EPNB: primeira via com faixa exclusiva para ônibus no DF
Essa é apenas uma das ações do pacote de medidas anunciado pelo GDF para melhorias no transporte e no trânsito do Distrito Federal
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Há muitos anos a população do DF sofre com uma frota de ônibus antiga e insuficiente, e um valor de passagem bem alto e que não reflete em qualidade. Além disso, os cidadãos enfrentam engarrafamentos que causam atrasos e desgaste e que, comprovadamente, são causados pelos carros particulares.
A exemplo da EPNB, os números levantados pela Secretaria de Transportes do DF mostram que 94,26% dos veículos que trafegam na via são particulares e apenas 5,74% são ônibus (desconsiderando as motos). Em contrapartida, os veículos privados transportam somente 29,29% e os coletivos 70,31% dos passageiros. A pesquisa ainda mostra que se fossem enfileirados os carros que transitam pela EPNB, eles ocupariam uma área de 286 mil metros quadrados, seis vezes mais que a dos ônibus (44.820 metros quadrados).
Diferenças só em setembro
“Os primeiros efeitos a gente vai começar a sentir agora, com os testes da primeira faixa exclusiva na EPNB, mas as maiores transformações nós só vamos ver por volta de setembro de 2012”, explicou o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez. Ele destacou que os pontos mais importantes a serem melhorados no quesito transporte público são a qualidade e a pontualidade.
PRISCYLLA DAMASCENO
pdamasceno@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal Coletivo
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