quinta-feira, 15 de março de 2012

GDF promete criar proposta para reestruturar carreira dos militares

 (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O governo do Distrito Federal anunciou que vai elaborar uma proposta de reestruturação para as carreiras militares. A promessa foi feita nessa quarta-feira (14/3) após uma audiência entre o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda e de Fazenda, Marcelo Piancastelli, com representantes dos policiais militares e dos bombeiros.

Depois do encontro, que aconteceu na noite de ontem, policiais militares e bombeiros fizeram uma manifestação na manhã de hoje em frente ao Palácio do Buriti. Eles pediram reajuste salarial e isonomia com a Polícia Civil. Segundo informações da organização, cerca de seis mil pessoas se reuniram no local.

A classe reclama que não há reajuste há mais de cinco anos, e afirma que o aumento salarial deveria acontecer independe da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois seria apenas um repasse do fundo constitucional que já teria sido aprovado pela Câmara.

A secretaria de Administração Pública informou que mantem a posição de que está prestes a alcançar o orçamento aprovado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que tornaria inviável o reajuste nesse momento. Isso significa que dentro dos gastos previstos para esse ano, não há mais espaço para repasse de verba para pagamento de pessoal.

Segundo a Secretaria esse problema se estende à todas às secretarias, e até ao governo federal, o que invibializa também o repasse do fundo constitucional. Ela classifica a reunião de ontem como muito positiva, pois ao receber os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o secretário Wilmar Lacerda se colocou à disposição para criar um grupo de trabalho para analisar a situação da classe, de forma a verificar quais são as necessidades mais urgentes da categoria.

A secretaria reforçou que para este ano não é possível se falar em reajuste, mas que o grupo de trabalho poderá amadurecer as reivindicações da categoria, prevendo mudanças para os próximos anos.

Por volta de 11h policiais militares decidiram continuar com a Operação Tartaruga. Porém, multas não serão aplicadas, os policiais agentes de trânsito apenas irão advertir os infratores. Eles também definiram a data da próxima assembléia, marcada para o dia 12 de abril, em frente a Câmara Legislativa.
Ana Pompeu
Publicação: 15/03/2012 11:08Atualização: 15/03/2012 13:31

0 comentários:

Postar um comentário