposicionista que depois de trê tentivas fracassadas vira presidente.
Governo no qual priorizou os programas sociais, alguns herdados do governo anterior ao qual modernizou e deu continuidade, o "Bolsa Familia" por exemplo. Que beneficiou mais de 46 milhões de pessoas de baixa renda. Há ainda o efeito da valorização do salário mínimo. Estudo do Dieese orgão de pesquisa, mostrou que entre 2003 e 2009, o salário mínimo teve um aumento real de 53%.
Criticas existem muitas contra os diversos programas sociais implantados pelo governo. E sem dúvida algumas têm fundamento. Na prática os programas assitenciais como: Vale gás e Bolsa Familia entre outros, criam certa dependência do povo para com o governo e se torna uma ferramenta eleitoreira de quem detem o poder. Prova disso é a eleição de uma mulher para á presidencia (a primeira por sinal). Tudo bem que o Brasil evoluiu mais nessa decada que nas últimas três, mas é bom lembrar que para se ter uma economia estável é preciso manter o equilíbrio econômico e social.
Assistencialista ou não, várias fontes comprovam que o governo Lula avançou no combate à pobreza. O IBGE afirma que a desigualdade de renda diminuiu entre 2001 e 2009, isso devido aos programas sociais do governo. Em 2001 segundo o IBGE os 20% mais ricos recebiam 24,3 mais do que os 20% mais pobres, hoje esse abismo caiu para 17,8 vezes. Tudo bem que nesse ritmo levariamos 30 anos para o Brasil chegar ao nível dos Estados Unidos, Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas ainda assim estariamos no caminho certo.
O IBGE diz ainda que os mais pobres não foram os principais beneficiados por essa considerável melhora na distribuição de renda. A classe média é quem mais saiu ganhando. Segundo um estudo da FGV, quase 30 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2001 e 2009 e passaram a integrar a classe média, que engloba hoje mais de metade da população brasileira.
O carro-chefe do governo Lula sempre foi movido pelo lema "Emprego E Renda", pois bem, segundo analistas foi isso que manteve a economia do país estável na crise mundial recente. Maior e com mais dinheiro no bolso, a nova classe média foi às compras e se tornou a principal responsável pelo crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Após a crise o mercado interno segurou a economia brasileira. Hoje o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, café e suco de laranja e o segundo maior de soja e açúcar. Empresas como Vale, JBS, Embraer e Petrobras se tornam cada vez mais conhecidas no exterior.
O Brasil quitou a dívida externa com o FMI no governo Lula, e se tornou auto-suficiente em combustível com a petroBRas.
A vida de muita gente não mudou muito nesses 8 anos de governo Lula, mas é considerável que a economia brasileira hoje é mais estruturada que em outros tempos. Nenhum governo é capaz de ser perfeito como gostariamos. Até porque a democracia que se prega nem sempre é praticada. A simplicidade comunicativa do presidente, fez com que ele fosse entendido pela maior parte da população. No governo FHC, o mesmo usava um liguajar muito técnico que não era entendido pela maioria das pessoas. Lula veio falando para o povo e isso agradou. O Brasil já passou por tantas crises econômicas que nem precisamos lembrar, e essa continuidade de alguns aspectos do governo FHC que foram mantidos pelo Lula, fizeram a evolução do Brasil ser mais rápida.
A política precisa sem dúvidas de disputas e ideologias diversas, mas o Brasil é maior e mais importante que qualquer uma delas, e podem ter certeza que se cada um crítico ou não de um governo que seja bom ou ruim, tem suas razões. Levando em conta que a casa é nossa e precisamos cuidar dela independente de quem seja o síndico do condomínio!
Abraços, 

O Editor...



0 comentários:

Postar um comentário