sábado, 3 de março de 2012

Governador Agnelo Queiroz participa da entrega do primeiro campo de grama sintética da cidade.

Foto Roberto Barroso
GDF inaugura campo de futebol em Candangolândia

Governador Agnelo Queiroz participa da entrega do primeiro campo de grama sintética da cidade. Local faz parte de uma série de construções e melhorias realizadas pela atual gestão para melhorar a qualidade de vida dos cerca de 20 mil moradores da cidade

Brasília, 3 de março de 2012 – A ansiedade de crianças e adolescentes era grande na manhã deste sábado na Praça do Bosque, em Candangolândia. Eles esperavam que a bola começasse a rolar no primeiro campo de futebol de grama sintética da cidade, inaugurado hoje pelo governador Agnelo Queiroz. No evento, o governador também assinou ordem de serviço para a construção de um segundo campo e para a ampliação do complexo esportivo da cidade, no qual são praticadas atividades como basquete, luta de boxe e capoeira.

“A atividade física é importantíssima para ter saúde, para ter qualidade de vida, para estar longe dos centros de saúde e dos hospitais”, enfatizou, durante a inauguração, o governador Agnelo Queiroz. “Temos que oferecer mais espaços e áreas agradáveis para que a nossa população possa praticar esporte. E o poder público tem obrigação de oferecer tais espaços”, destacou.

O campo de grama sintética, que recebeu investimentos de R$ 150 mil do GDF, se junta a outras opções de lazer que integram o espaço montado na Praça do Bosque, como churrasqueiras, quadra de vôlei de praia, quadra de futsal coberta, pista de skate e parque infantil. O campo ficará aberto à comunidade sem necessidade de agendamento prévio.


Foto Roberto Barroso
Foto Roberto Barroso


O espaço atende a um desejo antigo da comunidade – um ponto de encontro que reúna centenas de jovens por meio do esporte e do lazer. A medida gera mais qualidade de vida aos moradores da cidade que é considerada o berço de Brasília. Segundo a Administração Regional de Candangolândia, o Centro de Lazer é aberto diariamente e chega a reunir cerca de 500 pessoas no final de semana.

A ordem de serviço assinada durante o evento determina que a construção do novo campo de futebol, que será localizado ao lado da Avenida Bernardo Sayão, próximo à Praça dos Estados, tenha início imediato. O texto prevê, ainda, a construção de alambrados, passeios e arquibancadas para a comunidade.

Obras – A inauguração do novo campo de futebol faz parte de uma série de construções e melhorias realizadas pelo GDF para melhorar a qualidade de vida dos cerca dos cerca de 20 mil moradores de Candangolândia. Entre as obras realizadas estão a reforma de 12 praças e oito parques, além do Centro de Lazer.

Na atual gestão, foram construídos na cidade um circuito de ginástica, instalado ao lado do Salão Comunitário, a pista de caminhada que vai da Candangolândia ao Núcleo Bandeirante e o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), com cobertura, iluminação e som ambiente. Um novo PEC já está sendo construído. O espaço é utilizado pela comunidade para a realização de cursos, palestras e conferências, entre outras atividades.

Expectativa – No meio da criançada que esperava o governador Agnelo Queiroz inaugurar o campo de futebol society, Ailton Mangueira dos Santos organizava os times. Ele quase não acreditava na transformação da área. Foi Ailton quem começou a incentivar crianças a jogar bola num campinho de areia, bem pequeno, há cerca de 20 anos. “Eu pedi ao administrador da Candanga que cercasse a área, mudasse o piso da quadra, fizesse a cobertura. E ele me ouviu”, disse, contente. O técnico já contabiliza duas gerações de alunos. “Alguns meninos que eu comecei a ensinar com cinco anos agora já têm filhos aprendendo comigo. Faço o que gosto e os ajudo a se desenvolver. Futebol é sonho, é esperança, é transformação”, afirma.

“Eu quero jogar futebol. E não sou só eu, é o time inteiro”, exclamou Matheus Wulhynek, de 10 anos, vestindo uniforme do time. “Eu acordei ainda de noite, calcei a chuteira e vim”, contou. Ele e algumas dezenas de meninos rodeavam o técnico Ailton, na expectativa que começasse a hora do jogo.

O campo de futebol de grama sintética nasceu com história para ser contada. “As peladas aqui eram no barro e na areia”, lembrou o administrador regional, João Hermeto, dividindo a alegria com os pais, os times de futebol, as meninas e meninos do boxe, que foram para o complexo esportivo logo cedo, para desfrutar da sombra das árvores e das atividades que o espaço possibilita.

O governador Agnelo Queiroz destacou a importância de espaços de lazer na vida das comunidades do Distrito Federal. “Um prazer como este afasta as crianças das drogas e das coisas que a gente não quer que elas façam”, ressaltou.


Transporte – Durante a visita a Candangolândia, o governador chamou a atenção para a abertura do processo de licitação, publicada nessa sexta-feira (2/2) no Diário Oficial do Distrito Federal, para a renovação da frota de veículos coletivos. “Serão cinco áreas de transporte no DF, e nenhuma das empresas vencedoras será responsável por mais de uma. No máximo, cada empresa vai deter 20% dos ônibus. Vamos acabar com o monopólio no setor”, destacou. Agnelo Queiroz informou que o preço das passagens vai pesar na decisão sobre os resultados da concorrência pública.


 Agencia Bbrasilia

0 comentários:

Postar um comentário