sábado, 4 de fevereiro de 2012

População de Samambaia recebe geladeiras econômicas Programa Cidadania com Energia troca mais de 300 aparelhos velhos e leva dignidade à famílias de baixa renda

image.jpegimage.jpeg
Brasília, 4 de fevereiro de 2012 – O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, secretários, parlamentares e autoridades diversas do Governo do Distrito Federal, entregou neste sábado (4), no Setor Oeste de Samambaia, (4), mais de 300 geladeiras de baixo consumo do Programa Cidadania com Energia. O objetivo da iniciativa é beneficiar famílias de baixa renda com a troca dos aparelhos velhos, que gastam mais energia, por outros mais econômicos, reduzindo em até 65% a tarifa de energia dessas famílias.
 
O trabalho, da CEB Distribuição – subsidiária da Companhia Energética de Brasília (CEB) – prevê ainda a instalação de iluminação pública definitiva nas áreas contempladas, a troca de lâmpadas incandescentes por modelos fosforescentes (mais econômicos), o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e ações sociais – como a ação intitulada Luz das Letras, voltada para a alfabetização de jovens e adultos.
 
“Nosso programa vai até as regiões mais carentes e dá cidadania às pessoas. Permite o fim de irregularidades que causam riscos à vida da população, como as ligações clandestinas, proporciona economia de energia e, ao mesmo tempo, melhora a vida das famílias”, afirmou o governador, ao entregar a primeira geladeira à moradora Aparecida dos Santos.
 
A previsão do programa para 2012 é entregar 6,5 mil geladeiras e distribuir 300 mil lâmpadas econômicas em todo o Distrito Federal. Dessa forma, a expectativa da CEB é obter, com a redução do consumo proporcionada por esse trabalho, economia de 17.108 MW/h em um ano – o equivalente ao que a Região Administrativa do Gama consome em um mês.
 
Estiveram presentes à solenidade o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel, o presidente da CEB, Rubem Fonseca e o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, além de secretários e parlamentares, entre outras autoridades.
 
Muito além – Conforme explicou o presidente da CEB, Rubem Fonseca, os programas Agente CEB e Cidadania com Energia vão muito além de levar luz e energia elétrica às Regiões Administrativas do DF. Com a colocação de relógios padrão de energia, as pessoas passam a ter um endereço oficial e podem, por exemplo, abrir crédito em lojas sem ter que mentir ou usar o endereço de terceiros.
 
Para ser atendida, a família precisa estar cadastrada pela CEB. Precisa também fazer parte do grupo que paga a chamada tarifa social, que oferece descontos na conta de luz. Outro ponto importante para ser beneficiado é a exigência de que os interessados tenham seus nomes incluídos no cadastro único da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). O registro dá acesso ao programa Bolsa Família, do governo federal, que auxilia as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
 
A população dessas regiões do Distrito Federal são constantemente visitadas por agentes da Sedest, que realizam o cadastro. Neste sábado, porém, a situação se inverteu e o trabalho foi adiantado no próprio local da distribuição de geladeiras. Isso porque agentes da secretaria aproveitaram o evento para fazer o cadastro de famílias de Samambaia e o recadastramento de moradores do Setor Oeste.
 
“A ação faz parte do nosso Plano de Busca Ativa às famílias de baixa renda. Todos os nossos agentes são treinados para realizar um questionário contendo 114 perguntas, que nos dão a real dimensão da necessidade dessas pessoas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel.
 
Mais um franguinho – O êxito da ação conjunta pôde ser percebido pelo tom de comemoração dos moradores. Aparecida dos Santos, que agradeceu pelas geladeiras em nome de toda a população, fez questão de mencionar o bom atendimento recebido pelos agentes da CEB quando estiveram na sua casa. “Com a economia na conta de luz que a geladeira trará, vai dar para colocar mais um franguinho na panela”, contou.
 
Angela Viana Alves, viúva e mãe de seis filhos, outra beneficiada, disse que há 10 anos usava a mesma geladeira. Com a troca do aparelho velho, poderá ter um pouco mais de folga, na hora de pagar as contas. Segundo ela, o Governo do Distrito Federal tem lhe proporcionado melhores condições de vida desde antes da geladeira, sobretudo por ter permitido a retirada das gambiarras que tinha em casa.
 
O mesmo sentimento foi observado no relato do casal Edinaldo dos Santos e Diana Bispo da Silva Santos, beneficiado com as ações do GDF. Pais de quatro filhos, eles afirmaram que, antes, ficavam com medo das constantes quedas de energia, em consequência dos “gatos” que precisavam fazer para poderem ter luz. Agora, com o relógio padrão da CEB, esperam ter mais tranquilidade no uso consciente da energia.
 
Saneamento – Durante sua fala à população, o governador Agnelo Queiroz também anunciou que abrirá nova licitação para a construção da rede de esgoto de Samambaia. No decorrer do ano passado, o GDF chegou a abrir licitação para a construção da rede – uma reivindicação antiga da comunidade – mas não apareceram concorrentes para a realização das obras.
 
“Na primeira vez em que estivemos aqui, sequer havia calçadas. Hoje já construímos mais de 72 mil metros e estamos iluminando quadras e praças da nossa cidade. Depois, abrimos licitação para fazer o esgoto, mas ninguém apareceu, porque não praticamos os preços superfaturados de outras gestões, onde as pessoas queriam explorar a população”, declarou. “Se não aparecer nenhuma empresa nesta nova licitação vou determinar que a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] faça diretamente a construção”, ressaltou.
 
Festa– A solenidade da CEB também proporcionou momentos de lazer e propiciou aos moradores oportunidades de atendimento médico e inscrições para cursos de capacitação. Ao longo do evento estiveram disponíveis inscrições para cursos gratuitos pelo Sistema “S“ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac – e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
 
Já os profissionais de saúde do Centro de Saúde nº 3 de Samambaia realizaram consultas odontológicas, aferiram pressão artéria e glicose dos moradores e distribuíram kits com produtos de higiene bucal. As crianças, por sua vez, puderam se divertir em brinquedos infláveis, cama-elástica, pintura de rosto e desfrutar da distribuição de pipocas e algodão doce.
Suzano Almeida, da Agência Brasília

0 comentários:

Postar um comentário