NOTA À IMPRENSA
Nossa principal alegação a de que, com o diz a música, “o artista tem que ir onde o povo está” foi acompanhada de muitas outras : é a região administrativa com a maior população do Distrito Federal, possui 4,5 mil estabelecimentos comerciais e 1,6 mil indústrias, com uma população economicamente ativa de 160 mil pessoas; seu carnaval gera uma receita de R$ 5 milhões e aproximadamente 2.500 empregos temporários levando-se em consideração a economia informal e só a montagem da infraestrutura do Ceilambódromo gera trabalho para quase 300 pessoas.
O comparecimento em massa da população local, com uma média anual de 200 mil pessoas, nos 5 dias de evento, prova que a Ceilândia sabe apreciar e prestigiar as escolas de samba, sejam elas provenientes de qualquer comunidade, ao contrário do que acontecia quando o carnaval era realizado no Plano Piloto ou em outros pontos da cidade, com uma participação média de 6 mil pessoas por noite. E em relação ao número de pessoas envolvidas os casos de violência e assaltos foram praticamente inexistentes.
Além disso o sucesso do carnaval, seus resultados de públicos e o espaço onde ocorrem os desfiles vem sendo utilizado para outras festas, como o São João no Cerrado, o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas e para shows de artistas de renome nacional. A realização destes espetáculos acabou contribuindo para revelar ao Distrito Federal o quanto a população de Ceilândia está preparada para receber e prestigiar grandes eventos, o que a já mobiliza à lutar pela construção da segunda obra de Oscar Niemeyer na cidade, o Ceilambódromo.
O carnaval é uma festa popular. É momento consagrado pelo brasileiro como de alegria e descontração. Por isso faço um apelo ao espírito democrático e conciliador dos dirigentes de escolas de samba que se manifestaram contra a posição do governador, para que participem sim do carnaval de Ceilândia porque isso é, com certeza, o que seus componentes sonham fazer. Eles provavelmente incorporam o sentimento da música Retalhos de Cetim, de Benito de Paula, quando diz ” Ensaiei meu samba o ano inteiro, comprei surdo e tamborim, gastei tudo em fantasia… minha escola estava tão bonita, era tudo o que eu queria ver …
Convido a todos os brasilienses a participar da alegria do carnaval em Ceilândia, que este ano, deverá ser ainda mais bonito que os demais.
Deputado Chico Vigilante
Líder do Bloco PT/PRB
0 comentários:
Postar um comentário