sábado, 3 de março de 2012

Governador Agnelo Queiroz almoçou neste sábado com os 3 mil operários da obra para celebrar conquista da certificação internacional

Foto; Roberto Barroso
Estádio Nacional de Brasília é exemplo de responsabilidade social

Governador Agnelo Queiroz almoçou neste sábado com os 3 mil  operários da obra para celebrar conquista da certificação internacional SA 8000, que atesta a responsabilidade social na relação com os trabalhadores

Foto; Roberto Barroso
Brasília, 03 de março de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, celebrou neste sábado, em almoço com os 3 mil operários que trabalham na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a obtenção de um importante certificado internacional, a SA 8000 (Social AccountAbility 8000). Acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, o governador foi saudado por um grande número de trabalhadores durante todo o tempo em que esteve presente no local.

“É fantástico saber que estamos fazendo uma obra para os próximos cem anos e ganhando prêmios. Irei aos Estados Unidos ainda neste ano para apresentar a obra como exemplo de respeito ao meio ambiente. E, agora, fomos premiados com um certificado que aponta o cumprimento de padrões salariais e de segurança do trabalho. A nossa presidenta (Dilma Rousseff) assinou nesta semana, no Palácio do Planalto, um acordo para garantir condições de trabalho a esses profissionais e nós já estamos fazendo isso aqui, na prática”, frisou Agnelo Queiroz.

O selo SA 8000 atesta a aplicação de práticas sociais do emprego e foi criado com base nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para comprovar o atendimento aos requisitos, as empresas e instituições são submetidas a auditorias por técnicos especializados de renomadas entidades independentes. O certificado só é concedido àquelas organizações que cumprem totalmente os requisitos, que envolvem os seguintes aspectos: proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, proibição de discriminação (sexual, raça, política, nacionalidade etc) e remuneração e carga horária de trabalho adequadas, entre outros.

Durante o evento, o governador defendeu a Capital Federal das declarações recentes do secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, de que as obras para a Copa no Brasil estão em estado crítico e que os organizadores precisavam de um "pontapé no traseiro" para as coisas caminharem.

“Essa declaração não se aplica a Brasília. Nós estamos absolutamente dentro do calendário e teremos o melhor estádio da Copa, com entrega um ano e meio antes do evento. Há um esforço também em torno de obras em várias áreas, como mobilidade urbana. Brasília tem uma situação tranqüila”, destacou Agnelo Queiroz.

Ecoarena – O Estádio Nacional de Brasília também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Atualmente, nenhum estádio de futebol no mundo possui esse selo.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. Na construção são usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.

Depois de pronto, o estádio terá captação de energia solar e de água da chuva. A arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
Foto; Roberto Barroso
Obras adiantadas – A obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 52% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada e a intermediária, em estágio avançado. Atualmente, cerca de 3 mil operários atuam no canteiro, em três turnos.

 O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está sendo construído para a Copa do Mundo de 2014 e, mais do que isso, para os próximos 50 anos da capital federal. A arena será entregue em 31 de dezembro de 2012, a tempo da Copa das Confederações (2013), evento teste para o mundial de futebol, do qual Brasília será um das anfitriãs.
O estádio será uma arena multiuso adequada para receber eventos e shows de grande porte e não apenas partidas de futebol. Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando renda e emprego, além de pagar o aluguel da arena. A empresa vencedora ficará responsável por inserir Brasília em um calendário de eventos e shows internacionais, mantendo a economia da capital federal aquecida.

 Brasília tem uma das maiores rendas per capita do país, é um museu a céu aberto das obras de Oscar Niemeyer e tem vocação para o turismo. A meta do Governo do Distrito Federal, portanto, é aproveitar esta oportunidade única de realizar a abertura da Copa das Confederações (2013) e receber sete jogos da Copa do Mundo (2014) para potencializar investimentos necessários para hoje e para o futuro de Brasília e para fazer com que a capital federal se encontre com sua vocação: o turismo.

 Obras de infraestrutura, investimentos na qualificação profissional e no desenvolvimento do turismo, com geração de emprego e renda, serão os principais legados que os grandes eventos esportivos deixarão à capital federal.Fonte;

 Agencia Brasilia

Governador Agnelo Queiroz participa da entrega do primeiro campo de grama sintética da cidade.

Foto Roberto Barroso
GDF inaugura campo de futebol em Candangolândia

Governador Agnelo Queiroz participa da entrega do primeiro campo de grama sintética da cidade. Local faz parte de uma série de construções e melhorias realizadas pela atual gestão para melhorar a qualidade de vida dos cerca de 20 mil moradores da cidade

Brasília, 3 de março de 2012 – A ansiedade de crianças e adolescentes era grande na manhã deste sábado na Praça do Bosque, em Candangolândia. Eles esperavam que a bola começasse a rolar no primeiro campo de futebol de grama sintética da cidade, inaugurado hoje pelo governador Agnelo Queiroz. No evento, o governador também assinou ordem de serviço para a construção de um segundo campo e para a ampliação do complexo esportivo da cidade, no qual são praticadas atividades como basquete, luta de boxe e capoeira.

