sábado, 17 de março de 2012

governador Agnelo Queiroz reforça importância do trabalho desenvolvido pelas mais de 100 ouvidorias mantidas pelo GD

Foto Roberto Barroso

Governo mais próximo do cidadão


    No Dia do Ouvidor, governador Agnelo Queiroz reforça importância do trabalho desenvolvido pelas mais de 100 ouvidorias mantidas pelo GDF em secretarias, administrações e empresas públicas
    Isabel Freitas

    Durante a homenagem ao Dia do Ouvidor, celebrado nesta sexta-feira em todo o Brasil, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, reforçou a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais para o fortalecimento da democracia. O governador destacou que, por meio das ouvidorias, é possível utilizar os recursos públicos de maneira mais eficiente e democratizar o acesso do cidadão à informação. “Dessa forma, a comunidade se sente participante do governo”, declarou.
    
    No primeiro ano da atual gestão, foram implantadas 102 ouvidorias em secretarias, administrações e outros órgãos públicos. O GDF conta com 84 ouvidores, sendo que 80% deles ingressaram na atual gestão. “Queremos que o DF seja referência nos mecanismos de participação popular. No primeiro ano de governo, já tivemos muitas conquistas, mas vamos continuar trabalhando para fortalecer esses canais com o cidadão”, declarou Agnelo Queiroz.
    
    Durante o evento, foi lançado o Manual de Implantação de Unidade de Ouvidoria, que traz informações sobre a padronização do atendimento e do encaminhamento das demandas, além de um passo a passo de como foi o processo de implantação das unidades de ouvidoria no GDF.
    
    A solenidade foi realizada no auditório da Fundação de Ensino em Ciências e Saúde (Fepecs) e contou também com a presença do secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, e da ouvidora-geral do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho, além de ouvidores de vários órgãos do GDF.
    
    Itinerantes – Neste ano, uma das propostas do GDF é implantar as ouvidorias itinerantes para alcançar as comunidades mais carentes. “A ideia é atender a todos os cidadãos, inclusive aqueles que têm dificuldades para se comunicar. Com esse mecanismo, a sociedade se sente mais estimulada a participar do governo e este é um ponto essencial para uma gestão de sucesso”, completou o governador Agnelo Queiroz.
Foto Roberto Barroso
    
    Segundo o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, os ouvidores conferem transparência às ações do governo na medida em que mantêm contato direto com o cidadão. “Eles são capacitados a prestar atendimento à comunidade, aperfeiçoando o trabalho dos gestores públicos”, destacou.
    
    Vera Lúcia Coelho afirmou que a principal missão das 102 ouvidorias é ampliar, na comunidade, um sentimento de credibilidade em relação ao trabalho desenvolvido pelo GDF. “As ouvidorias ampliam os mecanismos de transparência do governo e são necessárias para o aprimoramento da gestão pública”, enfatizou a ouvidora-geral.
    
    Reconhecimento – A ouvidora Elizama Neves dos Santos trabalha na Administração do Paranoá há pouco mais de um ano e disse ter se surpreendido com a importância do trabalho para a comunidade. “No início, eu achei que não seria uma função interessante, mas hoje eu vejo como nós podemos ajudar. Acredito que nós somos porta-vozes da comunidade”, argumentou.
    
    As principais demandas recebidas por ela são relacionadas à limpeza de boca de lobo, podas de árvore e outros serviços de limpeza urbana. “A resposta às manifestações são muito rápidas e a cada dia mais pessoas buscam as ouvidorias para se comunicar com o governo”.
    O  ouvidor da Administração de São Sebastião, Glauber de Abreu Dantas, a principal missão do servidor é escutar o cidadão. “Nós somos artistas na medida em que temos que assimilar tudo o que é dito e levar para o órgão certo para que o problema seja resolvido. Tentamos desburocratizar o atendimento”, explicou.
    
    Ele contou que as demandas geralmente são atendidas em 25 dias e que com a implantação do novo sistema, o TAG, o processo será ainda mais rápido. “Vamos conseguir dar mais velocidade aos atendimentos, pois os órgãos receberão as manifestações pela internet, no mesmo minuto”, completou. 

Fonte Agencia Brasilia

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