quarta-feira, 14 de março de 2012

Agnelo constata avanço nas obras do Expresso DF

 

Projeto do VLP ligará Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto


O governador Agnelo Queiroz disse que essa é a primeira etapa do projeto Foto: BritoO governador Agnelo Queiroz disse que essa é a primeira etapa do projeto
O governador Agnelo Queiroz visitou, ontem, as obras do Veículo Leve sobre Pneus, que ligará cidades do Entorno Sul ao centro de Brasília. Ele acompanhou as obras do Viaduto do Balão do Periquito, na entrada do Gama, e constatou que estão adiantadas.

O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituído por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Serão ônibus modernos, confortáveis e eficientes, com capacidade para 200 passageiros. A licitação para as empresas será a mesma lançada no início do mês pelo governador, em relação ao transporte público do DF e funcionará nos moldes das cinco bacias. Agnelo afirmou que Brasília terá um transporte moderno, exclusivo, que irá melhorar o transporte coletivo na cidade. “Essa primeira etapa é uma extensão de 35 km, que transportará 20 mil pessoas nos horários de pico. O tempo que as pessoas gastam hoje, que é de 1 hora e 30, será reduzido pela metade. Elas terão mais tempo para as famílias, para lazer e educação. O transporte público será mais eficiente e melhor que o individual. Este é o grande objetivo do governo. Isso vai assegurar um trânsito rápido e exclusivo”, disse.

O trânsito será livre, com controle absoluto do trajeto por meio das centrais de operação e terá faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais. Essa é a segunda grande obra de Brasília (a primeira é a construção do novo estádio) e ficará pronta até julho de 2013. “Vamos trabalhar com determinação este objetivo. A Copa do Mundo (2014) acabará, mas este legado ficará para o povo do DF”, destacou.
Além disso, há o objetivo de fazer o Expresso Norte, que ligará Sobradinho e Planaltina. E, depois, um que ligue Ceilândia e Taguatinga, na EPTG. As obras são executadas pelo DER e custarão R$ 530 milhões.

Governo

Lei sancionada
Agnelo Queiroz assinou o projeto de lei que tem brecha para os distritais comprarem carros novos, porém afirma que isso não tem nada a ver com a redução de gastos do GDF. “Sancionei a lei de uma proposta que a Câmara Legislativa fez e tem a autonomia de fazer a gestão de sua estrutura, como em qualquer instituição, não tem alteração de cortar gastos ou fazer com esta sanção”, disse.

Proteção a mendigos
O governador Agnelo disse que hoje será anunciado um projeto para proteger os mendigos e indigentes do DF. “Terei uma reunião com a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e vamos anunciar uma política específica para proteger todos os moradores de rua, dar alternativas seguras para eles e tirá-los dessa condição, com inclusão social, tratamento médico e inserção no mercado de trabalho. Para isso, faremos parcerias com instituições do DF e igrejas, para reduzir a violência”, contou.

Redação Jornal Coletivo

0 comentários:

Postar um comentário