“A atividade física é importantíssima para ter saúde, para ter qualidade de vida, para estar longe dos centros de saúde e dos hospitais”, enfatizou, durante a inauguração, o governador Agnelo Queiroz. “Temos que oferecer mais espaços e áreas agradáveis para que a nossa população possa praticar esporte. E o poder público tem obrigação de oferecer tais espaços”, destacou.

O campo de grama sintética, que recebeu investimentos de R$ 150 mil do GDF, se junta a outras opções de lazer que integram o espaço montado na Praça do Bosque, como churrasqueiras, quadra de vôlei de praia, quadra de futsal coberta, pista de skate e parque infantil. O campo ficará aberto à comunidade sem necessidade de agendamento prévio.


Foto Roberto Barroso
Foto Roberto Barroso


O espaço atende a um desejo antigo da comunidade – um ponto de encontro que reúna centenas de jovens por meio do esporte e do lazer. A medida gera mais qualidade de vida aos moradores da cidade que é considerada o berço de Brasília. Segundo a Administração Regional de Candangolândia, o Centro de Lazer é aberto diariamente e chega a reunir cerca de 500 pessoas no final de semana.

A ordem de serviço assinada durante o evento determina que a construção do novo campo de futebol, que será localizado ao lado da Avenida Bernardo Sayão, próximo à Praça dos Estados, tenha início imediato. O texto prevê, ainda, a construção de alambrados, passeios e arquibancadas para a comunidade.

Obras – A inauguração do novo campo de futebol faz parte de uma série de construções e melhorias realizadas pelo GDF para melhorar a qualidade de vida dos cerca dos cerca de 20 mil moradores de Candangolândia. Entre as obras realizadas estão a reforma de 12 praças e oito parques, além do Centro de Lazer.

Na atual gestão, foram construídos na cidade um circuito de ginástica, instalado ao lado do Salão Comunitário, a pista de caminhada que vai da Candangolândia ao Núcleo Bandeirante e o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), com cobertura, iluminação e som ambiente. Um novo PEC já está sendo construído. O espaço é utilizado pela comunidade para a realização de cursos, palestras e conferências, entre outras atividades.

Expectativa – No meio da criançada que esperava o governador Agnelo Queiroz inaugurar o campo de futebol society, Ailton Mangueira dos Santos organizava os times. Ele quase não acreditava na transformação da área. Foi Ailton quem começou a incentivar crianças a jogar bola num campinho de areia, bem pequeno, há cerca de 20 anos. “Eu pedi ao administrador da Candanga que cercasse a área, mudasse o piso da quadra, fizesse a cobertura. E ele me ouviu”, disse, contente. O técnico já contabiliza duas gerações de alunos. “Alguns meninos que eu comecei a ensinar com cinco anos agora já têm filhos aprendendo comigo. Faço o que gosto e os ajudo a se desenvolver. Futebol é sonho, é esperança, é transformação”, afirma.

“Eu quero jogar futebol. E não sou só eu, é o time inteiro”, exclamou Matheus Wulhynek, de 10 anos, vestindo uniforme do time. “Eu acordei ainda de noite, calcei a chuteira e vim”, contou. Ele e algumas dezenas de meninos rodeavam o técnico Ailton, na expectativa que começasse a hora do jogo.

O campo de futebol de grama sintética nasceu com história para ser contada. “As peladas aqui eram no barro e na areia”, lembrou o administrador regional, João Hermeto, dividindo a alegria com os pais, os times de futebol, as meninas e meninos do boxe, que foram para o complexo esportivo logo cedo, para desfrutar da sombra das árvores e das atividades que o espaço possibilita.

O governador Agnelo Queiroz destacou a importância de espaços de lazer na vida das comunidades do Distrito Federal. “Um prazer como este afasta as crianças das drogas e das coisas que a gente não quer que elas façam”, ressaltou.


Transporte – Durante a visita a Candangolândia, o governador chamou a atenção para a abertura do processo de licitação, publicada nessa sexta-feira (2/2) no Diário Oficial do Distrito Federal, para a renovação da frota de veículos coletivos. “Serão cinco áreas de transporte no DF, e nenhuma das empresas vencedoras será responsável por mais de uma. No máximo, cada empresa vai deter 20% dos ônibus. Vamos acabar com o monopólio no setor”, destacou. Agnelo Queiroz informou que o preço das passagens vai pesar na decisão sobre os resultados da concorrência pública.


 Agencia Bbrasilia