terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Primeira Clínica da Família é instalada em Samambaia

Meta do GDF é que até o final do governo sejam entregues 42 unidades, distribuídas no Areal, Recanto das Emas e em outras cidades do DF

Tamanho da Fonte     CAROL GUITTON LEAL
aleal@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo
 A nova política de saúde implantada por Agnelo Queiroz fecha o ano com chave de ouro ao inaugurar a Clínica da Família Foto: Mary Leal A nova política de saúde implantada por Agnelo Queiroz fecha o ano com chave de ouro ao inaugurar a Clínica da Família
O governador Agnelo Queiroz entregou, hoje, aos moradores de Samambaia a primeira Clínica da Família do DF na cidade. O modelo faz parte da nova política de saúde do seu governo, baseada na estratégia do Saúde da Família. A clínica será responsável pela cobertura de dez mil famílias. O objetivo é que até o final do governo sejam entregues 42 unidades que vão atender o Areal, Recanto das Emas e outras cidades. “Esta é mais uma mudança no paradigma de atenção à saúde no DF. Agora, estamos organizando o trabalho das equipes dos profissionais que atendem”, avaliou  Agnelo. Esta nova política da saúde já colhe resultados positivos. No início deste ano, o Saúde da Família cobria 12%, agora atende 23% da população.

Esta unidade conta com seis consultórios, onde poderão ser realizados exames preventivos de câncer de colo de útero, atendimentos odontológicos, além de curativos e medicações. A ideia é que haja uma prevenção para evitar doenças. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, este é um marco na mudança do atendimento à população. 

Para Agnelo, 2012 será destinado à ampliação da saúde. “Precisamos de parceria para ampliar a atenção à saúde. Muito ainda tem que ser feito. Com isso, notamos o estado que se encontrava a saúde. A população vai sentir os efeitos no futuro, quando este novo modelo alterar mais o sistema até então utilizado. Agora, a população não precisará mais sair para os hospitais regionais para ter atendimentos simples, deixando o pronto-socorro para casos mais graves. Estamos ajustando o sistema como deve ser feito. Entretanto, é preciso que a população também esteja esclarecida em como funcionará este modelo”, completou  Agnelo. 

0 comentários:

Postar um comentário